Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a nova geração da música pop brasileira

História da música · Por Renata Arruda

17 de Julho de 2021, às 19:00

Quando se fala em música pop, automaticamente a gente pensa no óbvio: Madonna, Beyoncé, Taylor Swift… Mas o pop vai muito além disso, principalmente na nova geração.

Por definição, ele é formado por ritmos e sons que são populares, que agradam às massas formadas pelos mais variados tipos de pessoas, com gostos e origens diferentes.

Por isso, o pop nunca sai de moda: a música se reinventa, novos artistas surgem, novos gêneros vão sendo criados, a cultura muda e isso não é bom nem ruim — é apenas o movimento natural das coisas. Como diria Belchior, o novo sempre vem.

Pensando nisso, resolvemos mostrar um pouco da nova geração da música pop, principalmente no Brasil, para você saber quais são as novas tendências e os novos artistas que estão movimentando o cenário. Vem ver!

A nova geração da música pop brasileira

A música pop feita atualmente é plural: se antes o gênero estabelecido como pop dominava as paradas, com suas fórmulas feitas sob medida seguindo padrões americanizados, hoje o que faz sucesso popular está mudando de cara

Sim, o pop internacional, o hip hop e o reggaeton ainda permanecem muito presentes, principalmente se considerarmos artistas de grande porte como a Anitta, por exemplo.

No entanto, ritmos que antes eram considerados de nicho agora são apropriados com orgulho pelos novos artistas.

Estamos falando aqui do funk, da pisadinha, do tecnobrega, do forró, do pagodão. E também, é claro, de gêneros como o rap, o sertanejo, o romântico, a MPB, que antes eram vistos como feitos para um público segmentado, o que hoje não acontece mais.

A cara do pop no Brasil

Se parece difícil definir uma cara para a música pop feita no Brasil atualmente, é porque é mesmo.

O som que emerge do cenário independente e vem conquistando o mainstream não foge das raízes de melodias cativantes, refrãos grudentos, ritmo dançante e letras fáceis de lembrar, geralmente falando sobre amor.

Contudo, longe de ser batido, os novos artistas trazem elementos pouco comuns ao que geralmente se via na programação das grandes rádios e programas de TV.

São elementos que trazem muito de uma cultura fora do eixo Rio-SP, como é o caso de Anavitória e sua Amarelo, Azul e Branco, repleta de referências ao Tocantins, por exemplo.

Não que a mistura de ritmos e referências tradicionais sejam novos: temos todo um passado de artistas da tropicália, da psicodelia, do Pessoal do Nordeste, e outros pioneiros que fizeram isso há muito tempo.

Mas foram poucos os que conseguiram, de fato, quebrar barreiras e alcançar um público mais amplo como muitos nomes da nova geração do pop estão conseguindo.

Basta lembrar que não faz tanto tempo assim que a paraense Gaby Amarantos emplacou a música Ex Mai Love na abertura da novela Cheias de Charme, fazendo o tecnobrega se tornar sucesso em todo o país.

Artistas da nova geração do pop que você precisa conhecer

Com uma tradição musical riquíssima, não é de se espantar que o Brasil tenha uma pluralidade de artistas que fazem música pop de qualidade, independente do nicho que tentem encaixá-los.

Pra você conhecer um pouquinho mais da nova geração da música pop brasileira, separamos alguns músicos imperdíveis, que você deveria incluir já na sua playlist. Confira!

IZA

A carioca IZA foi descoberta em 2016 pelo YouTube e em 2017 estreou seu primeiro single oficial, Te Pegar. Com um som que mistura o R&B, o pop e o reggae fusion, lançou seu primeiro álbum, Dona de Mim, em 2018.

Desde então a cantora não parou de crescer: foi indicada a um Grammy Latino, entrou na lista dos 100 negros mais influentes do mundo e foi eleita pela revista Time como uma das Líderes da Próxima Geração. Poderosa.

Duda Beat

Duda Beat é um fenômeno! A recifense lançou seu primeiro álbum, Sinto Muito, em 2018 e logo já foi considerada como a rainha da sofrência pop, impulsionada pelo sucesso da canção Bixinho.

Premiada, a cantora já gravou um EP com Nando Reis e está dando o que falar com seu novo trabalho, Te Amo Lá Fora.

Jão

Se Duda Beat é a rainha da sofrência pop, podemos dizer que Jão é um dos príncipes. Romântico, o cantor também foi descoberto pelo YouTube e em 2016 lançou seu primeiro single, Dança Pra Mim.

Seu primeiro álbum autoral, Lobos, foi lançado em 2018 e emplacou 7 músicas no Top 200 do Spotify. Seu último trabalho foi o álbum Anti-Herói, de 2019.

Jaloo

Um dos nomes mais modernos e inovadores da música pop brasileira, o som de Jaloo é definido como indietronica, uma mistura de música eletrônica com indie.

O artista começou sua carreira fazendo remixes de músicas brasileiras com estrangeiras, até lançar seu primeiro álbum em 2015, intitulado como #1.

Recentemente, o músico paraense lançou o projeto Os Amantes, ao lado de Arthur Kunz e Leo Chermont.

Melim

Trio formado pelos irmãos Rodrigo, Gabriela e Diogo Melim, a banda Melim estreou em 2018 com seu primeiro álbum, homônimo.

Fazendo uma mistura de reggae, pop, surf music e MPB, o trio é conhecido pelas canções good vibes, que abordam assuntos românticos.

Em 2020, a banda lançou o EP Eu Feat. Você, com participações de artistas como Lulu Santos, Rodrigo Suricato, Rael, Projota e Saulo Fernandes.

Djonga

Djonga é considerado como um dos principais rappers da atualidade. Com letras pesadas e politizadas, que chamam a atenção para as vivências de pessoas negras e periféricas do país, o artista tem o objetivo de mostrar que o rap não é uma música marginalizada, como muitos ainda pensam.

Depois do sucesso do aclamado álbum Ladrão, em 2020 Djonga lançou Histórias da Minha Área. Com ele, o artista se tornou o primeiro brasileiro a ser indicado ao prêmio BET Hip Hop Awards, focado na cultura negra.

Barões da Pisadinha

Dificilmente alguém não ouviu falar nos Barões da Pisadinha e suas canções que misturam o tecnobrega ao forró eletrônico.

Formado em 2015, o duo baiano já era sucesso nas regiões Norte e Nordeste antes de estourar nacionalmente com o hit Recairei.

Continue ouvindo o melhor do pop!

Se você curte música pop e quer continuar curtindo os artistas da nova geração, vem curtir a playlist Pop Brasil e fique por dentro do melhor da música popular brasileira!

Pop Brasil