Músicas de Fafá de Belém: relembre os melhores hits

Conheça as melhores músicas da cantora, atriz e compositora Fafá de Belém.

Listas musicais · Por Érika Freire

19 de Abril de 2023, às 12:00


Fafá de Belém começou sua carreira em 1975, mas as suas músicas são potentes até hoje, assim como sua voz marcante e seu carisma. A cantora, atriz e compositora teve seu reconhecimento na música com o lançamento de Filho da Bahia, canção que fez parte da trilha sonora da telenovela Gabriela, em 1975. 

Antes de se tornar essa grande voz e uma das maiores representantes da música regional, Fafá de Belém deu os primeiros passos como atriz, em 1973, no musical Tem Muita Goma no meu Tacacá.

Fafá de Belém
Créditos: Divulgação

Com mais de 40 anos de estrada e cerca de 20 discos lançados, a cantora foi fortemente influenciada por grandes representantes da MPB, como Maysa, Roberto Carlos, Cauby Peixoto, a Jovem Guarda, além de ser uma grande fã dos Beatles.

Para relembrar sua trajetória de sucesso, separamos algumas das melhores músicas de Fafá de Belém.

As melhores músicas de Fafá de Belém

O nome da Fafá de Belém é Maria de Fátima Palha de Figueiredo, ela nasceu em 9 de agosto de 1976, em Belém. Além de ser uma das maiores cantoras da música popular brasileira, Fafá também é atriz com atuação no teatro e diversas novelas. Vamos conferir uma seleção especial com os grandes hits de sua carreira. 

Vermelho

Quer saber qual o maior sucesso de Fafá de Belém? Certamente é a música Vermelho, lançada em 1966, no álbum Pássaro Sonhador

Embora tenha ficado conhecida na interpretação de Fafá, Vermelho foi composta pelo cantor e compositor Chico da Silva, e fala sobre a cultura popular e o folclore amazonense, o Boi Garantido, a paixão, representada pela cor vermelha.

Abandonada

Abandonada por você, tenho tentado te esquecer. Assim inicia outro grande sucesso da cantora, Abandonada, cuja letra não reprime a devoção, entrega e paixão de uma mulher. 

Composta por Michael Sullivan e Paulo Sérgio Valle, é mais uma canção do álbum Pássaro Sonhador.

Foi Assim

A Fafá de Belém dos anos 70 é representada por canções inspiradoras como o sucesso Foi Assim. Com letra escrita por Paulo André e Ruy Barata, a música retrata de forma poética a partida de um homem. 

A personagem relembra o fato de seu companheiro ter beijado outra mulher e hoje reconhece que tudo não passou de ilusão. 

Nuvem de Lágrimas (part. Chitãozinho e Xororó)

Entre as melhores de Fafá de Belém está sua parceria com a dupla Chitãozinho e Xororó, Nuvem de Lágrimas, sucesso gravado em meados de 1989.

Composta por Paulinho Rezende e Paulo Debétio, a canção deu à Fafá o prêmio Troféu Imprensa de Melhor Canção, em 1991. 

Coração do Agreste

Coração do Agreste é uma das músicas antigas de Fafá de Belém, lançada em 1989, e fez parte da trilha sonora da novela Tieta

Moacir Luz e Aldir Blanc são os compositores de Coração do Agreste, que fala sobre uma moça que volta às suas origens para juntar pedaços, mas também relembrar as alegrias e a conexão com a natureza. 

Ave Maria

Fafá de Belém cantou para o Papa João Paulo em 1997, em cerimônia no Maracanã. Ela interpretou a música Ave Maria, de Vicente Paiva e Jayme Redondo. 

Ave Maria

Nos seus andores

Rogai por nós

Os pecadores

Abençoai!

Nestas terras morenas

Seus rios, seus campos e as noites serenas

Revelação

Repaginada por Fafá de Belém, a música Revelação foi um dos maiores sucessos na voz do cantor Fagner. A canção foi escolhida como o primeiro single do álbum Humana, lançado por Fafá em 2019. 

A canção ganhou ainda um videoclipe todo em preto e branco e Fafá em uma interpretação visceral. 

Águas Passadas (part. Zezé Di Camargo e Luciano)

Nos anos 90, Fafá lançou diversos sucessos e um deles foi Águas Passadas, presente no álbum Doces Palavras, lançado em 1991. A canção contou com a participação da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. 

Composta por Paulinho Rezende e Paulo Debétio, a canção tem um clima do sertanejo raiz e versos cheios de romantismo. 

Meu amor, sinto a sua falta a cada momento

Meu amor, você não me sai daqui do pensamento

Meu amor, volta inesperado. 

Meu Disfarce

Em 1988, lançou o álbum Sozinha, com destaque para a música Meu Disfarce, composta por Chico Roque e Carlos Colla. A letra retrata uma mulher que alterna entre duas personalidades, a mulher liberta e forte e a frágil e carente. Como o título sugere, ele se disfarça. 

Grande Amor

Grande Amor é mais uma que não pode ficar de fora entre as melhores músicas de Fafá de Belém. Composta por Toni Garrido, a música foi tema da novela Caminhos do Coração, exibida pela Record em 2007. Fafá também atuou na novela como a personagem Ana Luz.

Grande amor, da minha vida

Antes de te conhecer,

Parece que eu não ia mais amar

Pauapixuna

Ao lançar seu segundo disco, Água, Fafá de Belém se consagrou como cantora no Brasil todo, e entre os diversos sucessos do álbum está a música Pauapixuna, composta por Paulo André e Ruy Barata.

Esse Rio é Minha Rua

Sucesso das antigas de Fafá de Belém, Esse Rio é Minha Rua é uma música de 1976, com melodia dançante e alegre. Faz parte do primeiro disco da cantora, Tamba-Tajá, que trouxe canções bem ecléticas e muito da essência de Fafá. 

Canção Para Ninar Meu Namorado

Do disco homônimo lançado em 1994, Canção Para Ninar Meu Namorado foi composta por Elias Jabur e José Carlos Nasser e é, sem dúvida, mais um grande sucesso de Fafá para você incluir na sua playlist.

Dorme meu amado

Que hoje sonho, madrugada inda vai longe

Já se esconde, a lua lá no céu

E eu vou preparar tanta beleza

Relembre 16 cantoras brasileiras antigas 

Muito bom relembrar as melhores músicas de Fafá de Belém, né? Se você curte ouvir e enaltecer artistas femininas, se liga só nessa seleção com 16 cantoras brasileiras que marcaram a história da música.

cantoras brasileiras antigas

Confira: 


Leia também