Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Dua Lipa? Tudo sobre a nova princesa do pop

Biografias · Por Camila Fernandes

22 de Novembro de 2019, às 19:00

Em 2017, a cantora Dua Lipa ensinou pra todo mundo as três regras fundamentais para superar o fim de um relacionamento. Se você ainda não aprendeu, pode escutar de novo porque a letra de New Rules é bem clara! 

A carreira da musa britânica, no entanto, teve início bem antes do sucesso mundial: Dua começou postando covers em seu canal no YouTube quando ainda tinha 14 anos de idade, e chamou atenção por causa da voz forte.

Mas, afinal, quem é Dua Lipa e de onde vem todo esse sucesso? Bora descobrir?

Quem é Dua Lipa?

Dua Lipa nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 22 de agosto de 1995. Hoje ela tem 25 anos de idade e praticamente 10 de carreira, se começarmos a contar desde a época dos covers no YouTube. 

Dua Lipa quando criança
Dua Lipa quando criança / Créditos: Divulgação

A cantora é discreta e gosta de manter sua vida pessoal longe dos holofotes, mas é claro que os fãs ainda conseguem descobrir muita coisa, né? Desde julho de 2019, Dua namora o modelo Anwar Hadid, irmão caçula de Bella e Gigi Hadid.  

Anwar Hadid e Dua Lipa
Créditos: Divulgação

Origem e significado de seu nome

Ao contrário do que muita gente imagina, Dua Lipa não é um nome artístico —  tanto o nome quanto o sobrenome são verdadeiros.

Acontece que, apesar de ter nascido na Inglaterra, os pais dela são do Kosovo, um pequeno país localizado no sudeste da Europa, que tem o albanês e o sérvio como línguas oficiais. O nome Dua é de origem albanesa, e significa amor. 😍

Apesar de ter vivido por pouco tempo no Kosovo, Dua Lipa é fluente em albanês. Olha só: 

Oi, miga? 😶

Primeiros passos de Dua Lipa na música

Foi quando morava no Kosovo que Dua Lipa começou a postar covers de suas músicas favoritas no YouTube.

Com 14 anos, ela fez sucesso na internet interpretando canções de Nelly Furtado, Pink e outras cantoras famosas. O gosto pela música veio por influência do pai, que também é cantor, e foi vocalista de uma banda chamada Oda.

Um ano depois, com 15 anos de idade, Dua já tinha certeza de que a carreira musical era mesmo o que ela queria. Para correr atrás de seu sonho, ela voltou sozinha para a Inglaterra e chegou até a morar em uma república.  

Carreira de modelo

Se você é do time que acha que Dua Lipa devia ser modelo por causa do estilo fashionista e da altura da cantora (ela tem 1,73), saiba que isso já aconteceu.

Cantora Dua Lipa
Créditos: Divulgação

Pouco tempo depois de ter voltado para Londres, Dua começou a trabalhar como modelo, mas, por estar em início de carreira, ela não ganhava o suficiente para se sustentar e mantinha simultaneamente um emprego em um restaurante. 

Ela acabou encerrando a carreira de modelo algum tempo depois e voltou a se dedicar inteiramente à música, porque não concordava com as exigências das agências — em resumo, ela se recusava a fazer dietas, e nós entendemos perfeitamente. 

Contrato com a Warner Music

Em 2015, Dua Lipa finalmente começou a carreira que queria. Aos 19 anos de idade, ela assinou seu primeiro contrato com a gravadora Warner Music, e imediatamente começou a trabalhar em seu álbum de estreia.

O single de estreia foi New Love, lançado em agosto do mesmo ano.

Dois meses depois, a cantora lançou seu segundo single, Be The One, que alcançou o topo das paradas de vários países da Europa. Ainda em 2015, com poucas músicas lançadas, Dua Lipa foi listada pela BBC como uma das jovens mais promissoras do mundo!

Já deu pra perceber que o sucesso foi imediato, né? Logo no início de 2016, Dua Lipa começou sua primeira turnê pelo Reino Unido, e no mesmo ano ela lançou a música Blow Your Mind (Mwah), que se tornou seu primeiro sucesso a entrar no Hot 100 da Billboard.

Em 2017, Dua Lipa viajou pelo mundo em turnê pela primeira vez, abrindo os shows do cantor Bruno Mars e da banda Coldplay. Na época, ela chegou até a passar pelo Brasil, onde abriu dois shows do Coldplay, deu várias entrevistas e fez uma apresentação solo em São Paulo.

No mesmo ano, seu primeiro álbum completo finalmente foi lançado. Além disso, foi também em 2017 que Dua Lipa ficou definitivamente conhecida em todo o mundo, depois de lançar seu single mais famoso, New Rules, que você com certeza já conhece.

Mais músicas de Dua Lipa

Agora que com certeza você já sabe quem é Dua Lipa, que tal ouvir mais alguns sucessos da cantora? Dá o play em suas músicas mais tocadas!

Você também pode gostar: