Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Samara Joy? Conheça a cantora que desbancou Anitta no Grammy

Saiba mais sobre a vida e a carreira de Samara Joy, ganhadora da categoria Artista Revelação em uma das maiores premiações da música!

Biografias · Por Caroline Sena

9 de Fevereiro de 2023, às 13:35

Se você acompanhou o Grammy 2023, com certeza se surpreendeu com a vencedora na categoria Artista Revelação. Desde então, todo mundo quer saber quem é Samara Joy.

A jovem cantora nova iorquina de jazz — sucesso no TikTok e que já foi comparada à Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald — desbancou artistas como a banda italiana Måneskin e a brasileira Anitta, recebendo dois gramofones dourados pelo seu trabalho no álbum Linger Awhile.

Se você ficou curioso para saber mais sobre a vida e a carreira de Samara Joy, vem com a gente!

Quem é Samara Joy, a Artista Revelação do Grammy 2023?

Samara Joy, a voz revelação do jazz, tem raízes musicais e começou cedo na sua carreira. A cantora ganhou destaque após compartilhar vídeos no TikTok performando artistas como Ella Fitzgerald.

Além das premiações no Grammy 2023, Samara também acumula outros prêmios e possui mais de 217 mil seguidores no TikTok (com 2,4 milhões de curtidas em suas publicações), feito que a ajudou a conseguir turnês pelos Estados Unidos e Europa.

A seguir, vamos apresentar quem é Samara Joy e sua trajetória na música.

Nascimento, infância e primeiros passos na música

Samara Joy McLendon nasceu no Bronx, em Nova York, em 11 de novembro de 1999, e vem de uma família musical. Os avós fundaram a banda gospel The Savettes, e o seu pai, Antonio McLendon, é baixista, compositor e produtor musical no mesmo gênero.

Samara Joy e seu pai, Antonio McLendon
Samara Joy e seu pai, Antonio McLendon. Créditos: Divulgação.

Assim como o pai, Samara também iniciou sua carreira cantando na igreja, ainda criança, criando vínculos fortes com o soul, jazz e R&B.

Aos 18 anos, a cantora resolveu estudar música na Universidade Estadual de Nova Iorque (The State University of New York, também conhecida como SUNY), e então, se apaixonou pelo jazz. Faz super sentido ela ser esse sucesso, né?

O cover de Take Love Easy, de Ella Fitzgerald, e ascensão na carreira

A voz de Samara Joy é encantadora e não passou despercebida após ter gravado um cover da música Take Love Easy, de Ella Fitzgerald.

O vídeo postado nas redes sociais da própria Samara foi o pontapé inicial para que a cantora tivesse projeção e fosse notada por algumas gravadoras.

Ela conseguiu se destacar e assinar contrato com uma gravadora, passando a se apresentar também com nomes relevantes do gênero, como o pianista Bill Charlap e o baixista Christian McBride.

Na mesma época, a cantora ganhou mais relevância no TikTok ao compartilhar vídeos fazendo covers e reagindo a outros artistas cantando, o que a fez viralizar rapidamente na rede social e mostrar ao mundo quem é Samara Joy.

Álbuns da cantora Samara Joy

Em 2019, ainda na faculdade, a notoriedade de Samara se espalhou pela cena musical do jazz em Nova York e, em 2021, a cantora lançou o seu primeiro álbum, Samara Joy. O lançamento foi feito pela Whirlwind Records, enquanto ela se formava.

Capa do álbum Samara Joy, de 2021
Capa do álbum Samara Joy, de 2021. Créditos: Divulgação.

Já no ano de 2022, Samara se reuniu com seus ex-professores da SUNY e gravaram o segundo álbum da cantora, Linger Awhile, pela renomada Verve Records. O álbum possui algumas versões de clássicos dos principais nomes do jazz, como Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e Thelonious Monk.

Além das indicações ao Grammy, o Linger Awhile também recebeu muitos elogios da crítica especializada e os principais meios de comunicação. O The New York Times e a NPR afirmaram que Samara Joy é a nova geração do jazz, trazendo a juventude para o gênero.

Capa do álbum Linger Awhile, de Samara Joy
Capa do álbum Linger Awhile. Créditos: Divulgação.

Grammy 2023 e outras premiações

A aclamação do álbum Linger Awhile rendeu duas indicações ao Grammy em 2023, na categoria Melhor Álbum de Jazz Vocal e Artista Revelação, sendo que Samara Joy venceu em ambas.

Samara Joy recebeu dois gramofones na premiação do Grammy 2023
Créditos: Divulgação.

Porém, esses não foram os primeiros prêmios que Samara faturou enquanto artista musical. A cantora tem se destacado desde o ano de 2019, quando ganhou o Concurso Internacional de Jazz Vocal Sarah Vaughan. Já em 2021, Samara também conquistou o prêmio de artista revelação pela revista JazzTimes.

Vitória no Grammy 2023, repercussão nas redes sociais e polêmica com fãs da Anitta

A 65º edição do Grammy Awards aconteceu no dia 5 de fevereiro e premiou os destaques da música internacional. Entre os artistas mais premiados, também se encontravam aqueles em ascensão e destaque, como Samara Joy e Anitta, que concorriam na categoria de Artista Revelação.

A brasileira era uma das favoritas para ganhar o gramofone dourado, mas quem levou a melhor foi Samara, que se mostrou surpresa e muito feliz ao ver seu nome chamado por Olivia Rodrigo, a vencedora na mesma categoria no ano anterior.

Em seu discurso, Samara agradeceu segurando as lágrimas e disse que se sentia grata por estar ali por ser apenas quem era. A cantora acrescentou:

Estar aqui com vocês… nascida e criada no Bronx, Nova York, minha família está aqui. Eu cantei por toda a minha vida. Meus avós, meu pai. Muito obrigada por essa honra, obrigado a todo mundo que me ouve e me apoia.

Nas redes sociais, Samara agradeceu novamente e se mostrou incrédula com a vitória, além de não esconder a sua alegria.

@samarajoysings ???????? #grammywinner ♬ original sound – Samara Joy

Polêmica com os fãs da Anitta

Apesar de ter recebido muito amor e felicitações dos fãs e admiradores, Samara também foi alvo de comentários desagradáveis no Instagram, onde uma parcela de brasileiros a criticou e insultou, afirmando que a cantora não era conhecida e não merecia o prêmio.

Isso porque alguns fãs da Anitta, concorrente de Samara na categoria de Artista Revelação, não se conformaram com a vitória da cantora de jazz. Para reverter a situação constrangedora, outros brasileiros foram na postagem comentar que o Brasil a ama e que estão orgulhosos da sua vitória.

Samara Joy no Brasil

Por falar nisso, a cantora de jazz está com viagem agendada para o Brasil, onde vai se apresentar no C6 Fest, festival que vai trazer grandes nomes do jazz internacional para o país. O evento está confirmado para acontecer nos dias 19 e 21 de maio de 2023, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

É uma ótima oportunidade para os fãs do jazz conhecerem de perto o trabalho da cantora e, mais uma vez, descobrir quem é Samara Joy.

Os ingressos ainda não estão disponíveis para venda, mas você pode conferir outros shows e festivais de música que vão acontecer no Brasil enquanto aguarda mais detalhes da produtora do evento!

Conheça a história do jazz

Você descobriu quem é Samara Joy e viu um pouco mais sobre a vida e carreira dessa grande revelação do jazz. Mas você sabe a origem desse estilo musical? Confira a história do jazz e se surpreenda com detalhes sobre o gênero.

O que é jazz