Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas que contam histórias: 8 letras que parecem filmes

Listas musicais · Por Camila Fernandes

21 de Dezembro de 2019, às 19:00

Existem algumas músicas que mais parecem filmes cantados — a história é tão clara e linear que a gente consegue imaginar as cenas direitinho. 

Quer um exemplo? Faroeste Caboclo, do Legião Urbana. A música conta tão bem a história de João de Santo Cristo, que acabou virando mesmo um filme.

Assim como ela, existem várias outras músicas que contam histórias incríveis, sejam elas baseadas em fatos ou não. Bora conferir? 

8 músicas que contam histórias

Já pode aumentar o som e pegar a pipoca, porque vem muita história por aí! Ah, vale avisar: contém spoiler.

Eduardo e Mônica — Legião Urbana

Vamos começar por mais um clássico do Legião: Eduardo e Mônica conta a história de um casal que não tinha nada a ver, mas que deu super certo. É aquele velho ditado: os opostos se atraem 💘. 

Eduardo e Mônica se conhecem por acaso em uma festa e são tão diferentes um do outro que acabam querendo se conhecer um pouco melhor. 

A música continua nos contando como nada neles combina, mas eles continuam se interessando um pelo outro. É amor!

Hurricane — Bob Dylan

Infelizmente, Hurricane não é uma história fictícia. A música narra um caso ocorrido com o boxeador Rubin Carter, conhecido como Hurricane (Furacão). Ele foi preso no auge de sua carreira, em 1966, acusado de triplo homicídio, com um amigo. 

Apesar da falta de provas e dos inúmeros protestos que pediam a anulação da pena (inclusive a música de Bob Dylan), Hurricane ficou quase duas décadas na prisão — ele só foi inocentado em 1985. 

Até hoje o caso é lembrado como um triste exemplo de racismo na justiça. 

Rocky Raccoon — The Beatles

Rocky Raccoon é um personagem fictício criado por Paul McCartney. A música é uma típica história de faroeste: Rocky era um jovem que vivia nas montanhas com a mulher, que um dia decide abandoná-lo e foge com outro homem. 

Rocky decide ir atrás do homem que roubou sua amada e acaba se metendo em um duelo. Ele é baleado, e a história termina com a crença em sua recuperação. 

Rocky Raccoon foi a principal inspiração para Faroeste Caboclo, e também é nela que se baseia o nome do personagem Rocket Raccoon, dos Guardiões da Galáxia. 

Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones — Engenheiros do Hawaii

Apesar de não ser uma história real, Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones é sim baseada em fatos — ela narra o que aconteceu com muitos jovens na Guerra do Vietnã. 

Um jovem comum, como qualquer outro, que gostava de cantar e tocar guitarra, de repente é convocado para a guerra. É aí que tudo muda, porque agora ele não vê mais nada além de gente morta caindo ao chão

A canção é um protesto contra a guerra que destrói milhares de vidas comuns que, assim como o jovem da música, não queriam estar lá.

A versão original é italiana, mas ela ficou famosa no Brasil com a versão d’Os Incríveis, e depois voltou a fazer sucesso com o Engenheiros do Hawaii.

Chão de Giz — Zé Ramalho

A música é tão cheia de metáforas que muita gente nem percebe, mas Chão de Giz também conta uma história. 

A letra narra, de forma poética, as reflexões de um garoto jovem que é apaixonado por uma mulher mais velha e já comprometida com outra pessoa. Dizem que a história aconteceu com o próprio Zé Ramalho.

A letra é tão complexa que já fizemos um post inteirinho só sobre o significado de Chão de Giz!

Pumped Up Kicks — Foster The People

Pumped Up Kicks conta uma história que, infelizmente, é muito comum nos Estados Unidos – e tem acontecido muito aqui no Brasil também. 

A música narra o processo de planejamento de um ataque armado a uma escola. O mais interessante é que o compositor, Mark Foster, escolheu tratar o tema do ponto de vista do adolescente que planejou o crime.

Pumped Up Kicks também já foi analisada aqui no blog, que tal dar uma olhada pra entender melhor?

O Homem Que Não Tinha Nada — Projota e Negra Li

Em uma só música, o cantor e compositor Projota conseguiu resumir a história de milhares de brasileiros.

No decorrer da história, O Homem Que Não Tinha Nada conta a história de Josué, que trabalha duro como faxineiro para sustentar sua família e que tem uma situação financeira nada fácil. Além de tudo, ele tinha vários problemas de saúde, e ainda assim não perdia a fé. 

Um dia, no entanto, Josué teve o azar de encontrar outro homem que também não tinha nada, mas tinha uma faca.

Marvin — Titãs

Marvin é uma versão da música Patches, gravada pelos Titãs em 1984. A história começa com Marvin, ainda garoto, vendo o pai em seu leito de morte.

Sem o pai, ele se torna o responsável pela casa, para de estudar e começa a trabalhar cada vez mais duro, tentando cuidar da mãe e dos irmãos mais novos. 

A música nos conta como a situação faz o ciclo se repetir: assim como o pai, Marvin não pôde estudar, trabalhou muito, não teve retorno, e é o próprio refrão que nos faz entender isso, representando a fala do pai: Marvin, a vida é pra valer, eu fiz o meu melhor e o seu destino eu sei de cor.

Fim!

E aí, gostou da lista? Essas são só algumas das inúmeras músicas que contam histórias. Conta pra gente: qual dessas é a sua preferida? Acha que faltou alguma na lista?

Até mais! 👋