Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Já Sei Namorar, Os Tribalistas: história do hit de 2002

Com uma história de muito sucesso e algumas polêmicas, confira todos os detalhes sobre Já Sei Namorar, o eterno hit do trio Os Tribalistas.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

30 de Outubro de 2023, às 12:00

A história de Já Sei Namorar, d’Os Tribalistas, é um capítulo importante na música popular brasileira e na trajetória do próprio grupo.

Já Sei Namorar, Os Tribalistas: história
Créditos: Divulgação

Interpretada por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, a música surgiu de forma inusitada e se tornou um avassalador sucesso de crítica e público.

O hit foi composto por Arnaldo Antunes especialmente para a amiga Marisa Monte, mas ficou engavetado por anos, até finalmente chegar aos estúdios.

O primeiro single dos Tribalistas foi parar na trilha sonora de filmes e jogos de videogame, impulsionando as vendas do primeiro (e, até hoje, único) álbum do grupo. No Brasil, a canção ficou nove semanas em primeiro lugar. A faixa foi a 20ª mais tocada nas rádios do país na década de 2000.

Além disso, a música também conquistou posições de destaque nas paradas de países como França, Itália, Países Baixos, Portugal e Suíça. 

Quer saber mais sobre a história de Já Sei Namorar, dos Tribalistas? Continue lendo e descubra como a canção surgiu e virou um megahit!

A história da música Já Sei Namorar, da banda Os Tribalistas

A história por trás de Já Sei Namorar é um verdadeiro exemplo de como a música pode ter desenvolvimentos surpreendentes. Tudo começa com uma fita cassete que ficou perdida por mais de uma década

Arnaldo Antunes, conhecido por seu trabalho com a banda Titãs, e Marisa Monte compartilhavam uma grande afinidade musical e começaram a compor juntos. 

No começo da década de 1990, o artista compôs especialmente para a voz da amiga um dos primeiros hits da cantora, Beija Eu. Na mesma fita cassete, o músico entregou também outra melodia, que eventualmente se tornaria a base da música Já Sei Namorar

No entanto, a canção foi esquecida até que Marisa Monte e Arnaldo Antunes voltaram a colaborar no começo dos anos 2000. Ela estava gravando uma participação no álbum dele, com produção de Carlinhos Brown. 

Durante essa colaboração, o trio se reuniu na Bahia e passou uma semana juntos, o que rendeu diversas composições criadas de forma orgânica. Era a fase embrionária do trio Os Tribalistas. 

A chegada de Carlinhos Brown e a nova etapa de Já Sei Namorar

A música parecia ter vida própria e esperava o momento perfeito para se materializar. Finalmente, Já Sei Namorar viu a luz do dia quando Marisa Monte mostrou a letra a Carlinhos Brown.

Juntos durante o retiro criativo na Bahia, os talentosos membros do trio completaram a música, dando-lhe a forma que conquistou o Brasil. O resultado foi um trabalho que incorporou elementos da MPB, com arranjos econômicos, percussões sutis e uma ênfase marcante em pianos e violões.

Já Sei Namorar também ganhou um videoclipe, que apresentava cenas de pessoas de diversas regiões dançando ao som da faixa. Os próprios Tribalistas fazem aparições no vídeo.

Leia Mais: As melhores frases de Marisa Monte, um dos maiores talentos da MPB

Lançamento e recepção

Embora a ideia inicial não fosse a gravação de um álbum conjunto, os artistas logo perceberam que tinham um repertório surpreendentemente coeso, pronto para ser gravado por todos os três. Após várias reuniões, decidiram lançar um CD e DVD juntos. 

O primeiro single foi justamente Já Sei Namorar, que se tornou um grande sucesso não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo, logo nos primeiros dias após o lançamento. 

A faixa era o carro-chefe de um disco com 13 músicas, lançado em 2002 pela gravadora EMI. Tudo foi gravado secretamente durante dois dias de ensaios e 13 dias de estúdio.

Comercialmente, o álbum foi um enorme sucesso, vendendo mais de 3,5 milhões de cópias. Desse total, praticamente metade corresponde a vendas no exterior. Além de Já Sei Namorar, outras faixas do disco, como Velha Infância e Carnavália, tornaram-se verdadeiros hinos da música brasileira. 

Além do sucesso comercial, Os Tribalistas também receberam reconhecimento da crítica e da indústria da música: em 2003, o grupo venceu o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.

Acusação de plágio: o lado controverso da história de Já Sei Namorar, dos Tribalistas

A história de Já Sei Namorar, dos Tribalistas, tinha tudo para ser uma narrativa épica de música, inspiração e sucesso, mas uma grave acusação quase pôs tudo a perder.

A confusão envolve a banda norte-americana Sly & the Family Stone, que fez sucesso entre as décadas de 1960 e 1980 com sua pegada que misturava soul, funk e psicodelia.

Logo após o lançamento de Já Sei Namorar, começaram a pipocar comparações com a faixa Family Affair, da banda dos Estados Unidos. As alegações de semelhança centraram-se principalmente na melodia e no andamento do vocal nas faixas.

Family Affair foi lançada em 1971 pelo Sly & the Family Stone em seu icônico álbum There’s a Riot Goin’ On. A canção é considerada uma pedra angular do funk e do soul daquela época. 

A Sony Music, que detinha os direitos da banda Sly & the Family Stone no Brasil, tomou medidas legais e entrou com um processo contra Os Tribalistas e a gravadora EMI. 

As semelhanças melódicas eram notáveis, principalmente no início das músicas. Alguns ouvintes argumentaram que as semelhanças poderiam ser resultado de inspiração ou referência, enquanto outros consideraram uma possível cópia.

No final das contas, o imbróglio jurídico em torno das músicas não foi amplamente documentado e os detalhes do processo legal não são totalmente conhecidos.

Os Tribalistas e outros gigantes da Música Popular Brasileira

A história de Já Sei Namorar, dos Tribalistas, fica muito mais relevante considerando-se o peso dos três integrantes do grupo: Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Isoladamente, eles estão entre os maiores nomes da história da MPB.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a história da Música Popular Brasileira? Confira o nosso material completo, com tudo o que você precisa saber sobre a MPB!

História da MPB