Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Running Up That Hill: conheça o significado do hit de Stranger Things

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

4 de Julho de 2022, às 08:00

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar de Kate Bush, já deve ter ouvido Running Up That Hill. A música é uma das mais famosas da artista e bombou nas rádios dos anos 80.

Mas agora esse hit voltou a fazer sucesso, graças aos dilemas da personagem Max, de Stranger Things. A faixa é tema da garota, que usou a sua melodia para fugir do mais temido vilão da 4ª temporada da série.

Se você está curtindo esse clima de nostalgia do mundo invertido, vai gostar ainda mais de conhecer o significado de Running Up That Hill, da Kate Bush. Então, vem com a gente! 😉

Running Up That Hill, de Kate Bush: significado da música

O single de Running Up That Hill (A Deal With God) foi lançado em 1985, pela cantora Kate Bush. É uma das músicas de trabalho do disco Hounds of Love, que saiu em 5 de agosto do mesmo ano, no Reino Unido.

Capa do álbum Hounds Of Love, de Kate Bush
Créditos: Divulgação

Na época, a canção chegou ao top 10 das mais tocadas do país e, pouco tempo depois, entrou para o ranking da Billboard Hot 100, o que consagrou a sua repercussão mundial.

Além do sucesso com o público, também foi aclamada pela crítica. Muitos consideram, inclusive, que essa foi a melhor e mais original produção de Kate Bush durante os anos 80.

A letra trata da dificuldade de compreender o parceiro em uma relação amorosa, principalmente entre um homem e uma mulher, em uma dinâmica que confunde o amor com o ódio e faz o personagem querer até mesmo fazer um trato com Deus.

A faixa é ainda hoje muito elogiada por conta dessa profundidade e pela sua sinceridade, que é, ao mesmo tempo, bruta e sensual. Sem falar no misticismo, que é uma constante nas obras de Kate Bush.

O videoclipe de Running Up That Hill

Muito além da letra e da melodia, o clipe de Running Up That Hill é outra atração à parte. No vídeo, dirigido por David Garfath, Kate Bush aparece dançando uma coreografia sensual com o bailarino Michael Hervieu. Ambos estão usando hakamas japoneses na cor cinza.

A ideia, segundo a própria cantora, era de que o clipe expressasse apenas uma performance de dança clássica.

De acordo com ela, os vídeos da época estavam explorando pouco a coreografia, com imagens aleatórias e movimentadas, sem muito foco.

O resultado é uma sequência de passos de balé contemporâneo, iluminados por uma luz fraca, que contribuem para a atmosfera de sofrimento e mistério de Running Up That Hill. Confira o vídeo na íntegra:

Análise da letra de Running Up That Hill 

Veja agora a nossa análise das estrofes mais importantes para compreender o significado de Running Up That Hill, de Kate Bush.

It doesn’t hurt me

Isso não me machuca

Do you want to feel how it feels?

Você quer sentir como é?

Do you want to know, know that it doesn’t hurt me?

Você quer saber, saber que isso não me machuca?

Do you want to hear about the deal that I’m making?

Você quer ouvir sobre o acordo que estou fazendo?

You

Você

It’s you and me

É você e eu

Na primeira parte da letra, o personagem se faz de forte para mostrar ao seu interlocutor que ele não é capaz de machucá-lo.

Como já sabemos, Kate Bush escreveu a música pensando na voz de uma mulher que não consegue aceitar a forma como é tratada pelo seu parceiro.

Mas, pensando no enredo de Stranger Things, poderíamos adaptar a voz da cantora à da própria Max, que usa a canção para se proteger de Vecna, uma criatura vilanesca, que a assombra o tempo inteiro.

O verso em que a cantora diz você quer saber que isso não me machuca tem tudo a ver com essa relação entre a garota e o grande vilão da temporada.

And if I only could

E se ao menos eu pudesse

I’d make a deal with God

Eu faria um acordo com Deus

And I’d get him to swap our places

E o convenceria a trocar nossos lugares

Be running up that road

Estaria percorrendo aquela estrada

Be running up that hill

Estaria subindo aquela colina

Be running up that building

Estaria subindo aquele prédio

See, if I only could, oh

Veja, se ao menos eu pudesse, oh

Nesta parte, a cantora propõe uma inversão de papéis, uma verdadeira troca de corpos entre a mulher e o homem. Assim, cada um conseguiria compreender melhor os sentimentos e as razões do outro.

No caso da trama de Max, podemos compreender a sua identificação com a mensagem desses versos, como se ela desejasse fazer um pacto com Deus para trocar de posição com Billy.

You don’t want to hurt me

Você não quer me machucar

But see how deep the bullet lies

Mas veja a profundidade da bala

Unaware I’m tearing you asunder

Sem saber que estou destruindo você

Oh, there is thunder in our hearts

Oh, há trovão em nossos corações

Em uma relação amorosa, mesmo que não tenhamos a intenção, podemos acabar machucando a pessoa amada. E quando os problemas não são conversados e resolvidos, pode ser o início do fim do relacionamento. É exatamente sobre esse dilema que Kate Bush canta nessa parte da música.

No caso da série, Running Up That Hill serve como uma arma poderosa que Max usa para deter Vecna. Então, de uma certa forma, ela e seus amigos estão destruindo esse monstro, sem que ele perceba, assim como os versos da canção.

Is there so much hate for the ones we love?

Existe tanto ódio por aqueles que amamos?

Tell me, we both matter, don’t we?

Me diga, nós dois importamos, não é?

História e curiosidades sobre Running Up That Hill

Conheça alguns segredos sobre Running Up That Hill, da Kate Bush:

  • O título original da música era apenas A Deal With God, que significa “um trato com Deus”, em português. Mas a gravadora sondou com algumas rádios em vários países do mundo e percebeu que muitas se recusariam a tocá-la, por causa da referência à religião.
  • Essa foi a primeira canção de Kate Bush a ser disponibilizada no formato de 12 polegadas no Reino Unido.
  • Hoje, com o fenômeno de Stranger Things, Running Up That Hill já é considerada a 13ª música mais tocada no mundo.
  • No iTunes, a canção já está no número 1 do ranking da plataforma.
  • Kate Bush compôs as faixas do álbum Hounds Of Love em um pequeno estúdio próprio, nos fundos da sua casa, para que ela mantivesse o seu próprio ritmo de produção.
  • O disco representa um divisor de águas na carreira da cantora, que passou a usar sintetizadores e equipamentos eletrônicos em suas músicas a partir dele e é hoje considerada uma artista inovadora para a sua época. 
  • Uma das influências artísticas de Kate Bush é a obra O Morro dos Ventos Uivantes, que também trata dessa temática de diferenças no amor entre um homem e uma mulher, com um ar místico e fantasioso. 
Capa do livro O Morro dos Ventos Uivantes
Créditos: Divulgação
  • Vários cantores já gravaram versões de Running Up That Hill, com destaque para Faith and the Muse, em 2001, Placebo, em 2003 e Chromatics, em 2007. 
  • Winona Ryder, a Joyce Byers de Stranger Things, é super fã de Kate Bush. 
  • E a própria Kate Bush é fanática pela série! Então, foi um verdadeiro presente ver a sua canção na trilha sonora, ainda mais associada a uma personagem forte e corajosa como Max.

Saiba tudo sobre a trilha sonora de Stranger Things

Se você chegou até aqui por causa da Max, de Stranger Things, já entendeu como o significado de Running Up That Hill tem tudo a ver com a série, não é mesmo?

Continue nesse clima e aproveite para saber tudo sobre a trilha sonora de Stranger Things!

Trilha sonora: Stranger Things