Quem é Jade Thirlwall? Conheça a ex-integrante do Little Mix

Conheça a história de Jade Thirlwall, ex-Little Mix que está iniciando sua carreira solo!

Biografias · Por Rannyson Mykael

8 de Agosto de 2024, às 12:00


Você sabe quem é Jade Thirlwall? A cantora e compositora, conhecida por fazer parte do Little Mix, está dando os seus primeiros passos em uma carreira solo e estourou a bolha, alcançando ainda mais fãs.

Jade Thirlwall no clipe de Angel of My Dreams
Reprodução / YouTube

Jade começou a ganhar mais visibilidade quando participou do X-Factor e mostrou ao público o seu talento. Desde então, ela tem se dedicado a compor e cantar em diferentes gêneros, mostrando a sua versatilidade.

Muito de quem Jade Thirlwall é, como artista, vem de suas principais influências artísticas. Sua carreira foi pavimentada por cantores pop, assim como drag queens, que usam a extravagância para contar uma história.

Tudo sobre Jade Thirlwall

Jade nasceu em South Shields, na Inglaterra, no dia 26 de dezembro de 1992. Desde cedo, aos três anos, ela demonstrou seu interesse pela música, mesmo sem nenhum familiar próximo que trabalhasse na área artística.

Ao crescer um pouco mais, Jade passou a dançar. Seu professor da época, ao falar sobre a aluna, disse que ela sempre foi muito dedicada e perseverante, dando tudo de si em qualquer ocasião.

Aprendendo um pouco mais sobre canto e dança simultaneamente, Jade buscava expor o seu talento para o mundo.

Participação de Jade no X-Factor

O X-Factor é um programa que se propõe a revelar grandes nomes artísticos. Com o alcance que a audiência tem, Jade encontrou uma oportunidade para iniciar a sua carreira e ganhar certo reconhecimento.

No entanto, ela encontrou barreiras no processo. Em suas duas primeiras tentativas, ela não foi selecionada. 

Na terceira vez, apesar de conquistar a atenção dos juízes, Jade foi apontada como uma das participantes que poderia ter ainda mais potencial se estivesse ao lado de outras participantes.

Foi assim que ela conheceu Jesy, Leigh-Anne e Perrie, com quem dividiria os próximos anos da sua carreira artística junto ao Little Mix.

Jade e Little Mix: do começo ao fim

Na Inglaterra, Little Mix se consagrou como uma das maiores girlbands da história, ficando atrás apenas das Spice Girls em termos de popularidade. 

No X-Factor, a vitória do grupo, em 2011, foi a primeira a acontecer em oito anos de programa, reforçando a grandiosidade do grupo.

Desde o início, o sucesso do Little Mix nunca parou. Foram seis álbuns de estúdio lançados, três prêmios no Brit Awards, diversas turnês e certificados de platina.

Em 2022, após 11 anos de atuação, a banda chegou ao fim – anunciado como uma pausa pelas integrantes. Jade, assim como Perrie e Leigh-Anne, permaneceu no grupo até o fim.

O relacionamento entre elas sempre foi admirado entre os fãs, especialmente em suas vidas pessoais, com os anúncios de gravidez de Perrie e Leigh-Anne, além do apoio profissional em suas carreiras solos.

Através das redes sociais, as três demonstram vibrar a cada conquista uma da outra, mostrando que o carinho e admiração entre elas não acabou junto com a pausa do Little Mix.

O próprio perfil oficial do grupo é usado para divulgar os lançamentos solo das ex-integrantes. Em uma linda sequência, vemos três publicações, cada uma dedicada a uma das artistas.

Os primeiros passos de Jade em sua carreira solo

Em 2022, após a última turnê do Little Mix, as integrantes disseram que a pausa seria importante para que elas focassem em suas respectivas carreiras individuais. Entre elas, Jade foi a última a fazer o seu lançamento, que veio em 2024.

Angel Of My Dreams foi lançada em julho, acompanhada de um videoclipe e muitas entrevistas dadas pela artista.

Para Jade, sua estreia precisava de tempo. Ela queria iniciar esta fase, mas precisava, primeiro, encontrar a sua identidade própria, não mais como uma integrante do Little Mix.

Para isso, ela diz que se “forçou” a trabalhar com diversas pessoas diferentes, encontrando novas formas de compor e cantar, em um processo contínuo de autodescoberta.

Entre elas, Jade chegou a escrever com Raye, uma das maiores artistas da atualidade. Responsável por quebrar o recorde de maiores vitórias em uma mesma edição do Brit Awards, a parceria entre as duas tem gerado curiosidade.

Em Angel Of My Dreams, Jade canta sobre ser uma mulher na indústria da música, uma relação constante de amor e ódio: ao mesmo tempo em que ela sente-se viva compondo e cantando, as injustiças e assédios também aparecem.

No entanto, a artista reconhece a democratização da indústria musical atualmente. Com o potencial das redes sociais, como o TikTok, cantores podem apresentar o seu talento e ganhar reconhecimento aos poucos.

Junto com isso vem a rapidez com que esses artistas também podem ser descartados. Com tanta competição, mesmo que alguém seja muito bom, ele pode ser substituído pelo próximo talentoso que se lançar na internet.

Essa problemática, tão difícil de superar, também é retratada por Jade no videoclipe de Angel Of My Dreams. Nele, a artista é protagonista em diferentes versões, refletindo a busca pelos holofotes a todo custo.

Além disso, os fãs acreditam que a música possa ter algumas indiretas para Simon Cowell, um dos principais responsáveis pela ascensão de grupos como Fifth Harmony, One Direction e o próprio Little Mix.

Diversas críticas são feitas ao seu nome, incluindo assédio moral. Em Angel Of My Dreams, Jade diz Sellin’ my soul to a psycho (Vendendo minha alma pra um psicopata), o que pode ser uma referência à Syco Entertainment, empresa gerenciada por Cowell.

Mesmo que o fato não tenha sido confirmado diretamente por Jade, dentro da própria temática da música, sobre as dificuldades da indústria fonográfica, a relação parece ser muito provável.

Os melhores trechos de música pop

Agora você já sabe quem é Jade Thirlwall, deve ter percebido que Angel Of My Dreams é um exemplo perfeito de como existem frases de música pop que marcam a nossa vida e merecem ser compartilhados.

Seja pelo sentimento ou pelo caráter social, vale a pena conhecer e cantar alto!

frases de música pop

Leia também