Paula Fernandes: relembre as melhores músicas da cantora

Sertanejo · Por Camila Fernandes

2 de Agosto de 2019, às 07:00

Você sabia que a Paula Fernandes lançou seu primeiro disco (de vinil) aos 10 anos de idade? Pois é, a carreira da cantora é longa e cheia de grandes sucessos, que trouxeram de volta os temas do sertanejo raiz e mostraram o que Paula sabe fazer de melhor: cantar melodias de Minas pro Brasil inteiro. 🎵 

Paula Fernandes cantando
Créditos: Divulgação

As melhores músicas de Paula Fernandes

Que tal relembrar os grandes sucessos da cantora? Preparamos uma lista com 7 músicas da Paula Fernandes que todo mundo precisa conhecer! Saiba mais sobre:

  • Seio de Minas 
  • Ave Maria Natureza
  • Jeito de Mato 
  • Pássaro de Fogo 
  • Eu Sem Você
  • Beijo Bom 
  • Juntos

Seio de Minas 

Paula Fernandes nasceu em Sete Lagoas, interior de Minas Gerais, e viveu na zona rural até os 12 anos de idade. Foi em Minas que ela aprendeu a gostar de rodeio e moda de viola, e é desse estado que vem a essência da cantora, como ela mesma afirma em Seio de Minas

Eu nasci no celeiro da arte, no berço mineiro. Sou do campo, da serra onde impera o minério de ferro

Seio de Minas faz parte do álbum Paula Fernandes: Ao Vivo, lançado em 2011, que chegou a ser indicado ao Grammy na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja

Ave Maria Natureza

Ave Maria Natureza faz parte do primeiro álbum independente da fase adulta de Paula Fernandes (ela lançou dois álbuns ainda criança). Canções do Vento Sul foi lançado em 2005, e contribuiu muito para que Paula começasse a se tornar conhecida

A música Ave Maria Natureza é uma versão da clássica Ave Maria de Franz Schubert, que foi gravada por Paula e entrou para a trilha sonora da novela América em 2005.  

Oh, doce mãe, estende teu manto nessa terra que tanto precisa de ti, transforma os corações dos homens para que o paraíso aconteça aqui

Jeito de Mato 

Jeito de Mato é uma parceria entre Paula Fernandes e o cantor sertanejo Almir Sater. A música foi lançada em 2009, como segundo single do álbum Pássaro de Fogo. Jeito de Mato já esteve na trilha sonora de duas novelas da Rede Globo: Paraíso (2009) e O Outro Lado do Paraíso (2017). 

Sim, dos teus pés na terra nascem flores, a tua voz macia aplaca as dores e espalha cores vivas pelo ar

Pássaro de Fogo 

A música Pássaro de Fogo, que deu nome ao disco lançado em 2009, foi o primeiro sucesso nacional da cantora, ficando entre as 100 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2010 e 2011. Até hoje Pássaro de Fogo é uma das música mais ouvidas de Paula Fernandes.

Minha alma viajante, coração independente, por você corre perigo

Eu Sem Você

Se Pássaro de Fogo trouxe o sucesso nacional, Eu Sem Você marca uma nova fase na carreira de Paula Fernandes: o reconhecimento fora do país. A música, composta em parceria com Zezé di Camargo, foi lançada em 2012, no álbum Meus Encantos, e chegou a ficar na quinta posição no ranking da Billboard Portugal.

Sem você, sou caçador sem caça. Sem você, a solidão me abraça

O clipe da música foi filmado na Serra do Cipó, no interior de Minas Gerais, onde Paula passou a infância e parte da adolescência. Olha só essas imagens:

Beijo Bom

O single Beijo Bom foi lançado em maio de 2018 e conseguiu desbancar sucessos antigos, entrando entre as músicas mais ouvidas da cantora. Apesar de não ter escrito a música, Paula afirma ter alterado alguns versos da letra para dar aquele toque romântico que é sua marca registrada. 

Quantas você já amou? Poucos amei e bem sei. Quando me lembro de alguém só dá você

Olha só o clipe de Beijo Bom:

Juntos

Finalmente chegamos à sensação do momento: Juntos e Shallow Now. A música foi lançada em maio de 2019 como uma versão em português da canção Shallow, de Lady Gaga e Bradley Cooper, que é tema do filme Nasce Uma Estrela.

Paula Fernandes e Luan Santana
Créditos: Divulgação

A versão em português foi escrita por Paula Fernandes com base na melodia original e gravada inicialmente em parceria com Luan Santana. Mal foi lançada, a música já recebeu várias críticas e virou meme por causa do verso “juntos e shallow now”, defendido por Paula como uma licença poética.

A repercussão inicial pode até não ter sido tão boa, mas o fato é que Paula Fernandes soube levar a situação numa boa, e, depois que Luan Santana resolveu não participar da gravação no DVD, regravou Juntos sozinha para seu DVD Ao Vivo Em Sete Lagoas e, com o apoio dos fãs, fez a música se tornar um sucesso!

Diga o que te fez sentir saudade, bote um ponto final. Cole de uma vez nossas metades, juntos e shallow now

Se você ainda não sabe o que significa shallow, vem conferir a tradução e a interpretação da letra da música!

Saiba mais sobre a trajetória de Paula Fernandes

Antes de fazer sucesso, Paula Fernandes lançou 4 discos independentes, dois deles quando ainda tinha menos de 12 anos de idade. Apaixonada desde cedo pela música country e pelo sertanejo raíz, ela passou anos cantando em festivais e rodeios antes de conquistar a fama, e até chegou a desistir da música para fazer faculdade de Geografia. 

Primeiro álbum de Paula Fernandes, de 1993
Primeiro álbum de Paula Fernandes, de 1993 / Créditos: Divulgação

Aos 18 anos, Paula tocava em bares da capital mineira e da região metropolitana cobrando um cachê de R$ 40,00 por noite, que usava para pagar a faculdade. Para nossa sorte, ela resolveu tentar mais uma vez e foi aí que o sucesso finalmente chegou, quando a cantora assinou com a gravadora Universal Music e lançou o álbum Pássaro de Fogo

Hoje, com 34 anos de idade, Paula Fernandes já é nome consagrado na música sertaneja e segue fazendo sucesso. Atualmente a cantora está viajando com a turnê Jeans, que tem sido bem diferente de tudo o que já fez até hoje: sem troca de figurino, com uma produção bem simples e focando acima de tudo na proximidade com o público. 

Continue ouvindo as músicas de Paula Fernandes

Além dos que citamos aqui, a cantora é dona de vários outros sucessos. Apesar de seu foco ser mesmo a música country e as modas de viola, ela já flertou com o pop e até se aventurou pelo ritmo latino. Que tal continuar ouvindo as músicas mais tocadas da Paula Fernandes? É só dar o play!