Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba quem é Linn da Quebrada, participante do BBB 22

Biografias · Por Rannyson Mykael

20 de Janeiro de 2022, às 10:00

Linn da Quebrada se descreve como uma artista multimídia: cantora, compositora, atriz e um dos nomes a integrar a lista de 14 maiores rappers do Brasil.

Ela também está entre os 20 participantes do Big Brother Brasil 2022, o maior reality show do país, e promete entrar na disputa para vencer o grande prêmio de um milhão e meio de reais.

Linn da Quebrada
Créditos: Divulgação

Dona de vários sucessos, incluindo Bixa Preta, Coytada e Amor Amor, Linn também faz história por ser a primeira travesti convocada para o BBB. Por isso, sua presença já pode ser considerada uma grande vitória.

Ficou interessado em saber mais quem é Linn da Quebrada? Reunimos aqui várias informações sobre a artista para que você possa conhecê-la e, quem sabe, declarar de vez sua torcida. Está preparado?

Quem é Linn da Quebrada?

Lina Pereira, também conhecida com Linn da Quebrada, nasceu em julho de 1990 em São Paulo. Ela compartilhou recentemente, através do Instagram, uma vitória conquistada: seu nome social agora consta em seus documentos, dando adeus ao seu nome de batismo.

A artista teve um passado religioso, onde era membro da comunidade dos Testemunhas de Jeová, mas foi com o funk que ela conseguiu levar ao público tudo o que queria dizer.

Foi assim que nasceu Enviadescer, em 2016. A música serviu como ferramenta de Linn para conversar com as pessoas sobre temas da comunidade LGBTQIA+ que muitos nunca tinham tido contato.

Linn da Quebrada Enviadescer
Linn da Quebrada no clipe de Enviadescer / Créditos: Divulgação

Ah, um fato interessante é que na época de lançamento da música, a cantora ainda era chamada de MC Linn da Quebrada. Levou alguns anos para que ela optasse por essa mudança e ficasse conhecida pelo nome artístico atual.

Artista multimídia: Linn da Quebrada no cinema

Linn é mais conhecida pela sua presença na música, mas sua veia artística não se resume a isso. 

Ela tem uma vasta passagem pelo audiovisual, incluindo o documentário Bixa Travesty, o qual roteirizou e produziu. O sucesso foi tão grande que chegou a ganhar o Teddy Award de Melhor Documentário LGBTQIA+ no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Além disso, não é a primeira vez que Linn vai aparecer na Globo. Em 2019, ela participou de Segunda Chamada, série que a destacou na TV. Como ela mesma se define: uma artista multimídia!

Linn da Quebrada na globo
Linn da Quebrada em Segunda Chamada / Créditos: Divulgação

Linn da Quebrada: melhores músicas

Desde sua época como MC até o lançamento das faixas mais atuais, Linn tem uma coleção de canções incríveis, mesmo com tão pouco tempo na indústria.

Para conhecer melhor a participante do Big Brother 2022, nada melhor do que conferir suas composições, certo? Para te ajudar, fizemos uma seleção incrível com as melhores músicas de Linn da Quebrada para não deixar nenhum hit passar.

Foi difícil fazer essas escolhas, mas veio aí! Continue lendo para conhecê-las.

Necomancia (part. Gloria Groove)

Necomancia é uma das faixas presentes em Pajubá, álbum de estreia de Linn da Quebrada. 

A música conta com a drag queen Gloria Groove, outra artista da comunidade LGBTQIA+ brasileira. A letra fala sobre o poder das pessoas trans usando a metáfora da bruxaria!

Bixa Preta

Não tem um título que responda tão bem a pergunta “quem é Linn da Quebrada?” quanto Bixa Preta. Na música, ela fala sobre vários adjetivos que carrega: bicha, louca, preta, favelada.

É um empoderamento incrível e a artista quer que suas semelhantes sintam isso.

amor amor

Amor, amor, eu amei não fui amada, hoje eu sei o meu valor. É com essa faixa que começa o Trava Línguas, álbum mais recente de Linn da Quebrada. 

O ritmo é tão intimista que parece uma conversa e apresenta ótimas frases sobre amor próprio para carregar consigo.

Mulher

No Brasil, país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo todo, Mulher é uma música-denúncia. Nela, Linn exalta essa parcela da população pela sua força na luta enquanto tentam conquistar direitos, como viver, brilhar e arrasar. Uma letra linda e tocante!

I míssil

Em I míssil, Linn da Quebrada evolui a brincadeira com as palavras para um novo nível. Isso porque I míssil pode ser lido como I miss you, ou seja, “sinto sua falta”, em inglês.

A música ainda tem alguns versos rápidos que mostram porque ela é uma das maiores rappers do Brasil!

Não pegou a referência? Aposto que você vai amar saber como aprender inglês com música

Coytada

Coytada é mais uma das faixas presentes no Pajubá e aqui a cantora coloca para fora toda a sua ironia. Ela se direciona para os membros da comunidade LGBTQIA+ que só se envolvem com pessoas dentro do padrão enquanto ignoram as minorias.

Dedo Nucué (part. Mulher Pepita)

Em Dedo Nucué, Linn da Quebrada mostra a tranquilidade de falar sobre sexo de forma beeem explícita — mas não sem fazer um bom jogo com palavras. 

Nesta parceria icônica com Pepita, as artistas se divertem com uma letra leve e super prazerosa de cantar.

mate & morra (part. Badsista)

mate & morra pode deixar os fãs da cantora surpresos com o ritmo: é bem agitado, com forte influência de sons clássicos da América do Sul. Perfeito para dançar pela casa e entender a letra enquanto isso.

pense & dance

Ai, credo, que delícia. Como é bom ser travesti. pense & dance é mais uma oportunidade que a artista encontra para celebrar um nome ainda tão marginalizado.

Como já sabemos, a música é o palco de Linn e ela sabe como aproveitar o espaço para falar o que importa.

quem soul eu?

quem soul eu? está presente no discoTrava Línguas e brinca com a história clássica da Bíblia que fala sobre a criação do mundo. Linn questiona sua existência e se diz ser a nova Eva, Filha das travas, obra das trevas e responsável por quebrar a costela de Adão.

Para além do BBB: continue ouvindo com orgulho

Viu só quem é Linn da Quebrada? A artista é um dos maiores nomes da música brasileira contemporânea e tem trazido cada vez mais voz para as minorias sociais.

Além dela, outros nomes também estão crescendo cada vez mais. Preparamos um post com 15 artistas LGBTQIA+ brasileiros para ouvir com orgulho. Confira!

Você também pode curtir: