1 de Setembro de 2025, às 11:02
Você provavelmente já ouviu muitas músicas sobre o mês de setembro, tema comum em composições nacionais e internacionais há décadas, pelos mais diferentes motivos.
Afinal, artistas como Green Day, Ivan Lins, Beatles e Maiara & Maraisa já se inspiraram no mês de transição entre o inverno e a primavera no Brasil, marcado por mudanças na natureza e em nosso cotidiano.
Pensando nesse tema recorrente na música, em que emoções de renovação, nostalgia e celebração se encontram, preparamos uma lista especial de canções que falam sobre setembro. Veja só!
Setembro chegou, e com ele, a vontade de celebrar! Mas você sabia que esse mês tão especial inspirou diversos artistas a criarem canções memoráveis? De clássicos do rock até sucessos da MPB, a música sempre encontrou em setembro uma fonte de inspiração.
Confira as melhores músicas sobre setembro!
É praticamente impossível pensar em setembro sem lembrar de Wake Me Up When September Ends, a melancólica canção do Green Day que se debruça sobre as mudanças, a passagem do tempo e a inevitabilidade da mudança.
A referência ao mês de setembro serve como um ponto de partida para explorar temas mais profundos como a perda, a saudade e a busca por algo que já se foi, em um hit que dominou as paradas do mundo inteiro.
O significado de Wake Me Up When September Ends, do Green Day
Beto Guedes celebra a chegada da primavera e a renovação da esperança em Sol de Primavera, que fala sobre o sentimento de transformação e o recomeço que essa época do ano traz.
A canção, apesar de reconhecer as perdas e as dificuldades – como o trecho já choramos muito, muitos se perderam no caminho – propõe uma atitude otimista e a busca por tudo aquilo que possa trazer luz e alegria.
A melancólica Manhãs de Setembro, de Vanusa, é uma reflexão sobre a saudade e as lembranças associadas ao mês das flores. A música fala sobre as manhãs que trazem à tona memórias de um amor perdido, evocando um sentimento de nostalgia e reflexão.
O mês de setembro, com suas mudanças sutis na natureza e no clima, serve como pano de fundo perfeito para a faixa, simbolizando tanto o fim quanto o começo de ciclos.
September, do Earth, Wind & Fire é, sem dúvida, um dos maiores clássicos da música disco e um hino indissociável do mês de setembro. A melodia contagiante é acompanhada por uma letra positiva, convidando o ouvinte à dança e à celebração.
A composição exala positividade e esperança enquanto fala de temas como a vida, o amor e a amizade, com o icônico refrão que relembra os dias dançando em setembro.
A história da música September, sucesso de Earth, Wind & Fire
Outra música que transmite um lado mais melancólico sobre o mês de começo da primavera é Setembro (Amada), de Ivan Lins, cuja letra fala sobre o fim de um ciclo.
O mês é utilizado como exemplo de renovação e novos começos, sem deixar de lado as lembranças de amores passados. Poesia pura!
Mostrando que sua discografia vai muito além do hit Torn, Natalie Imbruglia canta sobre a renovação e expectativa que setembro traz na música Come September.
A composição mostra o mês como um momento de transição, em que as possibilidades do futuro começam a se desenhar, com uma performance emocional e visceral de Imbruglia.
Com uma batida envolvente e um som que mistura pop e elementos eletrônicos, a música Setembro, de Mahmundi, tem uma letra poética, que reflete sobre os ciclos da vida e a transição das estações.
Na interpretação da cantora carioca, o mês de dias de chuva ou de sol remete à reflexão sobre o encontro entre passado e futuro, trazendo uma sensação de renovação e calma.
Embora no Brasil setembro seja um mês de despedida do inverno, no Hemisfério Norte, é o período que mostra a aproximação do frio do inverno – e é essa a essência de A Lonely September, um clássico emo da banda Plain White T’s.
A música canta sobre a dor de um amor perdido e o vazio deixado pela ausência de alguém especial, utilizando setembro como alegoria para a introspecção e o confronto com a solidão, o que torna esse mês um símbolo de momentos difíceis e crescimento pessoal.
Em Setembro, da banda Papas da Língua, é uma música que celebra o renascimento e a esperança, com uma letra romântica, que aborda a renovação de sentimentos e a chance de um recomeço.
Na faixa, setembro é retratado como um período de florescimento, em que o amor pode renascer e novas possibilidades se abrem, como uma metáfora para a transformação e a promessa de dias melhores.
Até os Beatles se renderam ao encanto de setembro na música September In The Rain, uma interpretação nostálgica da canção de Dinah Washington lançada em 1937.
O clássico associa setembro à lembrança de um amor antigo, capturando a imagem das chuvas comuns nesse mês como um símbolo de saudade e de momentos marcantes que ficaram no passado.
Maiara e Maraisa se juntaram à saudosa Marília Mendonça para gravar 10 de Setembro, que marca uma data como um momento de profunda saudade e dor.
A letra fala sobre um amor interrompido que se traduziu em uma perda irreparável, transformando setembro em um mês de luto e reflexão.
O mês das flores é também um momento de reflexão e renovação, no ritmo das mudanças da natureza e do clima. Não coincidentemente, é um tema que já inspirou incontáveis artistas a gravarem suas próprias interpretações sobre a data.
Para conhecer outros hits emocionantes inspirados no nono mês do ano, solte o som na playlist de músicas sobre setembro e comece o mês da chegada da primavera com muita inspiração!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.