Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Música: saiba como ela pode tornar sua rotina muito mais produtiva

Curiosidades · Por Jocilene Abreu

21 de Fevereiro de 2019, às 07:00

A música está em todo lugar! Seja no canto dos pássaros numa manhã de Sol ou ao cruzar uma rua movimentada na hora do rush, muito provavelmente você é uma dessas pessoas com fones de ouvido caminhando pela rua ou daqueles que estão ouvindo a playlist favorita no carro. Não é mesmo?

Os acordes reunidos contagiam, alegram, mexem com nossas emoções e com nosso cérebro. A música tem o poder de transformar ambientes, e com o nosso corpo não é diferente.

Grupo de amigos cantando com microfones
Crédito: Freepik

Mas você sabe quais são os benefícios que ela proporciona para sua mente?

É sobre isso que este artigo vai tratar hoje: Como criar o hábito de ouvir música pode trazer prazer e satisfação para uma vida agitada como é nos tempos atuais.

Você vai entender que algo tão simples como ouvir música pode equilibrar sua forma de encarar a vida e torná-la mais produtiva.

Está pronto? Vamos lá!

Música: o que ela faz com a gente?

Já parou para pensar sobre quais são os momentos que você mais ouve música? Seja naquele samba no churrasco após o futebol, na festa com amigos ou quando você está na bad, são tantas as ocasiões que recorremos à música para nos aliviar ou extravasar sentimentos que não caberiam nestas linhas.

Neste momento, enquanto escrevo este artigo, também estou escutando um som rolando ao fundo. Isso faz com que minhas sinapses cerebrais estejam ativas e concentradas no assunto que estou escrevendo para você. Vejamos abaixo o poder que a música tem sobre nós.

Gerencia o controle sobre as emoções

Quando ouvimos uma música tocando, as áreas do nosso cérebro que estão ligadas à emoção, como tensão, alegria, choro, e toda a parte relacionada à cognição são ativadas. Com isso, nosso organismo nos dá uma forma de recompensa liberando a dopamina — substância que colabora para o nosso humor e a sensação de bem-estar.

Há estudos afirmando que ouvir música clássica, por exemplo, promove em nosso cérebro e corpo efeitos que nos protegem contra depressão e ansiedade. Incrível, não?

Através da música, podemos obter:

  • o fortalecimento da memória e da capacidade cerebral de aprendizagem;
  • a diminuição do estresse do dia a dia e o fator tranquilizador para o cérebro em situações de tensão;
  • a potencialização do rendimento durante a execução de exercícios físicos;
  • auxílio na qualidade do sono e no poder de relaxamento;
  • reabilitação física e mental como em casos de depressão, ansiedade, falta de concentração e dificuldades no processo de aprendizagem.

Vai praticar algum esporte? Leve nossa playlist com você

Playlist música para praticar esportes

Melhora a concentração

A música acompanha os seres humanos desde muito tempo e recentemente ela se tornou uma grande facilitadora de aprendizado nas áreas de raciocínio lógico e no auxílio da capacidade de concentração.

Existem regiões específicas no cérebro que são ativadas quando o indivíduo se dedica ao estudo de novas línguas ou matemática. Essas disciplinas exercem papel fundamental no processamento e desenvolvimento das emoções e na compreensão cognitiva.

Mulher digitando no computador e ouvindo música
Crédito: Pexels

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) diz que a utilização da técnica de escuta ativa (transmissão de um diálogo no qual o ouvinte compreende e interpreta com atenção as informações recebidas, seja na forma verbal ou não-verbal) auxilia na eficiência da comunicação.

Assim, a música aliada à escuta ativa faz com que a capacidade de concentração seja desenvolvida, incluindo a promoção da criatividade e diminuição do estresse causado pelo excesso de informação que o cérebro recebe diariamente. Maravilhoso, não?

A música é uma das disciplinas que mais desenvolve e amplia a aprendizagem. Se você não tem o costume de ouvir música enquanto tem seus momentos de descontração ou até mesmo para produzir seu TCC ou qualquer que seja a sua área de atuação, experimente ouvir essa playlist com músicas para relaxar.

A música presente na nossa vida

Muitos são os instrumentos musicais rudimentares feitos de ossos de animais encontrados enterrados ao longo da história – demonstrando que os homens, desde a Antiguidade, forjavam elementos para construir objetos que produziam sons e música.

Até hoje temos referência sobre a música em diversas situações da vida. É possível encontrar música para festejar momentos em celebrações de casamento, aniversários, na formatura da universidade, entre outros. Seja nos momentos mais felizes ou tristes da vida, ela está lá.

Experimente ouvir essa playlist de músicas para te deixar mais calmo(a) 🙂

Imagem da playlist músicas para acalmar

Há diversas pesquisas no campo da Neurologia que visam compreender ainda mais os efeitos neuroquímicos causados pela música ao cérebro humano.

Como vimos acima, alguns dos benefícios que a música pode proporcionar à rotina diária são extraordinários. No trânsito ou em casa, ela tem seu lugar para nos elevar e fortalecer de forma positiva.

E para você, quais são seus momentos preferidos para ouvir uma canção? Deixe sua opinião nos comentários.