Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas chiclete: sucessos que grudam na cabeça

Descubra quais são as melhores músicas chiclete de todos os tempos, entre sucessos nacionais e internacionais e saiba porque elas não saem da sua cabeça!

Listas musicais · Por Camila Fernandes

16 de Novembro de 2022, às 12:00

As “músicas chiclete” não recebem esse nome à toa: elas grudam na cabeça de uma forma que, gostando ou não, você é incapaz de parar de pensar nelas

musicas-chiclete
Créditos: Freepik

Quem nunca ficou com uma frase na cabeça o dia todo? Ou uma melodia repetitiva, sem nem mesmo saber a letra? Existe uma ciência por trás disso, e a receita não é tão simples quanto parece. 

Muitas dessas músicas, inclusive, são perfeitas para cantar no chuveiro. Depois de conhecer esses hits, você nunca mais vai tomar banho sem trilha sonora. 😅 

E aí, bora conferir nossa seleção de melhores músicas chiclete?

Músicas chiclete: 15 hits que você não vai esquecer

Alerta: depois de ler este post, você corre um sério risco de nunca mais esquecer as músicas aqui listadas (não vale dizer que não avisamos). 

1. Dancin Days, As Frenéticas

Você pode não saber de onde vem a frase abra suas asas, solte suas feras, mas com certeza já ouviu ela por aí. Dancin Days foi lançada em 1978 e garantiu fama mundial para As Frenéticas. 

Depois, a canção também foi gravada em espanhol, e ainda ganhou uma versão de Lulu Santos. Mais de 40 anos se passaram, e ela ainda é um dos maiores sucessos da música brasileira. 

2. Epitáfio, Titãs

Epitáfio é como uma carta de arrependimentos. Do grego, a palavra significa “sobre o túmulo” — basicamente uma mensagem escrita na lápide. 

O significado da música Epitáfio, do Titãs, parece triste, mas talvez seja justamente a identificação com os arrependimentos que fez da música um sucesso tão grande. Ou o conforto na certeza de que o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído. 

3. Anna Júlia, Los Hermanos

Anna Júlia foi uma das pioneiras na lista de músicas brasileiras com nome de mulher que se tornaram grandes hits. Depois dela vieram Julianas, Gabrielas, Jennifers. Mas também temos antecessoras famosas, como Camila, Camila. 

Será que nome de mulher é um dos segredos na fórmula das músicas chiclete? Quer saber mais sobre ela? Confira o significado de Anna Júlia!

4. Letícia, Zé Vaqueiro

E por falar em nome de mulher, não poderíamos deixar de mencionar um chiclete mais recente: Letícia. Afinal, alguém sabe onde é que ela foi com o mototaxista?

5. Call Me Maybe, Carly Rae Jepsen

Você pode não saber quem é a cantora canadense Carly Rae Jepsen, mas com certeza já ouviu sua frase mais famosa: but here’s my number, so call me, maybe. A letra é de Call Me Maybe, hit chiclete que já completou 11 anos de sucesso. 

6. Arerê, Ivete Sangalo

Arerê é um sucesso antigo da rainha Ivete, ainda da época da Banda Eva. Além de ser uma música super chiclete, ela ainda faz parte daquela outra lista… de músicas que todo mundo canta errado. 😂 

Só pra deixar claro, o refrão é: Arerê, um lobby, um hobby, um love com você.

7. Happy, de Pharrell Williams 

Outro hit internacional que ninguém consegue tirar da cabeça, Happy foi composta por Pharrell William para a trilha sonora do filme Meu Malvado Favorito 2, e acabou sendo responsável por tornar o cantor mundialmente conhecido. 

Dizem que é impossível ficar triste ouvindo essa música.

8. Praieiro, Jammil e Uma Noites

Nem parece que Praieiro foi lançada há quase 20 anos. O refrão permanece intacto na memória dos brasileiros, e a coreografia também. 

Sou praieiro, sou guerreiro, tô solteiro, quero mais o quê? 

9. Hoje, Ludmilla 

Avisa pra Ludmilla que é hoje! A música foi um dos primeiros hits da cantora, que chegou chegando no pop brasileiro. 

Hoje foi single e música-título do álbum de estréia da cantora em 2014.

10. Ragatanga, Rouge 

Nem precisa entender a letra pra ficar com uma música grudada na cabeça, e Ragatanga está aqui para provar. 

Alguém entende o que o refrão diz? Não. Mas todo mundo canta? Com certeza.

11. Xibom Bombom, As Meninas

Se você viveu no começo dos anos 2000, Xibom Bombom dispensa apresentações. A música reúne uma crítica social fortíssima, com ritmo de axé, coreografia memorável e um refrão repetitivo. Tudo o que uma boa música chiclete precisa, né?

12. É o Amor, Zezé Di Camargo & Luciano

É o Amor é um clássico sertanejo de 1991 e um dos maiores sucessos dos dois filhos de Francisco. 

Já são mais de três décadas, e o hit de Zezé Di Camargo e Luciano ultrapassou o limite das gerações — qualquer brasileiro sabe cantar ao menos uma frase dessa música. 

13. Ilariê, Xuxa

Seja você adulto, adolescente ou criança, em qualquer idade, sabemos que é só ouvir Ilariê pra ficar dias e dias com a voz da rainha dos baixinhos ecoando na cabeça: ilari, ilari, ilariê, ô, ô, ô, é a turma da Xuxa que vai dando o seu alô!

14. Festa no Apê, Latino

Festa no Apê foi gravada pelo cantor Latino como uma versão em português da música Dragostea Din Tei, de um grupo musical da Moldávia. 

E a receita é tão boa que, se você escutar a versão moldava, vai sair cantando por aí, mesmo sem entender absolutamente nada. 

15. Dance Monkey, Tones and I

Na era do Tik Tok, é bem comum que só um trecho das músicas fique conhecido como trilha sonora dos vídeos de 15 ou 30 segundos e esse pedacinho normalmente é o mais chiclete de todos.

Foi isso que aconteceu com Dance Monkey, da cantora australiana Tones and I, e seu dance for me, dance for me, dance for me oh, oh.

Confira também a análise da música Dance Monkey!

Como as músicas chiclete ficam na nossa cabeça?

Todo cantor gostaria de lançar uma música chiclete — afinal, além da fama na boca do povo, o sucesso também significa mais visualizações no Youtube, mais streams, mais repetições na rádio e mais vendas, de forma geral. Mas, qual o segredo desse sucesso? Você percebeu alguma coisa em comum entre as músicas na lista? 

Os estudiosos do cérebro apostam na simplicidade: letra curta e com repetições, melodia marcante e ritmo simples. Se parar pra analisar, você vai perceber que todas as canções citadas acima cumprem no mínimo dois desses requisitos, e a maioria cumpre muito bem os quatro. 

Créditos: Freepik

Essa fórmula faz com que nosso cérebro assimile e armazene a memória com mais facilidade. Mas, é só isso? Sim e não. 

A receita ajuda bastante, mas de nada adianta uma música ficar ecoando na cabeça das pessoas se ela não tiver algum atrativo que faça com que o público queira ouvi-la de novo e de novo e é esse diferencial que determina se ela vai ou não virar um hit — afinal, até mesmo as músicas chiclete podem cair rapidamente no esquecimento.

15 músicas para arrasar no karaokê

E aí, alguma música chiclete aqui da lista já ficou grudada na sua cabeça? Quando isso acontece, dizem que o melhor remédio para curar a repetição incessante é cantar a música em voz alta. 

E por falar em cantar,  que tal aproveitar para soltar a voz com a sua música chiclete favorita? Vem conferir nossa seleção com as 15 melhores músicas para arrasar no karaokê!

Músicas karaokê

Outros posts que você vai curtir: