Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas sobre guerra: conheça 11 canções que tratam sobre o tema

Listas musicais · Por Elaine Caroline

2 de Dezembro de 2020, às 12:00

As guerras são um fato na história do nosso mundo. Desde que começamos a estudar, conhecemos a história das grandes guerras e como elas foram tristes, violentas e como resultaram no mundo que vivemos hoje.

Por terem sido episódios extremamente importantes para o mundo, as guerras sempre foram retratadas no mundo da arte. Assim como as canções de protesto, essas músicas servem como documento ou como memória daquele recorte histórico.

Hoje iremos relembrar 11 músicas sobre guerras e explicar um pouco sobre o que elas abordam. Vamos lá?

Músicas sobre guerra

Selecionamos as músicas mais emblemáticas que falam sobre guerra para você entender um pouco mais sobre elas e sobre os conflitos que elas questionam:

Masters Of War — Bob Dylan

Escrita no contexto da guerra fria e no auge da guerra do Vietnã, Masters Of War é considerada por muitos uma das maiores músicas sobre guerra dos últimos tempos. 

Em alguns trechos, conseguimos ver expressamente que Dylan era completamente contra a cultura da guerra quando canta:

Like Judas of old (Como o Judas antigo)
You lie and deceive (Vocês mentem e enganam)
A world war can be won (Uma guerra mundial tem vencedor)
You want me to believe (Vocês querem que eu creia)
But I see through your eyes (Mas eu vejo nesses olhos)
And I see through your brain (E vejo nesse cérebro)

Relembre as melhores músicas do Bob Dylan!

Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones — Engenheiros do Hawaii

Versão da música italiana C’era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones, a Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones fala sobre um jovem estadunidense que foi convocado para guerra do Vietnã. 

Ao morrer na guerra, ele perde sua juventude e seus sonhos. É possível relacionar essa perda com cada um dos jovens que morreram na guerra do Vietnã, concluindo que essa foi uma guerra completamente brutal com a juventude americana e suas famílias.

Conheça as melhores músicas dos Engenheiros do Hawaii!

Aces High — Iron Maiden

A banda inglesa Iron Maiden é conhecida por retratar inúmeros retratos históricos em suas letras e Aces High não é diferente. A música fala sobre a Batalha da Inglaterra e sua força aérea, durante a Segunda Guerra Mundial, contra a Luftwaffe, força aérea da Alemanha Nazista.

Protect The Land — System Of a Down

Os integrantes do System Of a Down têm família ou são da região turbulenta da Armênia. Protect The Land é uma música de protesto que fala sobre o conflito de Nagorno-Karabakh (Alto Carabaque), ocorrido no Azerbaijão.

Nagorno-Karabakh é um território geograficamente designado ao Azerbaijão e, na prática, governado (apesar de não ter reconhecimento internacional) pela República de Artsaque, um grupo separatista com viés étnico e religioso.

Desde o fim da União Soviética, a região está em constante conflito, tendo tido, de fato, uma guerra de 1988 até 1994. Porém, mesmo após o cessar fogo, foram registradas inúmeras violências fronteiriças desde 1999 até os dias de hoje. 

Fortunate Son — Creedence Clearwater Revival 

Reconhecida por ser uma das melhores músicas de todos os tempos, Fortunate Son é uma canção de protesto contra a atuação americana na Guerra do Vietnã.

A letra também carrega consigo muitos ideais empoderadores da classe trabalhadora e é contra privilégio das elites americanas da época.

One — Metallica

One é uma música baseada no romance Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo (1939), que, na época de seu lançamento, ficou com a impressão suspensa por anos por se tratar de uma dura crítica ao contexto. 

A triste história se passa durante a Primeira Guerra Mundial e conta sobre a vida de um soldado que foi brutalmente mutilado pela artilharia alemã. Sem nenhum de seus sentidos e após ter perdido seus membros inferiores e superiores, o soldado vê-se refém de sua própria mente e corpo. 

Rosa de Hiroshima — Secos e Molhados

Rosa de Hiroshima é um poema de Vinícius de Moraes. Sua melodia foi criada por Gerson Conrad e foi a banda Secos e Molhados que interpretou a canção. A letra fala sobre os destroços, traumas e duras realidades que aconteceram nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, cidades japonesas bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial pelos Estados Unidos. 

Após o ataque a Pearl Harbor, os EUA declaram guerra ao Japão. Mais tarde, os líderes dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Rússia traçaram os termos de rendição do Japão, que não aceitou o tratado. O documento avisava que, caso o Japão não aceitasse os termos, encararia uma destruição rápida e total.

Foi a primeira vez que armas nucleares foram usadas contra civis, resultando em um episódio desproporcionalmente cruel.

Conheça mais músicas com críticas sociais!

When The Tigers Broke Free — Pink Floyd

When The Tigers Broke Free tem o contexto bem histórico: a letra é sobre a operação Shingle, quando forças britânicas desembarcaram em Anzio, na Itália, em busca da libertação de Roma do poder do III Reich, na segunda guerra mundial, em 1944. 

O interessante é que a música foi escrita por Roger Waters e seu pai serviu para a companhia de fuzileiros reais britânicos, que foram incluídos nessa operação.

War — Edwin Starr

Sim, a guerra do Vietnã resultou em muitas canções de protesto! Uma das mais conhecidas é War. A música é expressamente contra a guerra do Vietnã, inclusive fala que a guerra é um inimigo para toda a humanidade

A música foi originalmente gravada pela banda The Temptations, mas foi sua voz e sua interpretação que ajudaram a gerar todo esse sentimento anti-guerra.

Buffalo Soldier — Bob Marley

A canção Buffalo Soldier é uma canção que fala sobre as guerras Indígenas nos Estados Unidos após 1866, principalmente sobre a atuação da cavalaria conhecida por Buffalo Soldiers. Bob Marley comparou o papel deles nessa luta e fez a música virar um hino de sobrevivência e resistência negra.

Embora nenhuma guerra oficialmente tenha sido registrada pelo Congresso Americano, o exército estava em constante conflito contra os povos indígenas americanos. Essas guerras eram, em sua maioria, expulsões territoriais. O papel do exército americano era conseguir terras indígenas e é essa analogia que Bob Marley traz em sua música.

Where Have All The Flowers Gone? — Peter Seeger

Em Where Have All The Flowers Gone?, um dos primeiros cantores a fazer canções de protesto, Pete Seeger se pergunta onde foi parar a vida normal depois dos desastres das guerras. Infelizmente, ele acha a resposta: para ele, todos os jovens viraram soldados e foram para o cemitério.

Confira mais músicas com histórias reais

Já ouviu falar sobre aquele papo que a vida imita a arte? Em alguns casos, as músicas imitam a vida mesmo.

E, além dos exemplos aqui, temos outros exemplos de 10 músicas inspiradas em histórias reais que você precisa conhecer

Músicas inspiradas em histórias reais