31 de Outubro de 2020, às 19:00
Medo, tensão, desconforto e repugnância são algumas das sensações causadas pelas obras de horror. Com a música não é diferente: muitos compositores são mestres na arte de reproduzir essas sensações através dos sons, vozes e ruídos.
Não à toa, a música é uma peça fundamental em filmes de terror: o que seria de Psicose, por exemplo, sem a sua icônica trilha sonora? Bem menos assustador, no mínimo.
E o que falar das festas de dia das bruxas, cada vez mais populares no Brasil, sem as músicas aterrorizantes de Halloween?
Pensando nisso, reunimos aqui algumas das músicas de terror mais sombrias, que vão desde canções pop até as marcantes trilhas dos filmes, para ajudar você a montar aquela playlist arrepiante. Dá uma olhada nas faixas que vêm por aí:
Confira a nossa a seleção e aproveita pra contar pra gente: qual música você acrescentaria na lista?
Uma música encomendada por ninguém menos que o mestre do terror, Stephen King, para a trilha sonora do filme Cemitério Maldito, adaptação do livro de mesmo nome. Para ficar ainda mais assustador, o vídeo de Pet Sematary é gravado em um cemitério. Um clássico!
Ghost Town foi lançada em 1981 durante as revoltas que aconteciam devido à recessão no Reino Unido.
Ela fala sobre a violência e a decadência urbana e tem um clima bem sombrio de ameaça e lamentação, com direito a um coro arrepiante de crianças.
Muita gente conhece o lado diva da Beyoncé, mas a verdade é que a Queen Bee também tem o seu lado bizarro. Prova disso é a música Haunted, lançada em 2013 no álbum Beyoncé.
A faixa foi inspirada no trabalho do produtor de música eletrônica Aphex Twin e ganhou um videoclipe pra lá de assustador.
Confira as melhores músicas da Beyoncé
Lançada em 2011, no álbum Goblin, Nightmare tem tudo o que uma boa música de terror precisa: uma letra sombria, um arranjo tenso e vozes esquisitas.
The Rocky Horror Picture Show é um filme musical de comédia de terror cult que faz uma homenagem aos filmes B de terror e ficção científica dos anos 30 aos anos 70.
The Time Warp é um dos maiores clássicos do filme e não pode faltar em nenhuma playlist de terror que se preze.
Uma dica que vai agradar aos fãs da Motown e de Thriller, do Michael Jackson, é Somebody’s Watching Me, de Rockwell. Não só as músicas poderiam ser primas como o próprio Rei do Pop canta no refrão.
A letra fala sobre o medo paranóico de perseguição e tem um videoclipe na mesma pegada, que inclusive faz referência ao filme Psicose.
Béla Lugosi foi um ator húngaro de filmes de terror, que ficou muito famoso por sua interpretação definitiva do Conde Drácula.
O astro, falecido em 1956, ganhou uma espécie de homenagem da banda Bauhaus em 1979: Bela Lugosi’s Dead, considerada como a primeira música gótica gravada. A sombria canção fez parte da trilha do filme vampiresco Fome de Viver.
Fãs das séries Suits, The Royals e Lúcifer vão reconhecer essa: Cold Blood, música da banda formada pelo produtor Dave Bassett, é uma música ameaçadora na qual um assassino frio fala em primeira pessoa que está vindo te pegar.
Consegue ser assustadora e sexy ao mesmo tempo.
Kanye West conseguiu reunir um elenco de peso para uma canção igualmente pesada: Monster compara os artistas a figuras de horror como Godzilla, King Kong, a Noiva do Chuck, chupadores de sangue, entre outros, para rebater críticas de forma intimidadora.
A música ganhou um videoclipe que não é para os fracos, no qual os cantores aparecem cantando e dançando em meio a cadáveres.
Sympathy For The Devil é uma dessas músicas afrontosas de rock que fez com que os Rolling Stones fossem acusados de satanismo.
Foi regravada por diversos artistas: dentre as versões mais icônicas estão a do Guns N’ Roses, incluída na trilha de Entrevista Com o Vampiro, e de Cláudia Ohana, que gravou a música para a novela Vamp.
A música tema de Arquivo X é tão icônica que se tornou um obra cult, muito referenciada e satirizada por aí. Sendo assim, a composição de Mark Snow ganhou um remix moderno pra lá de dançante, que vai fazer sucesso em qualquer festinha e evento de terror e mistério.
E por falar em trilhas clássicas, a dramática abertura de The Phantom of The Opera é uma peça arrepiante e excelente para deixar aquele climão.
Se você estiver a fim de criar um clima ainda bem tenso, pode apostar na música tema de O Exorcista. Vai deixar todo mundo de cabelo em pé, pensando em cenas terríveis de cabeças girando.
Para ficar ainda mais pesado na nossa seleção de músicas de terror: nada mais horripilante que a música tema de Freddy Krueger. O que são aquelas crianças cantando Um, dois, Freddy está vindo para você? 😱 É pra fazer qualquer um perder o sono.
E nada melhor pra encerrar a nossa lista com ela: a música tema de Psicose! Trilha lendária de um filme clássico.
Se você gosta de músicas de terror e quer ouvir mais canções do gênero, aumenta o som e vem curtir a nossa seleção de músicas de Halloween!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.