Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Yung Lean, o rapper sueco que conquistou o mundo

Biografias · Por Rafaela Damasceno

10 de Março de 2022, às 12:00

Chapéu de pescador, Gatorade, Pokémon e Haruki Murakami. Essas expressões te dizem alguma coisa? Se você conseguiu estabelecer uma relação entre elas, com certeza é fã do rapper Yung Lean.

Yung Lean
Créditos: Divulgação

Mas muita gente não faz ideia de que esse é o nome por trás do enorme sucesso Ginseng Strip 2002. Lançado em 2013, o single foi postado no SoundCloud e atraiu a atenção do mundo inteiro. O clipe também teve muita repercussão e alcançou milhões de visualizações no canal do YouTube do grupo Sad Boys. 

Se você curte o hit ou simplesmente é fã de rap internacional, com certeza vai querer saber mais sobre esse rapper que não sai das listas de melhores músicas. Então, chegou a hora de descobrir quem é Yung Lean e todos os detalhes de sua trajetória musical.

Quem é Yung Lean?

Da Suécia para o mundo, Yung Lean já lançou inúmeros singles que surpreenderam os fãs e a crítica. Agora, você vai saber quem é o rapper e como ele se tornou uma das maiores promessas do mundo da música atual.

Nascimento e primeiros anos

Jonatan Aron Leandoer Håstad, que atende pelo pseudônimo de Yung Lean, tem 25 anos. Ele nasceu no dia 18 de julho de 1996, em Estocolmo, na Suécia. O garoto passou parte da sua infância em Minsk, capital da Bielorrússia, e também viveu alguns anos no distrito sueco de Södermalm. 

Na adolescência, começou a se interessar por cantores do rap internacional, como 50 Cent, The Latin Kings e Nas. Ficou ainda mais fascinado quando, em 2012, conheceu Yung Sherman e Yung Gud em um parque de sua cidade. Os dois já eram beatmakers e produziam rap há algum tempo. 

Quem criou o Sad Boys?

Junto com outros músicos de Estocolmo, os três formaram o grupo Hasch Boys. Um tempo depois, o nome foi alterado para Gravity Boys Shield Gang. Com a saída de muitos integrantes, restou só o trio inicial, e eles formaram então o coletivo de rap Sad Boys

Yung Lean e Sad Boys
Créditos: Divulgação

Ao longo dos anos, eles produziram muitas músicas em um estúdio improvisado na casa de Yung Lean. Enquanto Yung Sherman e Yung Gud produziam, Lean escrevia as letras e assumia os vocais

A maioria das faixas desse início de carreira foi disponibilizada para o público na página do Sad Boys, no Soundcloud. Com isso, o grupo começou a atrair muitos fãs e fez alguns shows pela Suécia. O primeiro deles aconteceu em 2011, quando Yung Lean tinha apenas 16 anos! 😱

Ginseng Strip 2002 e Kyoto

Em 2012, o Sad Boys publicou no YouTube o clipe de Ginseng Strip 2002. O vídeo rapidamente alcançou milhões de visualizações. Relembre este hit:

A repercussão foi tão grande que o site especializado em rap Consequence of Sound colocou a música em 44ª posição entre as 50 melhores de 2013. Se você é fã de rap, com certeza ouviu e curtiu muito esse som.

No mesmo ano, Young Lean lançou seu primeiro EP, Lavender. Além dele, ele lançou também uma mixtape, Unknown Death 2002, que ficou entre as 10 mixtapes de rap de estreia mais negligenciadas de 2013, de acordo com a revista Vibe Magazine

Kyoto é outro hit do cantor que chamou bastante a atenção dos fãs. O clipe foi postado em 2013 no YouTube e alcançou milhões de views muito rápido:

Álbuns de estúdio

Unknown Memory é o primeiro disco gravado em estúdio por Yung Lean, com produção de Yung Sherman e Yung Gud.

