Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas da discografia de Neil Young, gigante do rock

Listas musicais · Por Érika Freire

11 de Março de 2022, às 12:00

Neil Young nasceu no Canadá, mas ficou conhecido como uma lenda do rock americano, embora seu estilo musical misture estilos como o folk, hard e country rock.

Neil Young
Créditos: Divulgação

O compositor e guitarrista construiu a sua carreira nos Estados Unidos e se tornou um dos músicos mais influentes da história da música. É considerado pela revista Rolling Stone o 17º melhor guitarrista do mundo.

Com mais de 50 anos de carreira, Neil Young é dono de uma extensa discografia e sempre se permitiu experimentar e arriscar. Tanto que renega os rótulos e prefere caminhar ao lado da imprevisibilidade.

Para homenagear esse gigante do rock, vamos relembrar as melhores músicas da discografia de Neil Young! 

O melhor da discografia de Neil Young

Por não gostar de ser rotulado, Neil Young levou para a sua carreira a máxima de apenas fazer o que gosta, que é música. Isso lhe permitiu criar uma discografia extensa, com cerca de 40 álbuns de estúdios, sem contar os que lançou com o supergrupo Crosby Stills Nash & Young e com a banda Buffalo Springfield.

Crosby Stills Nash & Young
Crosby Stills Nash & Young / Créditos: Divulgação

Em 1968, o músico lançou seu primeiro disco solo autointitulado, período em que a mistura de folk, country e rock se tornaram mais evidentes em suas criações. Na sequência, Neil Young lançou Everybody Knows This is Nowhere, álbum que marca sua estreia com a banda Crazy Horse. 

Considerado pela crítica um dos álbuns mais potentes, trouxe canções importantes da carreira de Neil Young como Cinnamon Girl, Down By The River e Cowgirl In The Sand.  

A discografia de Neil Young segue com os álbuns After The Gold Rush, de 1970, Harvest, lançado em 72, Time Fades Away, álbum ao vivo de 73, On The Beach, 74, entre muitos outros, já que o músico mantém até hoje uma produção constante. 

Capa do álbum After the Gold Rush, de Neil Young
Capa do álbum After the Gold Rush / Créditos: Divulgação

Além de Everybody Knows This is Nowhere e Harvest, Tonight’s the Night, Zuma, Freedom, Comes a Time e Rust Never Sleeps são discos que costumam aparecer em listas de melhores álbuns de Neil Young. 

Para sintetizar suas melhores canções, se é que isso é possível, vamos conferir a seguir alguns dos maiores sucessos de Neil Young.

Harvest Moon

Em Harvest Moon, Neil Young faz uma homenagem à sua esposa, Pegi Young. A canção foi lançada em 1992, no álbum Harvest Moon, que inclusive está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

O clipe da canção é todo romântico com Young dançando com sua esposa.

Heart Of Gold

Heart Of Gold que faz parte do disco Harvest, o quarto da discografia de Neil Young, traz uma bela introdução com o som da gaita.

Considerada pela revista Rolling Stone uma das 500 melhores músicas de todos os tempos, Heart Of Gold é uma ótima pedida para quem está começando a conhecer as músicas de Neil Young.  

Old Man

O álbum Harvest trouxe mais uma excelente música da carreira de Neil Young, Old Man, música escrita para zelador de um rancho que Neil Young comprou, em 1970. 

Na letra, o compositor faz relações com a vida de um jovem com a de um senhor, dizendo que ambos podem parecer distantes pela idade, porém sentem necessidades semelhantes. 

Rockin’ In The Free World

Um dos maiores sucessos de Neil Young, Rockin’ in the Free World faz uma crítica ao ex-presidente americano George H. W. Bush. A música faz parte do álbum Freedom, o 17º da discografia de Neil Young.

Em 1993, Neil Young e Pearl Jam tocaram juntos Rockin’ In The Free World no MTV Video Music Awards, um momento icônico. Assim como a canção Hey Hey, My My (Into The Black), a música ganhou duas versões.

Hey Hey, My My (Into The Black)

Presente no álbum Rust Never Sleeps, lançado em 1979, Hey Hey, My My (Into The Black), é uma versão mais pesada que Young compôs influenciado pelo punk rock do final dos anos 1970.

É mais um sucesso do músico, muito reverenciado pelos fãs de Neil Young. 

My My, Hey Hey (Out Of The Blue)

My My, Hey Hey (Out Of The Blue) é a versão mais suave gravada ao vivo no início de 1978, na Boarding House em San Francisco, Califórnia.

O trecho It’s better to burn out than to fade away (É melhor queimar que desaparecer aos poucos) se tornou polêmico após aparecer na carta de suicídio de Kurt Cobain.  

Only Love Can Break Your Heart

Outra música para você curtir na discografia de Neil Young é Only Love Can Break Your Heart, presente no disco After The Goldrush, lançado em 1970. Apesar de não admitir em entrevista, a teoria é que o cantor teria escrito inspirado na separação de Joni Mitchell e Graham Nash.    

Cinnamon Girl

Não poderia faltar uma lá dos primórdios da carreira de Neil Young! Cinnamon Girl está presente em seu primeiro álbum, Everybody Knows This Is Nowhere, lançado em 1969.

As músicas Cowgirl In The Sand, Cinnamon GirlDown By The River, todas do disco de estreia de Neil Young, foram compostas enquanto ele estava com uma febre altíssima em sua casa em Topanga, na Califórnia.

Comes a Time

Os versos de Comes a Time fazem reflexões sobre a montanha russa que é a vida, uma hora você está perdido e em outro momento mais calmo. A música faz parte do disco homônimo, nono lançado por Neil Young, em 1978.

Cowgirl In The Sand

Cowgirl In The Sand retrata a impressão de Neil Young a respeito das praias da Espanha, embora ele ainda não tivesse as visitado na época em que compôs.

Ao ler, parece mais é que o cantor retrata uma mulher e a visão que tem sobre ela. É mais um sucesso de seu primeiro álbum, Everybody Knows This Is Nowhere.

Down By The River

Letra com significados distintos dados pelo próprio Neil Young. Down By The River fala sobre alguém que atirou em seu amor, embora o cantor tenha explicado que não signifique um assassinato literal, mas um choro desesperado.

Outra explicação de Young é que a música retrata o temperamento explosivo de um homem que viu sua mulher o traindo e decide atirar nela.

Like a Hurricane

Like a Hurricane entrou para o setlist de quase todos os shows de Neil Young e faz parte do álbum American Stars ‘n Bars, lançado em 1977. Ele teria escrito a canção com a ajuda de um vizinho, em 1975. 

Relembre canções de protesto

Muitas canções são criadas para divertir, mas há também os artistas que aproveitam a música para retratar problemas sociais, políticos ou econômicos. Selecionamos algumas 10 músicas de protesto que valem a pena a gente relembrar!

Canções de protesto

Confira: