16 de Junho de 2025, às 12:26
Uma das figuras mais importantes da Igreja Católica é Maria, a Mãe de Jesus. Por isso, foram criadas as músicas marianas, que celebram e honram a sua vida.
Entre os louvores de adoração católica, as músicas sobre a Virgem Maria são algumas das mais bonitas e inspiradoras, porque falam sobre o amor materno e incondicional que ela sente por todos nós.
Pensando nisso, chegou a hora de conhecer as melhores músicas marianas, para louvar e agradecer a presença de Maria em nossas vidas.
As músicas sobre Maria desempenham um papel muito importante na Igreja Católica, porque honram a vida e a influência da Mãe de Jesus Cristo em toda a sua jornada.
Elas sempre estão presentes nas celebrações católicas, mas têm maior destaque em datas específicas. Em todo o mês de maio, dedicado às mães e à Virgem Maria, elas celebram o amor materno.
Além disso, elas são importantes em 15 de agosto, quando é celebrado o Dia da Assunção de Nossa Senhora. Também em 8 de dezembro, o Dia da Imaculada Conceição, em que os católicos celebram a concepção de Maria sem o pecado original.
Com tanta relevância para o Catolicismo, as músicas marianas devem fazer parte da sua playlist religiosa. Conheça, a seguir, as melhores músicas marianas clássicas.
Uma das músicas clássicas mais cantadas de toda a história da Igreja Católica, Ave Maria, de Franz Schubert, é uma adaptação musical para uma das principais orações entoadas pelos fiéis.
Se você é católico(a), com certeza já deve ter rezado a oração “Salve, Rainha” em algum momento de sua vida. Saiba que ela tem uma versão musical, Salve Regina, de Mozart. Essa é uma importante música católica de Nossa Senhora, que você vai gostar de ouvir.
Mozart musicou Regina Coeli, traduzida para o português como “Rainha do Céu”, durante seu tempo na Catedral de Salzburgo. Provavelmente, ela foi composta para a Páscoa, por volta de 1779.
As músicas marianas emocionam e fortalecem a fé de milhares de fiéis, especialmente quando interpretadas por vozes que marcaram a música religiosa no Brasil.
A seguir, vamos apresentar algumas canções marianas populares contemporâneas que seguem tocando corações. Prepare-se para redescobrir lindas homenagens à Virgem Maria!
Padre Zezinho é um dos padres cantores mais conhecidos da Igreja Católica, e é claro que ele não poderia deixar de prestar a sua homenagem à Virgem Maria.
Na música Maria de Minha Infância, ele canta sobre a sua relação de fé e intimidade com a Mãe de Jesus, que começou quando ele ainda era uma criança.
Entre as músicas que falam de Maria, Maria e o Anjo, do Padre Fábio de Melo, tem uma proposta bastante original: ela imagina como seria um diálogo entre o Anjo Gabriel e a Virgem Maria.
No momento em que ele a visita, a jovem fica sabendo que vai dar à luz ao Salvador e será mãe de Emanuel — um dos nomes de Jesus Cristo na Bíblia Sagrada.
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano e o Padre Marcelo Rossi se uniram para gravar um hino a Maria, na canção Maria, Mãe de Todos Nós. É uma música no estilo sertanejo, com um significado muito profundo: a celebração da Imaculada Conceição.
Ao longo da letra, os cantores mencionam todos os possíveis nomes de Maria, como Maria dos Desesperados, Maria de João e José, Rainha da Fé e muitos outros.
O Padre Marcelo Rossi aparece novamente em nossa lista, com a faixa Maria de Deus, Nossa Senhora da Paz. Nela, o padre canta a fé e a devoção mariana e traz uma reflexão sobre a união e a comunhão entre os fiéis.
A Irmã Kelly Patrícia é bastante conhecida no meio católico pelos seus louvores de adoração. Uma de suas músicas religiosas sobre Maria é Socorre-nos, Ó Mãe!, em que ela faz uma súplica pelo cuidado e pela proteção da Mãe de Jesus.
O cantor Roberto Carlos é muito católico e resolveu expressar a sua devoção à Mãe de Jesus com uma interpretação da música Ave Maria. É possível perceber a sua emoção ao celebrar uma das figuras mais importantes da vida do Nosso Salvador.
O Ofício da Imaculada Conceição, da Canção Nova, é um hino mariano muito famoso, que costuma tocar nas celebrações do Dia da Imaculada Conceição. Mas ele também pode fazer parte de qualquer missa católica, em homenagem à Virgem Maria.
Mais uma homenagem a Maria em forma de música, Escolhida, da Canção Nova, é um louvor mariano muito famoso.
Ele traz uma reflexão sobre a escolha de Maria para ser a Mãe de Jesus, nomeando-a como a “serva preferida”, “cheia de graça”, capaz de dar à luz ao Filho de Deus.
Os hinos regionais de devoção seguem sendo entoados com emoção em celebrações pelo mundo. Confira:
Um hino regional é aquele que costuma ser mais influente em determinados lugares da fé católica. É o caso de Avé de Fátima, da Congregação Mariana, que celebra a aparição da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, no dia 13 de maio de 1917.
Um mistério que qualquer católico já ouviu falar e deve ter refletido sobre esse momento tão especial.
Você já ouviu falar nos Estados Pontifícios? Eles eram um conjunto de territórios na Península Itálica, governados pelo Papa, entre 756 e 1870. O seu hino foi uma música mariana, Noi vogliamo Dio, Vergin Maria.
Você sabia que as primeiras missas católicas foram celebradas em latim? É por isso que muitas das músicas marianas e de outros louvores da Igreja Católica foram compostas nessa língua.
Por isso, preparamos uma seleção de melhores músicas católicas em latim, para você conhecer um pouco mais desse idioma milenar. Não deixe de conferir!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.