Menina Veneno, do Ritchie: conheça o significado e a história do hit

Quem é a Menina Veneno? Qual a cor do abajur? Conheça o significado da música do Ritchie!

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

13 de Junho de 2023, às 12:00


O significado da música Menina Veneno, do Ritchie, não é a única coisa que surpreende quem se debruça sobre esse grande sucesso nacional dos anos 1980.

Ritchie, cantor de Menina Veneno
Créditos: Divulgação

A faixa é cercada por curiosidades que tornam a canção ainda mais interessante: o cantor/compositor não é brasileiro, a faixa foi escrita em apenas 20 minutos e a “menina veneno” não existe.

Umas das músicas nacionais de maior sucesso dos anos 80, a faixa de Bernardo Vilhena e do britânico Ritchie tem uma história incrível, e nós vamos te contar tudo sobre ela!

Quem é a Menina Veneno, do Ritchie? Conheça o significado da música

Antes de chegar ao significado da música Menina Veneno, do Ritchie, vale a pena descobrir o pano de fundo dessa composição, o que nos leva ao ensolarado Rio de Janeiro em 1982.

Nascido em Beckenham, na Inglaterra, Ritchie visitou o Brasil pela primeira vez na década de 1970, e sua estadia prevista de três meses logo se transformou em residência permanente.

Entre 1975 e 1978, Ritchie fez parte da banda Vímana, ao lado de nomes como Lobão e Lulu Santos, e foi quando conheceu o poeta e compositor Bernardo Vilhena, com quem mantém uma sólida amizade até hoje.

Rumo às paradas de sucesso: a história de Menina Veneno, do Ritchie

Em uma manhã qualquer de 1982, já depois de deixar a Vímana, Ritchie levantou da cama com uma melodia clara na cabeça e sentou-se ao teclado que ganhou de presente da esposa para tocar os acordes de seus sonhos.

Naquele mesmo dia, ele recebeu uma visita de Bernardo Vilhena em casa e apresentou a melodia para o amigo, que logo se debruçou sobre o livro O Homem e Seus Símbolos, de Carl Jung, e se inspirou para compor a letra da nova canção.

Livro O Homem e Seus Símbolos, de Carl Jung
Créditos: Divulgação

Empolgada, a dupla se trancou em um dos quartos do apartamento duplex de Ritchie e começou a esboçar os primeiros versos da música que viria a se chamar Menina Veneno.

Uma ajuda inesperada para a composição

O processo criativo, entretanto, não foi contínuo: a toda hora Ritchie e Vilhena eram interrompidos por Mary, uma das filhas do cantor britânico, que tinha apenas 2 anos à época e ensaiava seus primeiros passos.

Em uma das interrupções da menina, Bernardo Vilhena gargalhou e, como em uma epifania, escreveu as primeiras frases da música: 

Meia noite no meu quarto, ela vai subir

Eu ouço passos na escada, vejo a porta abrir

A partir daí, a composição fluiu de forma extremamente rápida. Em 20 minutos, Menina Veneno estava finalizada. Nunca mais fizemos outra tão rápido, contou Ritchie em entrevista ao site da BBC em maio de 2023.

“Abajur cor de carne” ou “carmim”?

Entre todos os versos da música, talvez nenhum deixe mais dúvidas sobre o significado de Menina Veneno, do Ritchie, quanto a cor do tal abajur citado na canção.

Os fãs se dividem entre cor de carne, cor de carmim e até cor de caqui, e muitos chegam a corrigir o cantor em shows quando discordam da forma como ele canta o trecho.

Ritchie não tem intenção de explicar o trecho e garante que cada pessoa deve interpretar a frase de acordo com sua vontade.

Bernardo Vilhena, no entanto, tem sua própria versão para a controvérsia. O poeta se inspirou em um elogio feito pela famosa atriz e cantora alemã Marlene Dietrich (1901-1992) a respeito da tonalidade dos abajures do Copacabana Palace, em 1959.

O abajur cor de carne, o lençol azul

Cortinas de seda, o seu corpo nu

Na época, a artista elogiou a tonalidade semelhante a pergaminho: fleisch farbe, ou, em português, cor de carne. O lençol azul, por sua vez, pode nunca ter sido azul. A cor era a única rimava com a palavra “nu”.

Quem, afinal, é a tal Menina Veneno?

Entre referências a Marlene Dietrich e à própria filha, Mary, Ritchie garante que Menina Veneno, uma das músicas mais tocadas nos karaokês do Brasil, não é sobre uma pessoa específica.

O artista já explicou em entrevistas que a tal menina veneno da canção é, na verdade, uma aparição. Uma figura onírica, muito sensual e quase mitológica, contou em entrevista à BBC.

A expressão “menina veneno” sugere que a personagem descrita na música possui um charme irresistível, mas também traz consigo um certo perigo ou risco, sendo retratada como alguém que tem o poder de atrair e enfeitiçar os homens ao seu redor.

Você vem, não sei de onde

Eu sei, vem me amar

Eu nem sei qual o seu nome, mas nem preciso chamar

Ritchie descreve sua musa como uma presença magnética que o envolve e o faz perder a cabeça, dando a entender também que essa mulher pode ser perigosa ou difícil de conquistar.

O refrão pegajoso e repetitivo da música reforça essa ideia de magnetismo e irresistibilidade, pois o cantor diz repetidamente que não consegue resistir a essa “menina veneno”.

A corrida por uma gravadora para a música do Ritchie Menina Veneno

Quando compôs aquele que viria a se tornar o maior sucesso de sua carreira, Ritchie estava longe de ser um artista consagrado.

Na verdade, o britânico tinha a música apenas como hobby, e ganhava a vida dando aula de inglês em um cursinho do Rio de Janeiro, e chegou a ter alunos ilustres, como Gal Costa.

Por isso, depois de finalizar Menina Veneno, o músico começou a bater à porta de gravadoras para vender a faixa, mas o resultado inicial não foi satisfatório, acumulando negativas.

A situação só mudou quando Fernando Adour, responsável pelos arranjos de Roberto Carlos, ouviu a música por acaso e defendeu a composição para o diretor da gravadora CBS.

O sucesso avassalador da música Menina Veneno 

O álbum Voo de Coração, com Menina Veneno, foi lançado em 1983 e se tornou um sucesso espontâneo. 

Álbum Voo de Coração, do Ritchie
Créditos: Divulgação

Ritchie foi fenômeno nas rádios brasileiras, vendeu mais de 1,2 milhão de cópias e faturou quatro discos de platina e dois discos de ouro, superando até mesmo o single Billie Jean, de Michael Jackson.

O artista também se deu bem nas premiações, desbancando nomes como Roberto Carlos e Tim Maia para se consagrar melhor cantor no Troféu Imprensa.

Ritchie deixou a profissão de professor de inglês e passou a se dedicar exclusivamente à música. O cantor emplacou 14 canções em trilhas de novelas, gravou com nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil e até contracenou com Mick Jagger no cinema.

Menina Veneno, do Ritchie, e outras músicas nacionais dos anos 1980

Gostou de conhecer o significado da música Menina Veneno, do Ritchie? Você vai curtir a seleção que preparamos com músicas nacionais antigas que marcaram época!

Nosso “túnel do tempo” musical inclui sucessos de Cássia Eller, Tom Jobim, Roberto Carlos e outros grandes nomes da música brasileira!

Músicas antigas nacionais


Leia também