Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Pagu, de Rita Lee: conheça hino da causa feminista

Conheça o significado de Pagu, música de Rita Lee e Zélia Duncan, e saiba mais sobre a figura histórica que inspirou a canção.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

6 de Junho de 2023, às 12:00

O significado da música Pagu, de Rita Lee, se transformou em verdadeiro hino de empoderamento e libertação feminina ao longo dos anos.

Lançada em 2000 como parte do álbum 3001, a faixa foi composta em parceria com Zélia Duncan e traz uma mensagem forte e impactante, que aborda questões relacionadas ao poder feminino e enfrentamento das normas sociais.

Rita Lee e Zelia Duncan
Créditos: Divulgação

A música faz referência à figura de Patrícia Galvão, também conhecida como Pagu, uma mulher à frente de seu tempo que se destacou como escritora, jornalista e ativista política no Brasil na década de 1930.

A canção é carregada de simbolismos e metáforas, trazendo à tona a força da mulher que se recusa a se encaixar nos padrões estabelecidos pela sociedade: uma exaltação à liberdade e coragem de ser autêntica. 

Vem conhecer um pouco mais sobre uma das melhores músicas de Rita Lee!

Pagu, de Rita Lee: o significado por trás da música

A música brasileira sempre foi um espaço de expressão e resistência para as mulheres. Ao longo dos anos, diversas artistas deixaram suas marcas e influenciaram gerações de compositoras, incluindo a saudosa Rita Lee. 

Mais que isso: é praticamente impossível falar sobre o feminismo na música brasileira sem mencionar Rita Lee, uma das mais importantes compositoras do país.

A artista, falecida em maio de 2023, deixou um rico repertório de músicas com temáticas feministas, que abordam questões de empoderamento, liberdade e resistência, incluindo Pagu, cujo significado inspirou muitas mulheres a lutar por igualdade.

Patrícia Galvão: a Pagu por trás da música

Patrícia Galvão foi uma das jornalistas mais notáveis do Brasil na década de 1930, mas teve uma atuação que foi muito além da profissão que exercia. 

Nascida no interior de São Paulo em uma família tradicional e conservadora, ela era uma mulher à frente de seu tempo, que tinha cabelo curto, fumava, bebia, utilizava roupas sensuais, falava palavrões e fazia mais uma porção de coisas mal-vistas à época.

Pagu
Créditos: Divulgação

Escritora, poetisa, diretora de teatro, desenhista e musa de nomes como Plínio Marcos e Raul Bopp, a jornalista foi também uma militante comunista e a primeira mulher no Brasil presa por convicções políticas.

Essa figura tão polêmica quanto lendária, que desafiava convenções, foi homenageada por Rita Lee e Zélia Duncan em Pagu, canção que a imortalizou definitivamente como uma fonte de inspiração e revolução para as mulheres brasileiras. 

As mensagens ocultas no significado de Pagu, de Rita Lee e Zélia Duncan

Nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda, escreveram Rita Lee e Zélia Duncan em uma declaração provocativa, que reafirma a importância de Pagu enquanto mulher à frente de seu tempo.

Motivos por trás dessa declaração não faltam, já que a jornalista desafiou estereótipos e preconceitos arraigados na sociedade brasileira na década de 1930 e foi alçada a símbolo de liberdade e autonomia.

No trecho acima, o significado de Pagu, de Rita Lee, lembra os ouvintes que não devem julgar ou rotular as mulheres com base em estereótipos superficiais: cada mulher é única, com sua própria essência e liberdade de ser quem quiser

Mexo, remexo na inquisição, só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão, canta Rita Lee, salientando o poder das mulheres que se recusam a viver dentro do padrão social e acabam sendo “atiradas” metaforicamente à fogueira

Sou rainha do meu tanque

Sou Pagu indignada no palanque

Hanhan! Ah! Hanran!

Fama de porra louca, tudo bem!

Minha mãe é Maria Ninguém

Hanhan! Ah! Hanran!

E continua, fazendo trocadilhos com as palavras “tanque” e “palanque”, referindo-se ao ativismo político pelo qual Pagu, uma militante comunista em plena década de 1930, ficou conhecida.

Discórdia por trás da música: o rompimento de Rita Lee e Zélia Duncan

Pouco depois do lançamento de Pagu, a amizade de Rita Lee e Zélia Duncan sofreu um duro golpe: as cantoras e compositoras romperam laços em 2006, após Duncan entrar para a nova formação da banda Os Mutantes.

Em entrevista ao jornal O Globo, em 2021, Zélia Duncan explicou que chegou a pedir a benção de Rita Lee para assumir os vocais da banda – da qual Rita foi expulsa na década de 1970.

A aprovação, porém, nunca foi dada. Ela sumiu, contou Duncan, explicando que nunca mais voltou a falar com a antiga amiga. 

Em maio de 2023, após a notícia da morte de Rita Lee, a cantora fez uma emocionante publicação nas redes sociais, alegando não haver mágoas: Toda vez que uma mulher erguer a voz e o instrumento será um tanto Rita, escreveu. 

A sonoridade rebelde de Pagu: reflexo da versatilidade de Rita Lee

Para acompanhar o forte significado de Pagu, Rita Lee apostou na mistura de diferentes estilos musicais, como rock, pop e música brasileira.

No fim das contas, esse mix reflete não apenas a riqueza e a versatilidade da própria música, mas também a trajetória musical de Rita Lee ao longo dos anos.

A cantora e compositora sempre foi uma artista inovadora e experimental, que buscou novas sonoridades e influências em sua música, desde sua passagem pela banda Os Mutantes, nos anos 1960, até a carreira solo.

Em Pagu, isso ressoa nos riffs de guitarra enérgicos e na batida pulsante que dão o tom revolucionário da canção, enquanto a faixa evolui para uma melodia cativante com refrões memoráveis: traço do pop absorvido pela cantora.

A diversidade musical de Pagu enriquece a experiência auditiva e reflete a abertura de Rita Lee para a exploração e a fusão de estilos musicais: exemplo emblemático da capacidade de Rita Lee de transcender rótulos e limitações.

Significado de Pagu, de Rita Lee: sucesso instantâneo de Rita Lee nos anos 2000

Com tão complexo significado, Pagu, de Rita Lee, foi um dos maiores sucessos do álbum 3001, lançado em 2000, que traz também outros hits, incluindo Erva Venenosa e O Amor em Pedaços.

Álbum 3001, da música Pagu, de Rita Lee
Créditos: Divulgação

A música inspirada em Patrícia Galvão foi recebida com entusiasmo tanto pela crítica quanto pelo público desde o seu lançamento, graças à sua mensagem poderosa e sua abordagem da luta por igualdade de gênero.

A canção foi abraçada especialmente pelo movimento feminista, que a adotou como um hino de empoderamento e resistência por conta da mensagem de autoafirmação e quebra de estereótipos da letra.

Significado de Pagu, de Rita Lee, e outras músicas atemporais da rainha do rock

O significado de Pagu, de Rita Lee e Zélia Duncan, mostra que a maior compositora e intérprete do rock brasileiro deixou um legado imortal na nossa música.

Por isso, te convidamos a conferir uma seleção com as melhores músicas de Rita Lee: 14 clássicos da rainha do rock para matar a saudade desse grande ícone da música brasileira.

Clique e descubra por que sua música continua a ressoar com força e relevância, cativando novas gerações e mantendo-se como uma referência incontestável na história da nossa música!

As melhores: Rita Lee