Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

“Meu Senhor, me ajuda por favor”: a origem do meme do peixinho amarelo

Curiosidades · Por Gabriela Teixeira

12 de Maio de 2022, às 13:02

As redes sociais respiram memes — e um dos mais recentes é sobre um peixinho amarelo um pouco esquisito, cantando “meu Deus, meu Senhor, me ajuda por favor”. Já viu ele por aí?

Não podemos negar que dá para se identificar com ele, né? 😂 Mas agora, a pergunta que não quer calar é: de onde o peixinho e a música surgiram? Acompanhe o texto e confira as respostas para as suas dúvidas!

De onde veio o peixinho amarelo?

O protagonista do meme foi retirado do jogo de aventura Stupid Invaders, lançado em 2000 pela Microsoft Windows e Ubisoft.

Em inglês, o peixinho canta “não faça xixi no chão, use o comedore” — ele também pode estar fazendo referência ao Commodore 64, um computador doméstico dos anos 80.

E como esse personagem ressurgiu? O vídeo fez sucesso no começo de 2022 graças a um post feito no Reddit, uma das comunidades gringas mais influentes da internet. Depois, ele também viralizou no TikTok e no Twitter.

De onde veio a música do peixinho amarelo?

Já no Brasil, a trilha sonora responsável pelo sucesso do meme ficou por conta de um remix de Zap Zap, um hit do Mr. Galiza lançado em 2014. A batida foi misturada com a música Look At Me!, do rapper XXXTENTACION.

Uma curiosidade sobre a música é que ela foi escrita em 2010, quando o WhatsApp chegou ao Brasil, e foi baseada em uma história um tanto quanto engraçada:

Na época, quando o ‘Zap’ bombou por aqui, recebi um vídeo de uma senhora fazendo uma oração de verdade, pedindo para que a filha deixasse de usar o ‘Zap’.

Eu me diverti muito com isso e escrevi a canção com base no que ela dizia. Daí pra frente essa música me trouxe muita coisa, fiz muitos shows, gravei DVDs e fui chamado para cantar internacionalmente”, conta Mr. Galiza.

O clipe foi gravado nos pontos turísticos de Salvador e custou apenas R$ 60, que foram usados com combustível e transporte. O resultado foi impressionante, chegando a meio milhão de visualizações na época.

Problemas com direitos autorais

Porém, nem tudo são flores. Apesar do sucesso, Mr. Galiza diz que seu nome não é reconhecido, e que não há monetização pelo meme do peixinho amarelo:

Eu me divirto com os memes, a questão é que essa música não está registrada digitalmente, então quando alguém utiliza nas redes sociais, não aparece meu nome.

É como se alguém pegasse uma roupa que você gosta muito, customizasse e vendesse por aí sem ninguém saber que é sua. O algoritmo das plataformas como o Youtube e o OneRPM não tem a capacidade de reconhecer as mudanças que são feitas nos áudios originais, então não consegui a monetização do meme que é a minha música.

O cantor está preparando uma nova versão de Zap Zap, e espera que assim mais pessoas possam reconhecer a autoria da canção.

Mr. Galiza
Mr. Galiza
Créditos: Divulgação.

Mais histórias de músicas que viraram memes

Agora que você já conhece a história do meme do peixinho amarelo, lembra também do dori me? 😂

A brincadeira rendeu muitas montagens, que foram usadas para os mais diversos casos na internet. Para entender mais, confira o significado de Ameno, a música responsável por esse meme!

Significado de Ameno

Você também pode gostar: