Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Dos clássicos aos sucessos atuais: 16 músicas italianas pra você curtir

Listas musicais · Por Camila Fernandes

20 de Agosto de 2019, às 07:00

Quando falamos em Itália, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Nós nem precisamos de bola de cristal pra saber que a resposta é pizza.

Todo mundo sabe das maravilhas da cozinha italiana, mas essa não é a nossa especialidade. Por sorte, a Itália também tem muita música boa, e é por isso que estamos aqui!

Várias canções vindas diretamente da Itália já ganharam versões brasileiras e viraram grandes sucessos: a romântica Fascinação, interpretada por Elis Regina, o axé Eva e até mesmo Pintinho Piu, um dos nossos maiores hits infantis!

Se quiser se aprofundar ainda mais nessa cultura maravilhosa, confere nosso post com dicas de músicas para aprender italiano!

As músicas italianas são famosas pelo romantismo, mas pode apostar que os sucessos de hoje e do passado vão muito além disso.

Quer saber mais sobre a música italiana e aproveitar para conhecer vários sucessos? Segue com a gente!

Músicas italianas antigas

Vamos começar pelos clássicos! A Itália é a terra da ópera, da música erudita e da tarantella — aquele ritmo animadinho e dançante, que aparece em vários comerciais de comida por aí. Mas é claro que os sucessos antigos do país também incluem o pop e vários outros sons. Olha só! Vamos falar das seguintes músicas:

  • Volare
  • O Sole Mio
  • Datemi Un Martello
  • La Mia Storia Tra Le Dita
  • La Solitudine
  • Bella Ciao

Volare

Nel Blu Dipinto Di Blu, mais conhecida como Volare!, do cantor Domenico Modugno, foi a primeira música a ganhar um Grammy, em 1958. Depois, ficou famosa na voz dos Gipsy Kings.

O Sole Mio 

O Sole Mio é uma música do século 19 que já foi interpretada por vários cantores, inclusive Luciano Pavarotti, e mais recentemente voltou ao destaque com o grupo italiano Il Volo.

Datemi Un Martello

A música virou a assinatura de Rita Pavone no Brasil, fez um enorme sucesso por aqui na década de 80 e até ganhou uma versão infantil do Pato Fu.

La Mia Storia Tra Le Dita 

La Mia Storia Tra Le Dita é um clássico italiano da década de 90, do cantor Gianluca Grignani, que já até ganhou versão em português. Será que você consegue reconhecer? 

La Solitudine

Essa todo mundo conhece! La Solitudine é até hoje o maior sucesso de Laura Pausini, e foi lançada quando a cantora tinha só 19 anos, em 1993.

Bella Ciao

Não podia faltar a música italiana mais famosa do momento, parte da trilha sonora da série La Casa de Papel. Saiba mais sobre a canção da resistência italiana!

Novas músicas italianas

Agora que já falamos dos clássicos, é hora de listar os sucessos atuais. Recentemente, o reggaeton, o funk e os estilos latinos em geral têm conquistado mais e mais espaço na Itália (e no mundo), e dá pra notar isso observando tanto as músicas mais ouvidas do país, quanto o que tem sido produzido por lá. Vamos conferir as seguintes músicas:

  • Maria Salvador
  • Amore e Capoeira
  • La Notte
  • Cara Italia
  • Dove e Quando
  • Mambo Salentino
  • Tu Sei Lei
  • Calipso
  • Fanfare
  • E Più Ti Pienso

Maria Salvador

Parece espanhola, mas é italiana. Maria Salvador é uma parceria entre o rapper italiano J-Ax e o cantor Il Cile, lançada em 2015.

Amore e Capoeira

E se não é o Rio de Janeiro aparecendo nesse clipe, gente! A música foi lançada em 2018 pelo grupo Takagi & Ketra e é sucesso nas rádios italianas.

La Notte

Não são só as músicas antigas que ganham versões em português, olha aí a La Notte como prova! A versão da Tiê ficou famosa por aqui, por que não curtir a música em italiano também?

Cara Italia

A música do rapper Ghali é cheia de críticas políticas e sociais e tem uma batida bem envolvente.

Dove e Quando

Sim, os estilos latinos definitivamente estão tomando conta da Itália. A música Dove e Quando, da dupla Benji & Fede, chegou à segunda posição do Hot 100 no país. 

Mambo Salentino

Mais uma no top 10 do Hot 100 Itália, a música Mambo Salentino é uma parceria do grupo Boomdabash com a cantora Alessandra Amoroso.

Tu Sei Lei

E que tal um estilo mais rock e bem romântico? Nisso o cantor Luciano Ligabue é mestre. A carreira é longa, mas as músicas dele permanecem bem atuais. Confira a letra de Tu Sei Lei!

Calipso

Não, não é Calypso, é Calipso mesmo. A música é do DJ italiano Charlie Charles, com Dardust, Sfera Ebbasta, Mahmood e Fabri Fibra. 

Fanfare

A música Fanfare é da cantora Elettra Lamborghini (ela é neta do fundador da marca de carros), que tem feito sucesso com o reggaeton na Itália.

E Più Ti Penso

Além de ser considerado um dos maiores cantores da música clássica italiana, Andrea Bocelli também é famoso por suas parcerias — ele já gravou com Sandy, Ed Sheeran, Jennifer Lopez e muito mais. E Più Ti Penso é um dueto do cantor com Ariana Grande.

A música italiana

A música sempre teve um papel importantíssimo na cultura italiana — como já dissemos, a Itália é o berço da música clássica e é de lá que vem os primeiros registros de composição. Mesmo atualmente, a música clássica continua tendo muita importância na Itália, dando origem a grupos como o Il Volo, que mistura o canto dos tenores com a sonoridade pop, criando o pop clássico.

Mas se engana quem pensa que a Itália só contribui na música clássica. 

Nas décadas de 70 e 80 os artistas italianos ajudaram a desenvolver o rock progressivo e o hardcore. Depois, foi o rap que chegou com tudo e surgiram vários nomes de destaque por lá, como o J-Ax, que citamos aqui.

É claro que com a internet o país também começou a receber com mais força influências musicais de todas as partes do mundo, mas a Itália mantém até hoje uma de suas características mais chamativas: a mistura entre o clássico e o contemporâneo.

Ouça mais músicas italianas

Agora que você já sabe mais sobre a cultura do país, que tal continuar ouvindo mais de seu som? Confira nossa playlist de músicas italianas!