9 de Maio de 2024, às 12:00
Uma música da MPB furou a bolha e fez um grande sucesso entre diversos públicos nos anos 2000. Estamos falando de Velha Infância, dos Tribalistas, que tem um significado inspirador, que você vai gostar de conhecer.
O trio, composto por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, fez um enorme sucesso no Brasil e recebeu diversas indicações ao Grammy Latino em 2003. E acabou recebendo o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro, pelo seu primeiro disco.
Os Tribalistas lançaram vários hits que marcaram os anos 2000, incluindo Velha Infância, que ainda faz o coração dos fãs bater mais forte. Não só pela combinação de vozes dos seus integrantes, mas também pela letra, que emociona e toca o coração de qualquer pessoa.
Saiba agora tudo sobre o significado de Velha Infância, dos Tribalistas, com a nossa análise completa.
O amor e a nostalgia que permeiam a mensagem de Velha Infância, do Tribalistas, transportam qualquer pessoa para momentos inesquecíveis.
A recordação de um primeiro amor ou da companhia de uma pessoa querida, que já foi embora, são algumas memórias que podem surgir quando ouvimos a canção.
Infelizmente, o grupo só produziu dois discos em toda a sua carreira e algumas canções isoladas. Além disso, fizeram poucos shows e apresentações. Hoje, só nos restam as músicas do trio e a esperança de que um dia possam se reunir novamente, para mais um trabalho de inéditas.
Em 2001, Marisa Monte foi gravar uma participação em um disco de Arnaldo Antunes na Bahia. O trabalho contava com a produção de Carlinhos Brown. O trio ficou junto por uma semana e compôs algumas músicas, sem muitas pretensões.
Após retornar da Bahia, os músicos já tinham um repertório que poderia formar um disco. Então, depois de muitas reuniões, resolveram lançar um CD e um DVD.
O álbum foi gravado em segredo, na casa de Marisa Monte, durante 13 dias. Foi dedicado um dia para cada faixa.
Velha Infância foi gravada em 2001 e lançada no álbum Tribalistas, de 2002. Com uma melodia pop e algumas influências de MPB, sua letra é uma celebração aos sentimentos mais puros e à saudade de um amor antigo.
A expressão do título, velha infância, não nos remete apenas a essa fase da vida. Mas também à inocência e à espontaneidade que um relacionamento amoroso pode nos proporcionar, principalmente em seus primeiros meses.
Assim, apesar de os adultos perderem a leveza e a pureza com o passar dos anos, é possível recuperá-la quando encontram um novo amor, capaz de proporcionar momentos de extrema felicidade.
É um relacionamento tão bom que traz um retorno a um momento da vida em que tudo era mais simples e alegre – a nossa velha infância.
Em relações saudáveis, queremos sempre estar junto da pessoa amada, dando carinho e atenção. Além disso, podemos nos mostrar por inteiro, porque temos a certeza de que não seremos julgados ou criticados.
Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito
Portanto, alegria, segurança e felicidade são sentimentos compartilhados por pessoas que vivem uma relação como a celebrada em Velha Infância.
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor
Também é possível abrir a interpretação para a saudade de uma pessoa querida, que se foi. Essa possibilidade é apresentada no verso: e quando eu não te vejo.
A letra também faz referência às brincadeiras infantis, ressaltando a importância de mantermos viva nossa criança interior. Afinal, brincar e se divertir ao lado da pessoa amada é um componente essencial para uma relação duradoura e feliz.
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância
A infância também é um período em que podíamos viver livres, sem nos importarmos com os julgamentos alheios. Por isso, é tão bom retornar a ela sempre que podemos.
Além dos sentimentos de ternura e paz que um amor feliz nos traz, a segurança também é um componente importante. Então, os olhos da pessoa amada são um guia para momentos de dúvida e escuridão.
Seus olhos, meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só
Velha Infância foi lançada como a segunda faixa de trabalho do álbum Tribalistas. Logo no lançamento, recebeu muitos elogios da crítica e dos fãs. Tanto que chegou a ser a música mais tocada nas rádios brasileiras em 2003.
Além disso, a canção recebeu o prêmio de Melhor Música e Melhor Conjunto Musical na 43ª edição do Troféu Imprensa. Fez parte da trilha sonora da novela Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo, como tema dos personagens Cláudio (Erik Marmo) e Edwiges (Carolina Dieckmann).
Na revista musical Spin, dos Estados Unidos, Velha Infância está na posição 41 na lista das 50 melhores músicas de 2002.
Por isso, apesar de ter sido lançada há mais de 20 anos, a canção do Tribalistas é até hoje lembrada com muito carinho pelos brasileiros que viveram os anos 2000. Mas, principalmente, pelas pessoas que estavam vivendo um grande amor naquela época. Com certeza, o coração até bate mais forte quando ela toca!
Assim como Velha Infância, outras canções dos Tribalistas possuem um significado que toca o coração do público. É o que você vai descobrir com a nossa análise de Já Sei Namorar. Confira agora!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.