Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é MD Chefe? Conheça um dos nomes de maior destaque no trap

Biografias · Por Camila Fernandes

23 de Julho de 2022, às 12:00

Voz suave, com batida agressiva e letras que exaltam um estilo de vida – assim podemos descrever MD Chefe, um dos nomes que mais tem se destacado no trap. Ele teve sua ascensão junto com os artistas que construíram o movimento conhecido como real trap no Rio de Janeiro. 

MD Chefe
Créditos: Divulgação

Depois, seguiu pelo caminho da sofisticação, que virou sua marca registrada, com músicas que o fizeram ganhar apelidos como preto rico e rei Lacoste.

Em 2022, ele recebeu o prêmio de melhor artista revelação internacional pelo BET Awards, que premia artistas afro-americanos de diferentes ramos do entretenimento. Tem um álbum e um EP lançados, e promete trazer novidades aos fãs em breve. 

Quer saber quem é MD Chefe e conhecer um pouco mais sobre a trajetória do cantor? Continue lendo!

Quem é MD Chefe?

MD é a alcunha de Leonardo dos Santos Barreto, nascido em 1999 em uma família de classe média-baixa do Rio de Janeiro. Durante a infância e a adolescência, morou no Morro do Turano e na comunidade de Fallet-Fogueteiro, vendo de perto a guerra entre os traficantes e a polícia.

MD Chefe
Créditos: Divulgação

Hoje, aos 22 anos de idade, MD criou um jeito único de cantar o estilo da periferia, mas, como ele mesmo diz, sempre com elegância e sofisticação.

Foi daí que nasceu o apelido de preto rico, alcunha criada por ele desde os tempos em que participava das batalhas de rap.

Início da carreira e ascensão

Como a maior parte dos rappers que hoje são famosos, MD Chefe começou nas batalhas. Na época, ele usava a alcunha de Madruguinha, apelido que ganhou por causa de um chapéu velho que usava nas disputas. É de Madruguinha que vem o nome MD, que ele adotou algum tempo depois

MD Chefe
Créditos: Divulgação

O cantor fez parte do coletivo musical Fire Gang, ao lado de Flacko Joshy, Bin, NGC Daddy e Borges. O grupo integrava o movimento Real Trap, “trap de verdade”, com vídeos mostrando armas e letras agressivas que falam sobre confronto com policiais. 

Com o dinheiro ganhado com os vídeos que postava na internet, MD se uniu ao amigo e também rapper DomLaike para abrir um estúdio de gravação próprio. Lá, ele gravou o primeiro single publicado em seu canal oficial, Herança do Crime, com videoclipe dirigido por Léo Stronda.

Entre o fim de 2018 e o começo de 2021, MD Chefe seguiu lançando alguns singles e foi conquistando seu espaço na cena do trap nacional. A alcunha de preto chique, que ele sempre usa nas letras, vem pra mostrar que o estilo da comunidade também tem sua elegância

Outra curiosidade é o Whisky, que sempre aparece nos vídeos do cantor. Amante declarado da bebida, ele ganhou também o apelido de “degustador de Whisky”. 😂

Primeiro álbum 

Com o sucesso já conquistado pelos primeiros singles, o caminho estava aberto para o álbum de estréia, ATG Tape. Com ele, MD Chefe conquistou o posto de primeiro disco de trap brasileiro a estrear em uma parada global, ocupando o oitavo lugar no Top 10 Global Album Debuts do Spotify. 

Capa do álbum ATG Tape, do MD Chefe
Créditos: Divulgação

Do álbum de estreia vieram os dois primeiros hits do rapper: Rei Lacoste e Tiffany. A primeira, exalta o que ele chama de moda casual de luxo, fazendo referência às roupas da Lacoste, muito usadas pelos rappers e MCs. 

Moda casual de luxo, tô chique, confortável

No estilo tchutchuco, Rei Lacoste, indomável

Tiffany segue na mesma linha, citando várias marcas de luxo. 

Polêmica da Lacoste

Em julho de 2021, a Lacoste lançou seu primeiro perfil regional no Instagram, voltado para o público brasileiro. Logo no primeiro post, os seguidores já começaram a comentar que queriam ver os rappers e MCs aparecendo nas campanhas, afinal, esse é o público mais forte que a marca tem no país. 

Ainda assim, na primeira campanha lançada pela marca, esses artistas não apareceram, e as críticas dos fãs vieram em peso, principalmente por só haver uma mulher negra nos materiais, a modelo Cris Paladino. 

Com a repercussão negativa da campanha, a Lacoste rapidamente se reposicionou, buscando o que o público pedia. Um dos escolhidos como embaixador da marca foi MD Chefe, que já bombava com o hit Rei Lacoste. 

2022: novo EP, Rock in Rio e premiações

Em abril de 2022, MD Chefe lançou o EP 22K Minitape que, de acordo com ele, é uma homenagem para suas fãs mulheres.

Por isso, o EP só conta com a participação de artistas mulheres. No mesmo mês, o trapper foi anunciado como atração do Rock In Rio 2022, no Espaço Favela. 

Minitape 22k, do MD Chefe
Créditos: Divulgação

Já em junho, MD foi indicado e venceu o prêmio de Best New International Act do BET Awards 2022, derrotando concorrentes do Reino Unido, África do Sul, Nigéria e França, e se tornando o primeiro brasileiro a vencer a premiação.

Ele também foi indicado ao MTV Millennial Awards nas categorias Black Star Rising e Trap na Cena.

Frases do MD Chefe

Agora que você já sabe quem é o MD Chefe e conhece a trajetória do rei Lacoste, que tal conhecer um pouco mais as letras do cantor? Vem com a gente conferir as melhores frases do MD Chefe!

Frases: MD Chefe

Outros posts que você vai curtir: