Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o rapper Choice, novo destaque no cenário brasileiro

Biografias · Por Érika Freire

15 de Março de 2022, às 19:00

O rapper Choice é um dos nomes em ascensão no rap nacional e tem se destacado por suas letras que mostram maturidade ao falar de problemas sociais, solidão, violência, com um tom filosófico.  

Rapper Choice
Créditos: Divulgação

O jovem carioca, que sempre gostou de ouvir rock, notou mais tarde que era o rap o estilo capaz de mostrar aspectos da sua vida. Ali, ele poderia representar a favela e falar de seus anseios.

E foi assim que começou, frequentando batalhas e criando rimas que foram lhe abrindo caminhos. A parceria com a rapper Azzy no sucesso de Buzz Lightyear fez com que Choice se destacasse ainda mais.

Quer conhecer melhor sobre a trajetória do rapper Choice? Vamos te contar tudo a seguir! 

Quem é Choice?

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro em 15 de julho de 1998, o nome verdadeiro do rapper Choice é João Marcelo e ele tem 23 anos.

Como muitos jovens da periferia, ele buscava seguir o plano mais tradicional, estudar, tentar o vestibular e conseguir um emprego. Mas, para ajudar sua família, precisou trabalhar como flanelinha. 

Chegou a sonhar em se tornar lutador, se tornou instrutor de muay thai mas foi tocado pelo rap quando começou a desenvolver consciência social. Como algo mágico, o rap iluminou questões que eram conflituosas para Choice durante a sua adolescência.

Por conta das letras, ele compreendeu que viver na favela lhe trazia condições diferentes das outras pessoas. Começou a frequentar batalhas de rimas e a criar seus primeiros versos em 2013.

O desânimo com a escola

Antes de se tornar rapper, como mencionamos anteriormente, o Choice pretendia fazer vestibular e arrumar um bom emprego para ajudar em casa. 

Mas, após uma professora o reprovar por conta de meio ponto, ele ficou extremamente desanimado e acabou deixando a escola na metade do ano letivo. Após deixar a escola, foi ajudar o pai na rua vendendo bebidas e também como flanelinha, em 2017. 

Rapper Choice
Créditos: Divulgação

A decepção com a escola o levou ao rap, já que começou a assistir algumas batalhas de rimas pelo YouTube e teve o interesse de começar a frequentá-las.

Vencedor em sua primeira batalha 

Antes de participar da primeira batalha, Choice ficou treinando em casa freestyle e criando rimas por uns 6 meses. Como ele já gostava de poesia, não foi difícil se entregar a essa nova tarefa.

Choice
Créditos: Divulgação

Nesta época, ele ia nas batalhas de rimas somente como espectador, até que tomou coragem de participar da Roda Cultural de Maria Paula e saiu como vencedor. Ficou tão contente que tatuou o feito em sua mão.

Outro momento importante para o rapper Choice foi ter representado o Rio de Janeiro no Duelo Nacional de MCs, em 2017.

Favela Vive e Poesia Acústica

Choice esteve presente na primeira edição do projeto Poesia Acústica, lançado em 2017, com a música Descompasso do Compasso, que contou ainda com Juye e Jean Tassy.  

Rapper Choice
Créidtos: Divulgação

Em 2018, Choice participou do Favela Vive 3, projeto colaborativo que tem por objetivo reunir nomes do rap. 

O lançamento do clipe, que foi gravado no Morro da Fé no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, contou com Choice, Djonga Negra Li e Menor do Chapa, atingiu 1 milhão de visualizações em menos de 24 horas. 

Primeiro álbum 

Depois de aproveitar as oportunidades que ajudaram a destacar seu nome, era o momento de se dedicar a um novo trabalho.

Foi então que em 2018 o rapper lançou o EP Ruby King 7102, com 8 faixas em que aborda questões de seu passado, seus medos, ansiedades e reflete sobre uma fase de transição, sobre um novo eu que ele havia encontrado.

Em 2019, o rapper Choice lançou seu primeiro disco, chamado O Alpinista Do Século XXI, projeto com 13 faixas e que contou com as participações de Djonga, Sandrão RZO, FP do Trem Bala, Dnasty entre outros. 

Capa do álbum O Alpinista do Século XXI
Créditos: Divulgação

Na sequência, em 2020, Choice lançou a mixtape Reais Mesmo, Vol.1, com 12 faixas e com participações de Vandal, Muse Maya, 3030 e Diego Thug. As canções falam sobre a realidade na periferia, amor e também sobre o mundo fake de pessoas famosas. 

O rapper conta ainda em sua trajetória com colaborações importantes, com artistas como Gabriel o Pensador, Hamilton de Hollanda e João Bosco

O sucesso de Buzz Lightyear, com Azzy

Após se destacar com a música Ruby King 7102, Choice lançou em parceria com a cantora Azzy a baladinha Buzz Lightyear, que em poucas horas após atingiu muitas visualizações. 

Na época do lançamento, início de 2018, o Choice e Azzy tinham um relacionamento e chegaram a ter uma filha, Lua. O relacionamento dos dois chegou ao fim em março de 2019, após Choice anunciar em suas redes sociais.  

Influências musicais

Para surpresas de muitos, as influências do rapper Choice não se restringem ao rap.

Ele cresceu ouvindo muito rock e curte bandas como Led Zeppelin, Pearl Jam, Beatles, Rolling Stones e adora um heavy metal como Metallica, Iron Maiden, Pantera, Blind Guardian, Pantera, Dream Theater entre outros. 

Participação em série da Netflix

O artista carioca fez um participação na série O Escolhido, da Netflix, que estreou no serviço de streaming em 2019 e está na segunda temporada.

O Escolhido, série da Netflix
Créditos: Divulgação

Choice aparece no segundo episódio da série, que retrata três jovens médicos que tem como missão levar vacina para uma comunidade local do Pantanal, porém precisam enfrentar diversos conflitos.  

A nova geração do rap nacional

Que tal se aprofundar mais no rap nacional? Vem saber como a nova geração do rap nacional revolucionou o estilo no Brasil

A nova geração do rap nacional

O melhor do rap pra você conferir: