Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantora Ludmilla: conheça a vida e a carreira da “rainha da favela”

Biografias · Por Ana Paula Marques

26 de Março de 2022, às 12:00

Parceira de Snoop Dogg, rainha da favela e ícone LGBTQIA+, a cantora Ludmilla é uma artista que vem surpreendendo o mundo da música nos últimos anos por sua versatilidade.

Capaz de navegar com tranquilidade entre diferentes gêneros, como o funk e o samba, a estrela de Duque de Caxias (RJ) estourou como MC Beyoncé em 2012 e fez do céu o limite.

Desde então, acumula sucessos como Cheguei, Hoje e Socadona, além de parcerias com Thiaguinho, Gloria Groove, Felipe Araújo, Xamã e muitas outras estrelas.

Polêmica e de personalidade forte, a artista reúne em seu círculo mais íntimo personalidades do calibre de Neymar, Whindersson Nunes e Pabllo Vittar, além de já ter protagonizado uma rixa bastante pública com a antiga amiga Anitta.

Se você quer conhecer mais sobre uma das principais expoentes do funk brasileiro, este é o artigo certo para você! Vamos te contar um pouco mais sobre quem é Ludmilla!

Quem é a cantora Ludmilla?

Em pouco mais de 10 anos de carreira, a vida de Ludmilla se transformou completamente, estourando a bolha dos bailes funks cariocas e caindo no gosto do grande público no Brasil.

Desde então, a cantora se tornou a primeira latino-americana negra a chegar a mais de 1 bilhão de streams no Spotify, e acumula mais de 2 bilhões de views no YouTube!

Chegar até o topo dos charts, no entanto, não foi uma tarefa simples e exigiu muito trabalho. Confira a trajetória da estrela!

Primeiros anos

Ludmilla Oliveira da Silva nasceu em 1995 na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). Foi criada pelo avô materno e pela mãe, dona Silvana Oliveira, que fez carreira como dançarina de samba.

A cantora nunca conheceu o pai — que supostamente foi preso apenas 13 dias depois de seu nascimento —, mas mantém relação bastante próxima com a mãe, conhecida por suas falas ácidas na mídia para defender a filha.

Cantora Ludmilla e sua mãe, Silvanna Oliveira.
Cantora Ludmilla e sua mãe, Silvanna Oliveira.
Créditos: Divulgação.

O talento para a música não demorou a aparecer e logo aos 8 anos Ludmilla deu seus primeiros passos na carreira, cantando com o grupo de pagode de seu ex-padrasto nas festas da família.

O começo como MC Beyoncé

Foi só em 2012, aos 17 anos, que a cantora Ludmilla (na época conhecida como MC Beyoncé, em homenagem a sua cantora preferida), começou a publicar seus vídeos na internet.

Ainda no mesmo ano, a funkeira finalmente emplacou seu primeiro hit, Fala Mal de Mim, como artista independente.

Dois anos depois, já em 2014, ela assinou contrato com a Warner Music e trocou seu nome oficialmente por orientação da gravadora.

Em entrevista a Ana Maria Braga, em outubro de 2019, ela finalmente explicou por que Ludmilla trocou o nome artístico: “Já existe uma Beyoncé e podia dar problema lá na frente”.

A mudança parece ter sido bastante positiva para a estrela, que já levou seus hits a novelas, gravou o DVD Hello Mundo com estrelas como Simone & Simaria, Léo Santana e Ferrugem, se sagrou campeã do Dança dos Famosos e se jogou no pagode!

Influências musicais do rap ao samba

O estilo musical da Ludmilla reflete bem a versatilidade de uma cantora que nunca quis se limitar na carreira, transitando com fluidez entre o trap e o samba, o funk e o pagode, o R&B e o rap.

A artista não nega sua admiração por estrelas como Rihanna, Alcione, Seu Jorge, Jason Derulo, Ariana Grande, Criolo, Emicida e até Roberto Carlos, além de abrir espaço para novos nomes da música, como a norte-americana Mariah Angeliq e o brasileiro Bin.

Desse caldeirão musical vieram as principais influências da carreira da cantora Ludmilla, que, mesmo sem abandonar suas origens no funk, tem investido pesado em sua aventura no pagode, o Numanice.

O EP cheio de composições próprias foi lançado em 2020 para cumprir uma promessa feita por Lud aos fãs, caso ganhasse o Prêmio Multishow, e fez tanto sucesso que ganhou um segundo volume em 2022.

Vida pessoal

Não é só na música que Ludmilla deixou sua marca. A cantora também se considera uma militante ativa contra o racismo e a LGBTfobia, especialmente após se assumir como bissexual em 2018, além de não esconder sua opinião simpática à legalização da maconha.

No mesmo ano em que saiu do armário, a artista assumiu namoro com a dançarina Brunna Gonçalves, que fazia parte de seu balé e com quem já se relacionava desde 2017.

Ludmilla e Brunna Gonçalves.
Ludmilla e Brunna Gonçalves.
Créditos: Divulgação.

Em 2019, a cantora Ludmilla e sua namorada finalmente subiram ao altar em uma cerimônia surpresa bastante romântica, cercadas pela família e amigos mais próximos.

Hoje, o casal vive em uma mansão de três andares, estimada em mais de R$ 10 milhões no Rio de Janeiro, e planeja aumentar a família num futuro próximo. Será que vem um baby Brumilla por aí? 🧡

Polêmicas da cantora Ludmilla

A rainha da favela não escapou de algumas polêmicas ao longo dos 10 anos de carreira, e chegou às páginas de fofoca por brigas com artistas famosos por motivos distintos.

Em alguns casos, a confusão chegou às vias de fato, como a briga com a cantora Pocah e seu então marido, MC Roba Cena, a quem acusa de tê-la ameaçado de morte em 2013 por uma disputa pela autoria de um funk.

Em outros episódios, os desentendimentos foram parar nos tribunais: a cantora processou a socialite Val Marchiori por injúria racial após ter seu cabelo comparado a Bombril, e solicitou a abertura de um inquérito policial após ser acusada de ter traído a esposa.

Em 2019, a artista voltou a ser vítima de ataques racistas durante sua participação no Prêmio Multishow. “A fama e o poder não me livraram do racismo”, lamentou, em entrevista à revista GQ em 2021.

Ludmilla durante o Prêmio Multishow 2019
Ludmilla durante o Prêmio Multishow 2019.
Créditos: Divulgação.

Briga com Anitta sob os holofotes

A cantora Ludmilla também já trocou farpas pela mídia com Anitta, que supostamente exigiu receber crédito pela música Onda Diferente, de autoria de Lud e com a participação do rapper Snoop Dogg.

A confusão deu o que falar: depois de Snoop Dogg exigir 50% dos créditos da música, Anitta teria incluído seu nome no rol de compositores sem comunicar Ludmilla.

Depois de muitas diretas e indiretas nas redes sociais e na imprensa, a esposa de Brunna Gonçalves finalmente conseguiu tirar o nome de Anitta dos créditos e ainda lançou o hit Cobra Venenosa, uma suposta alfinetada na “Poderosa”.

Qual o maior sucesso da cantora Ludmilla?

A uma altura dessas, você já deve estar se perguntando qual o maior sucesso de Ludmilla, e a resposta é mais elaborada do que parece.

Afinal, apesar de ter apenas 27 anos, a cantora já acumula diversos hits que chegaram aos topos das paradas de sucesso!

A faixa Deixa de Onda (Porra Nenhuma), em parceria com Dennis DJ e Xamã, por exemplo, teve mais de 76 milhões de streamings só no Spotify.

Os hits Rainha da Favela, Verdinha e Din Din Din, por sua vez, passaram algum tempo no Top 200 Global do aplicativo de música, enquanto a faixa Cheguei figurou no Top 100 da Billboard nos Estados Unidos!

Prêmios ajudaram a consagrar carreira

Os charts apontam a aceitação do público em relação aos sucessos da cantora Ludmilla, mas não demorou até que os críticos e a mídia especializada se rendessem ao trabalho da artista.

A cantora foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro em 2017, com A Danada Sou Eu, e vem acumulando troféus do Prêmio Multishow de Música Brasileira há 5 anos consecutivos!

A lista de prêmios inclui, ainda, o Latin Music Italian Awards de Melhor Artista Brasileira de 2017, Cariocas do Ano da Revista Veja na categoria Música de 2021 e múltiplas indicações ao MTV Music Awards.

Ouça agora os maiores hits de artistas LGBTQIA+

Agora que você já sabe tudo sobre a vida e a carreira da cantora Ludmilla, que tal conhecer o trabalho dos principais artistas LGBTQIA+?

Preparamos uma seleção incrível com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, como Ricky Martin, Linn da Quebrada, Lulu Santos, Elton John, Liniker e muito mais!

É só clicar e conferir nossa lista de 15 artistas LGBTQ+ para ouvir com orgulho!

Artistas LGBT