Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Nothing Else Matters: confira o significado do sucesso do Metallica

Analisando letras · Por Érika Freire

6 de Outubro de 2020, às 12:00

Nothing Else Matters é uma das músicas mais populares do Metallica, sendo facilmente reconhecida pela famosa introdução da guitarra de Kirk Hammett.  

Metallica
Créditos: Divulgação

Escrita pelo vocalista James Hetfield, a música fala sobre um sentimento particular do cantor e, exatamente por isso, quase ficou de fora do repertório da banda.

Mas, para sorte dos fãs, ela foi lançada dentro do Black Album e acabou se tornando uma das melhores músicas do Metallica

Com sentido ambíguo, Nothing Else Matters fala da saudade que podemos sentir das pessoas que estão distantes. Vamos conferir melhor o significado da música? 

Nothing Else Matters: significado da canção

So close no matter how far (Tão perto, não importa o quão distante)
Couldn’t be much more from the heart (Não poderia ser muito mais do coração)
Forever trusting who we are (Para sempre confiando em quem nós somos)
And nothing else matters (E nada mais importa)

A distância dos amigos, dos familiares e da namorada faz com que o personagem se dê conta de seus sentimentos de saudade.

Porém, ele se firma na confiança em si mesmo e sabe que está tudo bem; essa distância não importa, já que o coração de todos estão conectados. 

Never opened myself this way (Eu nunca me abri deste jeito)
Life is ours, we live it our way (A vida é nossa, nós a vivemos do nosso jeito)
All these words I don’t just say (Todas estas palavras que eu não apenas digo)
And nothing else matters (E nada mais importa)

Como escreveu durante uma turnê, James certamente foi acometido por um momento de muita reflexão e percebeu que essa era a sua vida: ele tinha se tornado um músico de sucesso que precisava lidar com o sentimento de saudade com frequência

James Hetfield
James Hetfield / Créditos: Divulgação

Nesta estrofe, o autor reconhece que tudo isso fez com que ele se abrisse e declarasse o que está sentindo neste momento. Assim é a vida e o personagem precisa encarar, ser forte e abraçar o seu jeito e a forma como ele escolheu viver.

Trust I seek and I find in you (Confiança eu procuro e eu encontro em você)
Every day for us something new (Todo dia para nós, algo novo)
Open mind for a different view (Mente aberta para uma visão diferente)
And nothing else matters (E nada mais importa)

O que ele quer dizer na letra é que todos os sentimentos bons, saudades e o amor que tem pela companheira e pelos demais permanece mesmo com ele estando longe. Ele tem essa confiança de que eles também continuarão o amando. 

Ele vive a experiência de cada dia ter algo novo, um destino diferente, e é preciso ter a mente aberta para conviver com tudo isso. Se os sentimentos estão e permanecem em ordem, todo o resto não importa! 

Never cared for what they do (Nunca me importei com o que eles fazem)
Never cared for what they know (Nunca me importei com o que eles sabem)
But I know (Mas eu sei)

O refrão reforça a segurança que o personagem tem, independente do que digam, de que o que vale é o que ele sente e ele tem consciência a respeito de si mesmo. 

A música é como um momento de iluminação no qual ele reforça o seu autoconhecimento para lidar com as adversidades

James também comentou que considera essencial escrever coisas boas para que ele possa se sentir bem: 

E eu fiz uma baladinha feliz que me fazia sentir legal, mas ela acabou sendo lançada. Sou grato por eles terem levado adiante, é uma canção com a qual muitas pessoas se conectam.

Nothing Else Matter: a história da composição

Mesmo o jeito durão de James Hetfield não o impediu de ser inspirado a compor a maior balada do Metallica, que se tornou um dos maiores hits da banda de heavy metal. 

James começou a escrever a música durante a turnê Justice, em 1990, e chegou a compartilhar alguns trechos com a sua namorada pelo telefone.

Metallica
Créditos: Divulgação

Por conta dessa informação romântica que saiu na imprensa sobre os bastidores da composição de Nothing Else Matters, a canção acabou ganhando uma interpretação ambígua. 

Pode ser compreendida como uma canção de amor, que fala da saudade da companheira, mas também tem um ponto de vista mais geral.

Hetfield deixou clara essa dúvida sobre a música ao comentar que o tema central é o amor fraterno, não apenas entre familiares de sangue, mas também entre irmãos e amigos

Como a letra não menciona nenhum romance ou fala especificamente de um personagem feminino, podemos compreendê-la como uma canção que fala sobre ausência

Por conta da turnê, James estava distante dos familiares, dos amigos e da namorada e isso acabou despertando nele a inspiração para falar sobre a saudade. 

Na época, o vocalista apresentou a letra e o riff inicial ao baterista Lars Ulrich, que gostou e sugeriu que Nothing Else Matters fosse aproveitada no próximo álbum. 

Lars Ulrich
Lars Ulrich / Créditos: Divulgação

Porém, James não queria, porque ele sentia a canção como algo muito particular dele. Ele chegou a dizer durante uma entrevista: 

Era uma música que não pensava em tocar para outras pessoas, apenas para mim mesmo. Os caras da banda ouviram Nothing Else Matters e acharam que ela era fantástica. Eu disse que eles estavam loucos, era apenas uma baladinha feliz que fazia eu me sentir legal.

James só cedeu depois que o produtor Bob Rock insistiu. Aí, Lars Ulrich e Kirk Hammett também contribuíram para tornar Nothing Else Matters o que ela é hoje.  

Que tal conferir o significado da música Enter Sandman?

Enter Sandman é mais um dos sucessos do Metallica, presente no icônico Black Album. A música foi inspirada em um personagem folclórico que durante as madrugadas aparece para colocar grãos de areia nos olhos das crianças. 

Vem conhecer melhor a história por trás da música Enter Sandman.  

enter sandman significado

Leias outros conteúdos sobre rock