Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

10 bandas incríveis de rock psicodélico para viajar no som

Listas musicais · Por Érika Freire

1 de Abril de 2020, às 12:00

Anos 60: a busca por sensações e expansão da consciência através do uso de alucinógenos permeou a década que deu início ao rock psicodélico.

O estilo, mais um dos diversos gêneros do rock, buscava reproduzir os mesmos efeitos e elevar as sensações do corpo e da mente.

Os músicos utilizavam elementos para causar efeitos e distorção, muita improvisação, solos estendidos, além de instrumentos típicos da música indiana. 

Desta vertente, muitas bandas incríveis de rock psicodélico surgiram e algumas ainda mantêm vivo este importante gênero. Vamos falar sobre algumas delas? Olha o que vem por aí:  

  • Os Mutantes
  • Pink Floyd
  • Jefferson Airplane
  • The Jimi Hendrix Experience
  • The Doors
  • E muito mais! 

As melhores bandas de rock psicodélico 

Algumas bandas e artistas flertaram com o estilo e fizeram trabalhos inspirados na psicodelia, como Beatles, Rollings Stones, Gal Costa, Secos e Molhados, Grateful Dead, além de tantos outros artistas importantes.

Abaixo, separamos algumas bandas que merecem destaque no rock psicodélico.

Jimi Hendrix

Formada em 1966 em Westminster, Londres, a banda de rock psicodélico The Jimi Hendrix Experience tinha em sua formação um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Jimi Hendrix, que fazia também o vocal.

Os demais integrantes eram Noel Redding, no baixo e backing vocals, e Mitch Mitchell na bateria. 

Hey Joe é um dos clássicos da banda, presente no álbum Are You Experienced, lançado em 1967. 

Pink Floyd

Também de terras londrinas, o Pink Floyd foi formado em 1965 e logo começou a chamar a atenção por suas experimentações e composições ricas, repletas de ensinamentos filosóficos sobre as angústias intrínsecas dos seres humanos. 

A banda ficou marcada tanto pela psicodelia, através das canções e designs dos álbuns, como também pelo rock progressivo. A música Comfortably Numb está presente no álbum The Wall, de 1979. 

Os Mutantes

Uma das bandas mais essenciais e importantes do rock brasileiro, Os Mutantes se juntaram em São Paulo em 1966, durante o Movimento Tropicalista.

Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias integravam a banda. Através da mistura de letras anárquicas, distorções de guitarra e samba, a psicodelia dos Mutantes foi considerada um movimento de vanguarda na época. 

O nome Mutantes foi uma sugestão do apresentador Ronnie Von, quando a banda se apresentou no programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von da TV Record, com o primeiro nome, Os Bruxos. 

Jefferson Airplane

A música Somebody To Love foi gravada inicialmente pela banda folk The Great Society, mas ficou conhecida como um clássico da psicodelia pela interpretação da banda Jefferson Airplane.

Formada em São Francisco no verão de 1965, a banda é considerada uma das pioneiras do rock psicodélico. 

The Doors

Outra lenda do rock psicodélico, o The Doors foi formado em 1965 em Los Angeles, na Califórnia. 

Light My Fire, um dos principais sucessos da banda, foi composta por Jim Morrison Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore, e faz parte do álbum homônimo e o primeiro lançado pelo grupo. 

The Byrds

Formada em 1964 em Los Angeles com influências de Bob Dylan e dos Beatles, o The Byrds ficou na ativa de 1964 a 1973. Suas criações e sonoridade contribuíram para fortalecer o country rock, folk rock, rock psicodélico e jangle pop.

Em 65, a banda começou a experimentar o psicodelismo, com a música Eight Miles High, que faz parte do álbum Fifth Dimension.

Primal Scream

O Primal Scream é uma banda escocesa formada no ano de 1982, em Glasgow, e é conhecida por suas experimentações sonoras e pela busca por inovações constantes a cada trabalho. 

A banda já flertou, e ainda flerta, com diversos gêneros e estilos musicais, como rock alternativo, industrial, eletrônico, drum and bass e, claro, rock psicodélico. 

Screamadelica é um dos mais aclamados álbuns da banda, com destaque para a música Movin On Up.

The Velvet Underground

O The Velvet Underground foi uma banda formada por Lou Reed em 1964. Foi considerada parte do movimento de vanguarda por conta de suas experimentações musicais e artísticas um tanto inovadoras para o período. 

O nome da banda foi inspirado em um romance sobre sadomasoquismo. O disco mais famoso do grupo foi The Velvet Underground & Nico e apresenta um verdadeiro retrato de Nova York na década de 60. A música Heroin faz parte do álbum.

Ave Sangria

Importante banda brasileira de rock psicodélico, Ave Sangria foi formada em Pernambuco nos anos 70. Depois de 40 anos parada, eles voltaram à ativa em 2019 com um novo trabalho, chamado Vendavais

A banda, considerada um marco da psicodelia nordestina, influenciou músicos da região e fez parte da trilha sonora de filmes nacionais, como Aquarius e Rasga Coração. A canção O Pirata faz parte do primeiro trabalho da banda, lançado em 1974.

Boogarins

A banda goiana Boogarins foi formada em 2012 e vem demonstrando que o rock psicodélico ainda tem força no Brasil.

Apesar de recente no cenário musical, o Boogarins mostra que Goiânia vai além do sertanejo e já conquistou o mundo com apresentações nos Estados Unidos, Europa e América Latina. 

A banda esteve presente no Lollapalooza de 2015, com um show que levou o público de volta aos anos 70. A canção Lucifernandis faz parte do álbum As Plantas Que Curam, de 2013. 

Tame Impala 

O Tame Impala foi formado em 2007, na Austrália, por Kevin Parker. A ideia inicial era apenas desenvolver um projeto em casa para compor, gravar e produzir música. 

O primeiro álbum foi InnerSpeaker, lançado após diversos EPs, e hoje a banda se tornou uma das principais representantes da cena psicodélica recente. 

Deste álbum, destaque para as faixas Solitude Is Bliss, Alter Ego e Lucidity.

Eu quero é rock! 

Quer mais rock? Vem conferir se sua banda preferida está presente na nossa lista das 15 melhores bandas de rock internacional de todos os tempos.

Melhores bandas de rock internacional