Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

11 curiosidades sobre Roger Taylor, lendário baterista do Queen

Conheça a história e curiosidades sobre Roger Taylor, o baterista do Queen!

Biografias · Por Ana Paula Marques

1 de Novembro de 2023, às 12:00

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre Roger Taylor, o lendário baterista do Queen? Neste artigo, vamos contar tudo sobre o artista, tão relevante para a história da música quanto a própria banda à qual dedicou grande parte de sua carreira. 

Roger Taylor
Créditos: Divulgação

Imortalizado na formação original do Queen, Taylor é muito mais do que um simples baterista. Ele teve participação ativa como compositor na banda e manteve a qualidade do trabalho em sua bem-sucedida carreira solo.

Talentoso e versátil, o músico britânico é responsável por hits como Radio Ga Ga e A Kind Of Magic, entre outros hinos da banda de Freddie Mercury. 

Continue a leitura para descobrir o que faz de Roger Taylor um nome tão icônico para a história do Queen e da música!

Curiosidades sobre Roger Taylor, o icônico baterista do Queen

Nascido em Kings Lynn, na Inglaterra, em 26 de julho de 1949, Roger Taylor demonstrou desde cedo sua paixão pela música. 

Ele ainda era uma criancinha quando ganhou seu primeiro ukulele, aprendeu violão sozinho e foi convidado para participar de corais líricos. No entanto, foi em outro instrumento que Taylor encontrou sua verdadeira vocação: a bateria. 

Os primeiros passos musicais foram em meados de 1961, como baterista da banda Reaction, na qual também atuava como vocalista. 

Menos de sete anos depois, veio a oportunidade que mudou a vida de Taylor: em 1968, ele se uniu a Brian May, dando início à lendária jornada do Queen

Conheça outras curiosidades sobre Roger Taylor, baterista do Queen!

Início precoce na música

A paixão de Roger Taylor pela música começou cedo. Ele tinha apenas 8 anos de idade quando ganhou um ukulele e logo aprendeu a tocá-lo sozinho. 

O talento musical era tão evidente que aos 11 anos ele recebeu uma bolsa de estudos para se juntar ao coral do colégio. Foi também na escola que Roger formou sua primeira banda, The Bubblinger Boys.

Primeiro kit de bateria

Quatro anos depois da estreia no coral da escola e da iniciação musical, em 1961, Roger Taylor ganhou seu kit de bateria como presente de Natal.

O kit vinha com bombo e tambor, e ele logo investiu em seu primeiro kit de pratos da marca Zildjian.

Fundação do Queen

Em 1968, juntamente com Brian May e Tim Staffell, Roger Taylor fundou a banda Smile. Após a saída de Staffell, Freddie Mercury assumiu como vocalista e John Deacon se juntou como baixista. 

Foi assim que a formação original do Queen surgiu, uma das mais icônicas na história do rock. O grupo manteve a formação até 1991, quando Freddie Mercury morreu e a banda se desmantelou.

Quase-dentista, baterista e biólogo

A música não era a única atividade de Roger Taylor: ele não deixou os estudos de lado e começou a estudar em odontologia na Imperial College, em Londres.

Eventualmente, Taylor acabou abandonando o curso de Odontologia, mas não parou de estudar. Em vez disso, ele se formou em Biologia na East London Polytechnic.

Vale lembrar que ele ainda estava estudando quando participou ativamente da gravação do primeiro álbum do Queen, entre 1972 e 1973. 

Convite para o Genesis

Por muito pouco o Queen poderia nem sequer ter sido criado. Roger Taylor teve a oportunidade de se juntar ao Genesis em 1970, quando a banda estava procurando por um novo baterista. 

No entanto, o músico recusou a oferta e o posto foi ocupado por Phil Collins. Taylor também teve uma oferta para se juntar a Mick Ronson e Ian Hunter em um projeto chamado Hunter-Ronson-Taylor.

Menos de um ano depois, após Brian May e Roger Taylor se conhecerem na faculdade, o Queen foi criado.

Carreira solo

Outro fato interessante entre as curiosidades sobre Roger Taylor, do Queen, é que ele nunca se limitou ao papel na banda.

Enquanto colhia os louros pelos primeiros anos de trabalho no Queen, o artista lançou uma carreira solo em 1979 e mostrou toda a sua versatilidade.

O primeiro single I Wanna Testify/Turn on the TV, foi o começo de uma discografia icônica, que rendeu cinco álbuns: Fun in Space (1981), Strange Frontier (1984), Happiness? (1994), Electric Fire (1998) e Fun on Earth (2013).

Composições no Queen

Roger Taylor não era apenas baterista no Queen. Ele também atuou como compositor, escrevendo algumas das músicas mais famosas da banda. 

Além disso, Taylor também soltou a voz como vocalista de apoio de Freddie Mercury, ao lado do guitarrista Brian May.

Se você quiser conhecer o lado cantor do baterista, não deixe de ouvir a faixa I’m In Love With My Car, do álbum A Night at the Opera (1985).

União na banda

É bastante raro entre as bandas de rock manter a mesma formação desde a origem. Van Halen, Beatles, Rolling Stones e muitos outros grupos lendários precisaram lidar com a troca de integrantes em algum ponto da carreira. Mas o Queen, não.

Uma das razões para a longevidade da formação original da banda liderada por Freddie Mercury pode ser atribuída ao modo como eles dividiam o dinheiro das composições.

Queen
Créditos: Divulgação

De acordo com o próprio Roger Taylor, mesmo que algumas músicas fossem criadas por apenas um ou dois integrantes, a banda compartilhava igualmente os ganhos, o que criava um ambiente de união.

Família de bateristas

A paixão de Roger Taylor pela bateria parece ser uma característica de família.

Seu filho, Rufus Taylor, é baterista e afilhado de Taylor Hawkins, o saudoso baterista dos Foo Fighters, morto em 2022. O filho do Roger Taylor segue os passos de seu pai e padrinho como baterista da banda The Darkness.

Multi-instrumentista versátil

Você chegou até aqui para descobrir curiosidades sobre Roger Taylor, baterista do Queen, mas sabia que o artista não toca apenas bateria?

Taylor é autodidata em ukulele e violão, além de saber tocar outros instrumentos, como guitarra, teclado e baixo.

Colaborações estreladas

Ao longo da carreira, Roger Taylor teve a oportunidade de colaborar com outros gigantes da música mundial

A lista inclui Eric Clapton, Robert Plant, Elton John, Foo Fighters, Slash, Cher, Roger Waters e Bon Jovi, entre outras estrelas.

Roger Taylor e os melhores bateristas de todos os tempos

Gostou de conhecer curiosidades sobre Roger Taylor, baterista do Queen? O músico versátil e multifacetado é frequentemente celebrado por seu talento com as baquetas e a percussão.

Não deixe de conferir o material que preparamos com Roger Taylor e outros astros listados entre os melhores bateristas do mundo! A lista vai de Dave Grohl a Phil Collins, entre outros grandes nomes!

melhores bateristas do mundo