Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Pearl Jam: as melhores músicas do maior representante do grunge

Nostalgia · Por Érika Freire

19 de Novembro de 2020, às 19:00

Considerada a banda de rock mais popular da década de 90, o Pearl Jam é a lenda viva do Movimento Grunge, surgido em Seattle, no final dos anos 80. 

Vestidos com suas tradicionais camisetas xadrez, a banda composta por Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard, Mike McCready e Matt Cameron se tornou uma das mais bem sucedidas da história do rock, mesmo indo contra o mainstream. 

Pearl Jam
Créditos: Divulgação

No início da carreira, eram pouco adeptos aos videoclipes e raramente concediam entrevistas, mas isso não impediu que eles conquistassem o mundo. 

São muitos os sucessos que valem a pena entrar para uma bela playlist, mas aqui a gente tenta reunir os imperdíveis. Bora lá curtir o melhor do Pearl Jam?

As melhores músicas do Pearl Jam

Vem conferir a nossa seleção especial de músicas do Pearl Jam e no final conta pra gente a sua preferida! 

Black

Já apaga as luzes e acende o isqueiro para ouvir esse grande clássico do Pearl Jam. Black foi escrita por Eddie Vedder e fala de um homem de coração partido que lembra de uma paixão do passado.

Better Man

Eddie Vedder compôs Better Man quando ainda era adolescente. Sentado em sua cama em San Diego, chegou a se perguntar se um dia alguém iria ouvir sua criação. O mundo inteiro não só ouviu como ama, Eddie! 😆  

Rearviewmirror

Agora, que tal uma bem animada para a playlist com a eletrizante Rearviewmirror, que faz parte do álbum Vs., lançado em 1993?

Uma curiosidade: Rearviewmirror foi uma das primeiras canções em que o vocalista Eddie Vedder assumiu a guitarra durante os shows da banda.

State Of Love And Trust

A imperdível State Of Love And Trust foi escrita por Eddie Vedder e fez parte da trilha sonora do filme Vida de Solteiro, de 1992. A canção entrou para a coletânea Rearviewmirror: Greatest Hits 1991–2003. 

Alive 

Uma das mais aguardadas nas apresentações do Pearl Jam, Alive é uma das faixas do histórico álbum Ten, o primeiro da banda. A letra foi inspirada em uma experiência pessoal de Eddie Vedder.

Análise e história da música Alive, do Pearl Jam

Last Kiss 

O tom de balada romântica de Last Kiss conquistou os fãs da banda quando o Pearl Jam lançou a regravação, no final dos anos 90. A canção original é da década de 60, criada por Wayne Cochran. 

Conheça a história da música Last Kiss, hit do Pearl Jam

Corduroy  

Corduroy foi escrita por Eddie Vedder e tem uma letra difícil, que fala de um personagem solitário com a mente perturbada, e que parece se sentir decepcionado com alguém que um dia acreditou ser seu amigo. 

Just Breathe

Ah, que baladinha mais encantadora! Just Breathe está presente no 9º disco lançado pela banda, Backspacer, de 2009. A canção fez parte da trilha sonora de diversos filmes e programas de televisão. 

Os versos de Just Breathe são lindos e dá até para usar para declarar o seu amor, olha só:

Did I say that I need you? (Eu já disse que preciso de você?)
Oh, did I say that I want you? (Oh, eu já disse que quero você?)
Oh, if I didn’t I’m a fool you see (Oh, se eu não disse, então eu sou um tolo)

Sirens 

Outro grande sucesso do Pearl Jam, Sirens está presente no álbum Lightning Bolt, lançado em 2013. Tem melodia leve e letra profunda que manda recado: quero que você saiba que, se eu partir, eu sempre te amei, sempre te mantive no topo.

Elderly Woman Behind The Counter In a Small Town

O Pearl Jam era o headliner do Lollapalooza 2013 e a banda abriu muito bem o seu show com Elderly Woman Behind The Counter In a Small Town, levando os fãs à loucura. 

A letra fala sobre uma senhora que vive em uma cidade pequena, nunca ousou sair e reconhece um amor do passado, que um dia foi embora e agora retorna à cidade.

Jeremy

Presente no disco Ten, Jeremy é sem dúvida a música de maior popularidade da banda.

Eddie Vedder se inspirou após ler no jornal sobre o suicídio de Jeremy Wade Delle, que se matou diante de seus colegas de classe, em 1991. 

Conheça a história da música Jeremy, do Pearl Jam

Nothing Else It Seems

O baixista Jeff Ament voltou à sua infância, passada na área rural do estado de Montana, para escrever a incrível Nothing Else It Seems

Ele chegou a comentar que é uma música sobre julgamentos e sobre a dificuldade de entender a realidade do próximo. 

Even Flow

O rock agitado de Even Flow, que faz o fãs pularem nos shows do Pearl Jam, se contrapõe à dura realidade contida na letra. Escrita por Vedder, Even Flow fala da experiência vivida pelos moradores de rua. 

O vocalista declarou certa vez que queria ensinar um pouco sobre a realidade das ruas. 

Ali do outro lado da rua, há uma pequena comunidade de sem-tetos que moram embaixo da ponte. Vocês deveriam saber que essa pessoas não são loucas e, às vezes, não é culpa deles, declarou Vedder. 

Footsteps

Mais um grande sucesso do Pearl Jam, Footsteps foi composta por Eddie Vedder e Stone Gossard e entrou para o álbum duplo Lost Dogs, lançado em 2003 e que reúne músicas não lançadas nos discos anteriores.

Yellow Ledbetter

Música queridinha dos fãs, Yellow Ledbetter foi composta na época da Guerra do Golfo e teorias indicam que foi inspirada em um amigo Vedder, que teria recebido uma carta amarela com a notícia de que seu irmão teria morrido na guerra.

Uma curiosidade sobre Yellow Ledbetter é que foi uma das primeiras músicas que ao Pearl Jam compôs com a banda formada.

Confira as melhores frases do Pearl Jam 

O Pearl Jam já tem mais de 30 anos de carreira e ainda é uma das maiores bandas de rock em atividade. Ao lado de nomes como Nirvana, Alice in Chains e Soundgarden, eles formaram o chamado Movimento Grunge. 

A banda têm diversas músicas que trazem boas reflexões e reunimos pra você as melhores frases do Pearl Jam para se inspirar e compartilhar!  

Frases Pearl Jam