O seu lançamento foi em 2014 e dividiu opiniões: alguns críticos dizem que as suas músicas só foram feitas para deixar as pessoas tristes e deprimidas. Outros já conseguiram valorizar o talento do músico. 

Capa do álbum Unknown Memory, de Yung Lean
Capa do álbum Unknown Memory / Créditos: Divulgação

O fato é que esse álbum de estreia foi apenas a porta de entrada para muitos trabalhos importantes. Depois dele, já foram lançados outros três.

Em 2016, o rapper anunciou o lançamento de Warlord, em meio a muitas polêmicas. Isso porque algumas faixas foram vazadas pelo pai do gerente de Lean, Barron Machat, que havia falecido há pouco tempo. 

Um ano depois, Yung Lean anunciou seu terceiro disco, Stranger. Muitas de suas músicas são do projeto paralelo do rapper, JonatanLeandoer127, que mostra seu lado mais artístico, poético e pessoal.

O seu disco mais recente é Starz, de 2020, gravado em estúdios nos Estados Unidos, na Suécia e em Portugal. O single Boylife in EU é a sua principal música de trabalho e foi recebida de forma positiva em todo o mundo:

Apresentações pelo mundo e outros projetos

Em 2014, o Sad Boys fez a sua primeira turnê pela Europa. A White Marble contou com shows por 24 cidades do continente e ajudou a aumentar a popularidade do grupo. 

Depois disso, os integrantes deram início à turnê Black Marble, com apresentações nos Estados Unidos e no Canadá. Foi mais uma oportunidade para o rap de Yung Lean conquistar novos cenários, além das fronteiras europeias.

Quanto ao Brasil, o rapper contou, em uma entrevista à Red Bull Brasil, que é um grande admirador do funk e tem muita vontade de se apresentar em nosso país. Será que vem um show por aí? 🤔

Além da carreira solo e do Sad Boys, Lean também faz parte do Död Mark, uma banda sueca de punk e grunge, muito popular no SoundCloud. Ele compõe e produz músicas ao lado de Yung Dud. 

Vida pessoal

Durante a gravação do seu segundo álbum, Yung Lean viveu em Miami, na Flórida. Nesse período, ficou viciado em xanax, codeína e cocaína. O abuso dessas substâncias atingiu seu ápice quando ele foi internado no Mount Sinai Medical Center e no Miami Heart Institute por causa de uma overdose.

Yung Lean
Créditos: Divulgação

Depois desse episódio preocupante, o cantor resolveu retornar a Estocolmo, para viver com a sua família. Já em seu país de origem, ele foi diagnosticado com Transtorno Bipolar e está em tratamento

Curiosidades

Alguns temas recorrentes nas letras compostas por Yung Lean são as marcas que ele costuma vestir, como The North Face, EA7, Nike e Y-3 e alguns dos seus produtos preferidos, como Gatorade e Arizona Iced Tea.

Também há muita referência à cultura pop, como o anime Pokémon e as obras do escritor japonês Haruki Murakami. Ele tem até uma canção dedicada ao icônico Pikachu:

Yung Lean também é muito conhecido por usar chapéu de pescador (bucket hat, em inglês). Há quem diga, inclusive, que essa pode ser uma nova tendência fashion para os próximos anos.

Alguns estão até comparando esses acessórios aos bonés de aba reta, popularizados por Mac Miller no rap anos atrás. E você, já aderiu à trend do momento? 

Faz sentido, já que o rapper também é designer de moda, tem uma linha de roupas masculinas, a Sad Boys Entertainment, e chegou a modelar para a Calvin Klein em 2016.

As melhores frases de rap de todos os tempos

Agora que você já sabe quem é Yung Lean, a nova sensação do rap internacional, chegou a hora de se aprofundar ainda mais nesse universo. Que tal descobrir quais são as 60 melhores frases de rap de todos os tempos?

Frases de RAP

Outros conteúdos que podem te interessar