Dos clássicos aos sucessos atuais: 16 músicas italianas pra você curtir

Listas musicais · Por Camila Fernandes

20 de Agosto de 2019, às 07:00

Quando falamos em Itália, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Nós nem precisamos de bola de cristal pra saber que a resposta é pizza. Todo mundo sabe das maravilhas da cozinha italiana, mas essa não é a nossa especialidade. Por sorte, a Itália também tem muita música boa, e é por isso que estamos aqui!

Várias canções vindas diretamente da Itália já ganharam versões brasileiras e viraram grandes sucessos: a romântica Fascinação, interpretada por Elis Regina, o axé Eva e até mesmo Pintinho Piu, um dos nossos maiores hits infantis! As músicas italianas são famosas pelo romantismo, mas pode apostar que os sucessos de hoje e do passado vão muito além disso.

Quer saber mais sobre a música italiana e aproveitar para conhecer vários sucessos? Segue com a gente!

Músicas italianas antigas

Vamos começar pelos clássicos! A Itália é a terra da ópera, da música erudita e da tarantella — aquele ritmo animadinho e dançante, que aparece em vários comerciais de comida por aí. Mas é claro que os sucessos antigos do país também incluem o pop e vários outros sons. Olha só! Vamos falar das seguintes músicas:

  • Volare
  • O Sole Mio
  • Datemi Un Martello
  • La Mia Storia Tra Le Dita
  • La Solitudine
  • Bella Ciao

Volare

Nel Blu Dipinto Di Blu, mais conhecida como Volare!, do cantor Domenico Modugno, foi a primeira música a ganhar um Grammy, em 1958. Depois, ficou famosa na voz dos Gipsy Kings.

O Sole Mio 

O Sole Mio é uma música do século 19 que já foi interpretada por vários cantores, inclusive Luciano Pavarotti, e mais recentemente voltou ao destaque com o grupo italiano Il Volo.

Datemi Un Martello

A música virou a assinatura de Rita Pavone no Brasil, fez um enorme sucesso por aqui na década de 80 e até ganhou uma versão infantil do Pato Fu.

La Mia Storia Tra Le Dita 

La Mia Storia Tra Le Dita é um clássico italiano da década de 90, do cantor Gianluca Grignani, que já até ganhou versão em português. Será que você consegue reconhecer? 

La Solitudine

Essa todo mundo conhece! La Solitudine é até hoje o maior sucesso de Laura Pausini, e foi lançada quando a cantora tinha só 19 anos, em 1993.

Bella Ciao

Não podia faltar a música italiana mais famosa do momento, parte da trilha sonora da série La Casa de Papel. Saiba mais sobre a canção da resistência italiana!

Novas músicas italianas

Agora que já falamos dos clássicos, é hora de listar os sucessos atuais. Recentemente, o reggaeton, o funk e os estilos latinos em geral têm conquistado mais e mais espaço na Itália (e no mundo), e dá pra notar isso observando tanto as músicas mais ouvidas do país, quanto o que tem sido produzido por lá. Vamos conferir as seguintes músicas:

  • Maria Salvador
  • Amore e Capoeira
  • La Notte
  • Cara Italia
  • Dove e Quando
  • Mambo Salentino
  • Tu Sei Lei
  • Calipso
  • Fanfare
  • E Più Ti Pienso

Maria Salvador

Parece espanhola, mas é italiana. Maria Salvador é uma parceria entre o rapper italiano J-Ax e o cantor Il Cile, lançada em 2015.

Amore e Capoeira

E se não é o Rio de Janeiro aparecendo nesse clipe, gente! A música foi lançada em 2018 pelo grupo Takagi & Ketra e é sucesso nas rádios italianas.

La Notte

Não são só as músicas antigas que ganham versões em português, olha aí a La Notte como prova! A versão da Tiê ficou famosa por aqui, por que não curtir a música em italiano também?

Cara Italia

A música do rapper Ghali é cheia de críticas políticas e sociais e tem uma batida bem envolvente.

Dove e Quando

Sim, os estilos latinos definitivamente estão tomando conta da Itália. A música Dove e Quando, da dupla Benji & Fede, chegou à segunda posição do Hot 100 no país. 

Mambo Salentino

Mais uma no top 10 do Hot 100 Itália, a música Mambo Salentino é uma parceria do grupo Boomdabash com a cantora Alessandra Amoroso.

Tu Sei Lei

E que tal um estilo mais rock e bem romântico? Nisso o cantor Luciano Ligabue é mestre. A carreira é longa, mas as músicas dele permanecem bem atuais. Confira a letra de Tu Sei Lei!

Calipso

Não, não é Calypso, é Calipso mesmo. A música é do DJ italiano Charlie Charles, com Dardust, Sfera Ebbasta, Mahmood e Fabri Fibra. 

Fanfare

A música Fanfare é da cantora Elettra Lamborghini (ela é neta do fundador da marca de carros), que tem feito sucesso com o reggaeton na Itália.

E Più Ti Penso

Além de ser considerado um dos maiores cantores da música clássica italiana, Andrea Bocelli também é famoso por suas parcerias — ele já gravou com Sandy, Ed Sheeran, Jennifer Lopez e muito mais. E Più Ti Penso é um dueto do cantor com Ariana Grande.

A música italiana

A música sempre teve um papel importantíssimo na cultura italiana — como já dissemos, a Itália é o berço da música clássica e é de lá que vem os primeiros registros de composição. Mesmo atualmente, a música clássica continua tendo muita importância na Itália, dando origem a grupos como o Il Volo, que mistura o canto dos tenores com a sonoridade pop, criando o pop clássico.

Mas se engana quem pensa que a Itália só contribui na música clássica. 

Nas décadas de 70 e 80 os artistas italianos ajudaram a desenvolver o rock progressivo e o hardcore. Depois, foi o rap que chegou com tudo e surgiram vários nomes de destaque por lá, como o J-Ax, que citamos aqui.

É claro que com a internet o país também começou a receber com mais força influências musicais de todas as partes do mundo, mas a Itália mantém até hoje uma de suas características mais chamativas: a mistura entre o clássico e o contemporâneo.

Ouça mais músicas italianas

Agora que você já sabe mais sobre a cultura do país, que tal continuar ouvindo mais de seu som? Confira nossa playlist de músicas italianas!