Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Rihanna: saiba tudo sobre a estrela caribenha

Conheça a biografia completa de Rihanna, com informações sobre sua vida pessoal e carreira.

Biografias · Por Ana Paula Marques

24 de Maio de 2023, às 12:00

A biografia de Rihanna pode ser considerada uma prova definitiva do que acontece quando uma pessoa investe nos seus sonhos.

A cantora nasceu na pequena Barbados, uma ilha do Caribe com menos de 280 mil habitantes, e poderia ter vivido uma vida tranquila à beira-mar, mas optou por seguir sua vocação: mudou-se para os EUA e se tornou uma estrela de renome mundial.

Rihanna
Créditos: Divulgação

O “sonho americano” da cantora teve apoio fundamental de gigantes da música, como Jay-Z, e rendeu muitos frutos: são mais de 275 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, colocando a cantora entre os 10 artistas mais vendidos de todos os tempos.

Na discografia, uma seleção impressionante de músicas que lideraram paradas do mundo inteiro, como Umbrella, Shut Up And Drive, Stay, Diamonds e muitos outros sucessos, além de filmes e um verdadeiro império de maquiagem.

Quer saber mais sobre a carreira de Rihanna, marcada por sucessos, recordes, inovação artística e uma influência cultural que conquistou o coração de milhões de fãs ao redor do mundo? Vem com a gente!

A história de Rihanna: de Barbados ao estrelato mundial

Robyn Rihanna Fenty nasceu em 20 de fevereiro de 1988, na pacata cidade de Saint Michael, em Barbados, onde vivem cerca de 90 mil pessoas.

Filha de Mônica, de ascendência guianense, e Ronald, de ascendência barbadiana e irlandesa, a artista cresceu em um ambiente multicultural que influenciou sua música e estilo

Desde jovem, ela demonstrou paixão pela música, formando seu primeiro grupo musical na escola primária, juntamente com duas colegas de classe. Seu talento vocal e carisma já eram evidentes nessa época.

Foi ainda na escola que a artista acabou descoberta: depois de cantar a música Hero, da Mariah Carey, Rihanna foi surpreendida por ninguém menos que Jay-Z, que não titubeou ao oferecer um contrato à estrela barbadiana.

A partir dali começou a ascensão meteórica da cantora, que logo se mudou para os Estados Unidos e passou a receber investimentos robustos em sua carreira.

Biografia de Rihanna: os primeiros trabalhos e o começo da fama mundial

Os dois primeiros álbuns de estúdio de Rihanna, Music of the Sun (2005) e A Girl Like Me (2006), foram fortemente influenciados pelos ritmos caribenhos, sobretudo o reggae e a dance music.

Foi a partir do terceiro álbum, no entanto, que a cantora foi, de fato, descoberta pelo mundo. Good Girl Gone Bad (2007) é considerado a sua principal catapulta para o estrelato e ficou marcado na biografia de Rihanna como um disco recheado de hits.

Canções como Umbrella, Don’t Stop the Music, Disturbia e Take a Bow se tornaram presença constante nas paradas mundiais e logo levaram a cantora ao panteão de estrelas pop de renome internacional.

Os álbuns seguintes também não decepcionaram os fãs: Rated R (2009), Loud (2010) e Talk That Talk (2011) levaram Rihanna a quebrar vários recordes, incluindo o de vendas de singles digitais, com mais de 58 milhões de downloads até 2012.

Anti e os novos rumos da biografia de Rihanna

Após uma sequência de lançamentos anuais, a história de Rihanna na música passou por um hiato de 5 anos longe dos estúdios. Foi então que, em 2016, a cantora apresentou seu trabalho mais robusto e autoral da carreira, Anti, que daria novos rumos à sua jornada.

O disco trouxe novos elementos à discografia da barbadiana, com destaque para uma pegada mais alternativa que afastou a artista do “teen pop” e misturou influências de trap, reggae, rap e outros gêneros para criar uma obra que beira o impecável.

O trabalho contou com a genialidade de grandes nomes da música, incluindo colaborações de Drake, SZA, Travis Scott, PartyNextDoor e Timbaland. O resultado? Foi o álbum de uma artista negra que passou mais tempo na Billboard 200, uma das principais paradas musicais do mundo.

Desde então, no entanto, os fãs precisam se contentar com a discografia já existente da cantora, que não lançou mais nenhum álbum. 

Nesse período, a cantora se limitou a gravar participações em faixas de Drake, DJ Khaled, PartyNextDoor, Future e Kendrick Lamar, lançando apenas um single solo, Lift Me Up, da trilha do filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Da música ao sucesso no mundo dos negócios

Se a carreira musical da cantora passou por uma pausa de anos, não se pode dizer o mesmo sobre outras áreas da vida e história de Rihanna.

Enquanto não lançava um álbum inédito, Rihanna criou sua própria marca de cosméticos, a Fenty Beauty, e uma empresa de lingeries e roupas íntimas, a FENTY, alçando a cantora ao status de magnata da moda.

Fenty Beauty, marca da Rihanna
Créditos: Divulgação

Hoje, estima-se que a fortuna da cantora esteja avaliada em cerca de US$ 1,4 bilhão (equivalente a cerca de R$ 7 bilhões).

Vida pessoal: das polêmicas à formação da família

Enquanto na carreira as coisas sempre fluíram com certa calmaria, a biografia de Rihanna no que tange à vida pessoal já esteve cercada de polêmicas.

Em meados de 2007, a cantora acabou se envolvendo com o também cantor Chris Brown, então considerado um dos maiores expoentes do pop mundial.

A história de amor que parecia roteiro hollywoodiano, no entanto, acabou em tragédia: às vésperas do Grammy 2009, Chris Brown foi preso por agredir fisicamente e fazer ameaças de morte a Rihanna.

Desde o fim do relacionamento com Chris Brown, Rihanna teve uma vida amorosa movimentada, com seu nome vinculado a famosos do mundo inteiro, como o cantor Drake e o magnata saudita Hassan Jameel.

A vida em família 

Em 2020, após um longo intervalo solteira, Rihanna acabou se reaproximando do rapper ASAP Rocky, com quem viveu um rápido affair anos antes, e, com incentivo da própria mãe, resolveu dar uma chance ao cantor.

Rihanna e A$AP Rocky com o primeiro filho
Créditos: Divulgação

O namoro logo se tornou um relacionamento sério e a cantora deu à luz ao primeiro filho em maio de 2022. Menos de um ano depois, durante um apoteótico show no Super Bowl 2023, a cantora voltou a surpreender os fãs, anunciando a segunda gravidez. 

Biografia de Rihanna: legado atemporal no mundo da música

O legado da cantora Rihanna é verdadeiramente impressionante e abrangente, refletindo sua posição como uma das principais estrelas pop da atualidade.

Sua música transcendeu fronteiras e gêneros, alcançando uma ampla gama de audiências e consolidando seu lugar na história da música com canções fortes, clipes muitas vezes polêmicos e muita personalidade.

Brittany Spanos, da revista Rolling Stone, destacou o papel da cantora como uma das mulheres negras que “radicalizaram a música pop”, dando voz a comunidades que lutam por mudanças reais

Seu sucesso foi reconhecido pela NPR, que a nomeou a artista musical mais influente do século XXI. A revista Time incluiu-a entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em várias ocasiões. 

A Forbes a listou repetidamente como uma das pessoas mais famosas do mundo, enquanto a Vogue a apontou como “mulher do ano” em duas ocasiões diferentes.

Rihanna na Vogue
Créditos: Divulgação

O impacto da cantora na indústria da música foi tão significativo que a Billboard a classificou como a quinta maior artista feminina na história e a décima artista mais bem-sucedida nas paradas da Hot 100 de todos os tempos.

O legado de Rihanna é multifacetado e duradouro. Como uma verdadeira lenda musical do século XXI, a cantora de Barbados deve continuar a ser uma referência de peso nas próximas décadas.

Conheça as melhores frases da Rihanna

Agora que você já conhece a biografia de Rihanna, que tal conhecer algumas das melhores canetadas de uma das maiores estrelas da música contemporânea?

A cantora deixou uma marca permanente na indústria com sua voz única, estilo inconfundível e letras poderosas, incluindo letras complexas que exemplificam sua personalidade cativante e sua mensagem impactante. 

Prepare-se para conhecer a história por trás da artista e descobrir as frases de Rihanna que a tornaram uma das figuras mais influentes da música mundial!

Frases Rihanna