Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas sobre o meio ambiente para conhecer e se conscientizar

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

12 de Janeiro de 2022, às 19:00

Quem canta seus males espanta, não é mesmo? Além de trazer alegria e boas energias para quem ouve, as músicas também pode ser uma importante fonte de conscientização sobre problemas atuais, como os enfrentados pelo meio ambiente.

Assim como a preocupação com a natureza, outras questões também podem ser abordadas nas produções musicais. É o caso, por exemplo, das músicas com críticas sociais, que estimulam a discussão sobre temas que precisam da nossa atenção.

Mas hoje, escolhemos focar na questão ambiental. Por isso, confira agora a nossa seleção de músicas sobre o meio ambiente, para entendermos a sua importância e abrirmos os olhos para os problemas que precisamos resolver. 

Músicas sobre o meio ambiente

5 de junho é considerado o Dia do Meio Ambiente, data criada pela ONU para promover ações ambientais.

Pensando nisso, que tal escolher as melhores músicas sobre o meio ambiente para comemorar na data? Confira a nossa lista a seguir.

Manguetown — Chico Science

O líder do Nação Zumbi, Chico Science, compôs Manguetown, que fala sobre os manguezais do Brasil. A saúde desses ecossistemas está ameaçada pela poluição urbana, cada vez maior nas grandes cidades.

Do The Evolution — Pearl Jam

O vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, é um grande defensor do meio ambiente. Em 1998, ele já se preocupava com essa questão e reforçou o quanto nós, seres humanos, somos pequenos diante da grandiosidade da natureza, em Do The Evolution.

Planeta Água — Guilherme Arantes

Guilherme Arantes é um dos cantores mais importantes do pop-rock nacional. Em 1981, ele foi um dos finalistas do Festival MPB-Shell com Planeta Água, composta por ele mesmo. Um belo exemplo de música que fala sobre o meio ambiente.

Guardians Of Earth — Sepultura

Em Guardians Of Earth, o Sepultura chama a atenção para a situação dos indígenas e para a proteção das florestas. Lançada durante a pandemia, a canção é muito impactante e cumpre o seu papel de conscientização:

Xote Ecológico — Luiz Gonzaga

O forró também tem a sua versão de música sobre natureza e meio ambiente: Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga. Ele alerta sobre o estilo de vida do homem, que esgota as nossas riquezas naturais.

Children Of The Sea — Black Sabbath

Com uma letra extremamente poética, Children Of The Sea, do Black Sabbath, fala sobre anjos caídos, que finalmente descobrem a sua ruína, causada por eles mesmos. Uma analogia sobre a ação humana na natureza.

O Sal da Terra — Beto Guedes

Beto Guedes compôs O Sal da Terra em parceria com Ronaldo Bastos. A música fez tanto sucesso que deu título ao famoso documentário sobre Sebastião Salgado, outro mineiro renomado e preocupado com questões ambientais.

Modern Day Catastrophists — Bad Religion

A banda Bad Religion tem várias canções que criticam a ganância do homem. Uma delas é Modern Day Catastrophists, que chama a atenção para os impactos dessas ações no meio ambiente.

Curumim Chama Cunhantã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia De Índio) — Jorge Ben Jor

Baby do Brasil estourou com a música Curumim Chama Cunhantã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia De Índio). Mas o que muita gente não sabe é que ela foi composta por Jorge Ben Jor. Confira a versão do cantor:

Five Years — David Bowie

A persona Ziggy Stardust, de David Bowie, tinha como um de seus objetivos incentivar o Planeta Terra a preservar os seus recursos naturais

Uma das músicas criadas com essa finalidade é Five Years:

Herdeiros do Futuro — Toquinho (part. Leandro e Leonardo)

Toquinho é um dos maiores nomes da MPB e está presente no nosso cancioneiro popular. Em Herdeiros do Futuro, gravada com a dupla Leandro e Leonardo, ele nos traz uma música infantil sobre meio ambiente.

Total Eclipse — Iron Maiden

As letras do Iron Maiden são conhecidas por apresentar narrativas surpreendentes e fantásticas. No caso de Total Eclipse, embora ela trate de um futuro apocalíptico, ele não parece estar tão distante assim da realidade humana.

Sobradinho — Sá & Guarabyra

Sobradinho, de Sá & Guarabyra, é uma das músicas sobre meio ambiente mais importantes da nossa cultura, porque denuncia as interferências das grandes empresas na natureza.

Relembre este verdadeiro clássico do rock rural:

Beneath The Savage Sun — Slash

A extinção dos elefantes preocupou Slash e Myles Kennedy, que acabaram compondo juntos Beneath The Savage Sun. Eles exploraram o ponto de vista de um animal que tem toda a sua família destruída em nome do comércio de marfim.

Passarinhos — Emicida (part. Vanessa da Mata)

As aves são sempre retratadas como símbolo de liberdade. Em Passarinhos, parceria entre Vanessa da Mata e Emicida, esses animais são usados para representar um pedido de socorro para a natureza e o meio ambiente.

O Rio — Marisa Monte

A água é um elemento fundamental para a sobrevivência da vida humana na Terra. É sobre isso que Marisa Monte canta em O Rio, música que valoriza todas as contribuições desse recurso para o nosso dia a dia.

Passaredo — Chico Buarque

A perda da biodiversidade é uma das piores consequências das atitudes humanas no meio ambiente. Passaredo, de Chico Buarque, trata desse problema, que infelizmente é uma constante no mundo atual.

Ouça mais músicas para aproveitar a natureza

Muito mais do que combatermos a ação nociva do homem à natureza com as músicas sobre o meio ambiente, é importante também desfrutarmos, com consciência e cuidado, de todas as belezas naturais. 

Por isso, aproveite os seus momentos em frente ao mar ouvindo a nossa playlist com as melhores músicas para pegar uma praia!

Músicas para ouvir na praia

Leia mais listas de músicas para refletir: