Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Arnaldo Antunes: as 13 melhores músicas do cantor

Listas musicais · Por Renata Arruda

31 de Outubro de 2020, às 12:00

Poeta, compositor, músico, artista visual e performer: são muitas as facetas de Arnaldo Antunes, um artista versátil que ficou conhecido ao fazer parte da primeira formação dos Titãs e hoje é considerado um dos maiores nomes da música brasileira 

Responsável por algumas das melhores músicas dos Titãs, Arnaldo Antunes deixou a banda em 1992 para seguir carreira solo.

Arnaldo Antunes
Créditos: Divulgação

Desde então, são 12 álbuns de estúdio lançados, uma trilha para o Grupo Corpo e inúmeros projetos bem-sucedidos, como o icônico Tribalistas, formado com os parceiros musicais Marisa Monte e Carlinhos Brown.

Para relembrar a carreira desse grande músico, selecionamos as melhores músicas do Arnaldo Antunes pra você curtir. Vem ver!

Arnaldo Antunes: melhores músicas

Confira a nossa seleção e conte pra gente: qual é a sua música preferida do Arnaldo Antunes?

O Seu Olhar

A romântica O Seu Olhar é uma composição de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit e foi lançada em 1995 no álbum Ninguém. A faixa ganhou uma versão acústica, gravada ao lado de Nina Becker para o Acústico MTV — Arnaldo Antunes.

A Casa É Sua

Um iê-iê-iê dos bons, A Casa É Sua fala sobre alguém que não sente falta de nada, apenas da presença da pessoa amada. Lançada em 2009 no álbum Iê Iê Iê, a música abre o DVD A Casa É Sua, gravado ao vivo na casa do cantor.

Saiba

Você já parou pra pensar que grandes figuras históricas um dia foram crianças indefesas? Arnaldo Antunes já! Em Saiba ele chama a atenção para esse fato:

Saiba:
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu

Socorro

Composta em parceria com a poeta Alice Ruiz, Socorro mostra o desespero de uma pessoa que, de repente, se vê apática, sem conseguir sentir nenhum tipo de emoção. Foi lançada em 1998, no álbum Um Som.

Cabelo

Cabelo é uma ode às madeixas e seus vários formatos e possibilidades! Foi composta por Arnaldo Antunes e Jorge Ben Jor e gravada pela cabeluda Gal Costa no álbum Plural, de 1990. Os músicos gravaram a música juntos no DVD A Casa É Sua.

Melhores músicas do Jorge Ben Jor, o rei do samba rock 

Envelhecer

Enquanto muita gente quer estender a juventude enquanto pode e vivê-la intensamente, Arnaldo Antunes declara em Envelhecer

Não quero morrer pois quero ver
Como será que deve ser envelhecer
Eu quero é viver pra ver qual é
E dizer venha pra o que vai acontecer

O Real Resiste

O Real Resiste é uma das mais recentes músicas de trabalho de Arnaldo Antunes e dá nome ao álbum homônimo, lançado em 2020.

Com um clipe que mostra manifestações de resistência pelo Brasil, a música fala sobre como a situação política do país é passageira.

A Nossa Casa

Lançada em 2004, A Nossa Casa é uma música de Arnaldo Antunes com Alice Ruiz e Paulo Tatit. A música, e seu videoclipe, abordam a questão afetiva da casa, as condições de moradia e a relação que as pessoas têm com seus lares.

O Silêncio

Composta em parceria com Carlinhos Brown, O Silêncio foi lançada em 1996, no álbum de mesmo nome.

A música fala sobre como a evolução tecnológica, representada nas figuras da TV e do computador, foi afastando as pessoas do silêncio e de si mesmas.

Música Para Ouvir

Uma das canções mais pop de Arnaldo Antunes, Música Para Ouvir fala sobre a música em si, e os inúmeros momentos da vida nos quais ela nos acompanha. Foi lançada em 1998, no álbum Um Som.

Paradeiro

Lançada em 2001, no álbum de mesmo nome, Paradeiro foi gravada em dueto entre Arnaldo Antunes e Marisa Monte. No mesmo ano, a cantora gravou uma versão ao vivo da música, que fez grande sucesso.

Essa Mulher

Outra música do álbum Paradeiro, Essa Mulher fala sobre uma mulher emancipada, que saiu de um relacionamento e agora prefere aproveitar a sua vida e viver sozinha, enquanto o cara não supera o término.

As Árvores

Mais uma parceria entre Arnaldo Antunes e Jorge Ben Jor, As Árvores é uma música mais atual do que nunca. A letra é uma verdadeira reverência à natureza e à importância das árvores que dão frutas e as que dão frutos.

A trajetória de Arnaldo Antunes

Arnaldo Antunes nasceu em São Paulo, em 2 de setembro de 1960. Iniciou seu contato com as artes já na adolescência, ao ingressar no Colégio Equipe, onde conhece Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos e Ciro Pessoa, seus futuros colegas de Titãs.

Formação clássica do Titãs
Formação clássica do Titãs / Créditos: Divulgação

Em 1978, iniciou o curso de Letras na USP. Porém, não chegou a concluir, voltando sua atenção para o meio artístico: em 1980, ele formou a Banda Performática, ao lado de Paulo Miklos e do artista plástico José Roberto Aguilar.

Em 1982, Arnaldo Antunes participou da formação dos Titãs do Iê Iê Iê, banda que mudou o nome apenas para Titãs.

Em 1984, lançou seu primeiro álbum por uma grande gravadora. A partir de então, o músico passou a ser conhecido em todo o país e teve suas músicas gravadas por artistas como Belchior, Marisa Monte e Barão Vermelho.

Arnaldo antunes e marisa monte
Créditos: Divulgação

Após dez anos com a banda, ele deixou os Titãs para seguir sua carreira solo. Lançou o álbum Nome em 1993, que além de disco também é livro e vídeo. Seu álbum mais recente, O Real Resiste, chegou às plataformas digitais no início de 2020.

Além da carreira solo, Arnaldo Antunes também participa de outros projetos, desde a gravação dos álbuns dos Tribalistas, com Marisa Monte e Carlinhos Brown, até a composição de trilhas sonoras infantis, passando por participações em mostras de artes plásticas e performáticas.

A história da música Marvin

Agora que você ouviu as melhores músicas do Arnaldo Antunes, aproveita para conhecer a história da música Marvin, grande hit dos Titãs!

história da música marvin

Não deixe de conferir estes posts: