Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira o significado de 8 músicas do Raul Seixas

Analisando letras · Por Érika Freire

30 de Maio de 2020, às 19:00

É incontestável o legado deixado por Raul Seixas, o pai do rock brasileiro. Raul nos deixou há mais de 30 anos, mas suas músicas, repletas de significados e interpretações infinitas, ainda reverberam dentro dos corações dos fãs.

Raul Seixas
Créditos: Divulgação

Grande leitor de filosofia e ocultismo, a obra musical de Raul Seixas ficou conhecida pelo protesto e críticas sociais, sempre com letras muito profundas e que dão margem para cada um interpretar a partir da sua própria experiência. 

Porque é exatamente isso que acontece quando se ouve Raulzito: uma experiência musical, filosófica, espiritualista. Uma viagem da qual ninguém volta o mesmo. A seguir, você confere algumas das principais canções do Raul e seus significados. Bora lá? 

Conheça o significado das músicas do Raul Seixas

Não importa qual seja o show, sempre vai ter alguém gritando “toca Raul”. Mas, além disso, gostar de Raul vai além de gostar só da música.

Ele se tornou um culto, um artista respeitado, consagrado e que reúne fãs no mundo todo. Sua letras têm tantos significados e interpretações possíveis que elas já até viraram livro!

Confira o significado de algumas de suas melhores músicas: 

Metamorfose Ambulante

Um dos principais hinos da carreira do Maluco Beleza, a música Metamorfose Ambulante está presente no álbum Krig-ha, Bandolo!, lançado em 1973. Nesta canção, Raul fala sobre o processo de mutação e a existência de diversas verdades diante da vida.

Um ponto de vista que parece certo hoje, amanhã pode ser ressignificado e ganhar um novo sentido, por isso o título, Metamorfose Ambulante

O nome da música nos dá a ideia de um ser em constante movimento e mudança, e ele prefere ser assim, pois compreende que é uma forma de abrir a mente para o novo. Confira a análise e o significado completos da música Metamorfose Ambulante

Significado metamorfose ambulante

A Maçã

Com uma letra que é pura poesia e uma melodia que acalma, a música A Maçã é mais um dos exemplos de complexidade dentro da obra de Raul Seixas. 

A canção é interpretada pela maior parte dos fãs de Raulzito como se fosse um manifesto ao amor livre. Deixar o outro livre para viver suas experiências e abrir mão de todo e qualquer sentimento de posse, como o ciúmes, que para Raul seria apenas uma vaidade. 

Quando assistimos ao videoclipe, há também uma nova interpretação possível. Saiba mais sobre na nossa análise da música A Maçã

Análise de A Maçã

O Dia Em Que a Terra Parou

Comprovando que Raul era um artista atemporal, a música O Dia Em Que a Terra Parou é outro clássico que se tornou atual em tempos de pandemia. A letra da música foi inspirada no filme homônimo, lançado em 1951, e fala sobre um dia em que ninguém saiu de casa. 

Escrita em parceria com Cláudio Roberto, O Dia Em Que a Terra Parou parece até uma convocação de greve geral feita de forma poética e com conceitos filosóficos.

Quer se aprofundar mais na análise da música? Confira o post completo que traz o significado de O Dia Em Que a Terra Parou

Análise O Dia Em Que A Terra Parou

Ouro de Tolo

Porque foi tão fácil conseguir e agora eu me pergunto “E daí?“. Mais um soco no estômago, repleto de críticas ao estilo de vida brasileiro da década de 70.

Ouro de Tolo, cujo título foi inspirado no costume dos falsos alquimistas, fala sobre a nossa insignificância em não conseguir compreender que a vida é muito mais do que conquistar bens materiais. 

Vivemos falsas ilusões e nos esforçamos muito para alcançar um modelo falido e incapaz de proporcionar felicidade. A letra é cheia de sarcasmo e você pode conferir a análise completa de Ouro de Tolo

Significado Ouro de Tolo

Cowboy Fora da Lei

Lançada no álbum Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!, a música foi o grande destaque do disco e é considerada o último grande sucesso de Raul antes de sua morte. O músico veio a falecer dois anos depois. 

Há algumas interpretações diferentes sobre a letra de Cowboy Fora da Lei e alguns apontaram a música como sendo um desrespeito à figura de Jesus Cristo. Alguns fãs acreditam, por exemplo, que a letra foi inspirada na morte do presidente Tancredo Neves. 

De maneira geral, a canção faz a gente refletir se vale mesmo a pena lutar tanto para cargos de destaque, ganhar fama e sucesso. Saiba mais sobre o significado da música Cowboy Fora da Lei.

Significado da música Cowboy Fora da Lei, do Raul Seixas

Gita

Continuando dentro do universo místico de Raul, chegamos à música Gita, outro grande sucesso inspirado no livro Bhagavad Gita. A música faz parte do álbum homônimo, lançado em 1974. 

A letra se desdobra através de um sonho, quando no primeiro verso o compositor cita que foi através do sonho que teve revelações sobre as possíveis rotas do universo e como compreendê-lo. 

A música tenta dizer que Deus está dentro da gente, que somos a conexão com tudo o que existe. Ficou curioso para entender melhor? Confira o significado da música Gita

Significado da música Gita

Mosca Na Sopa

Quando nos desdobramos sobre as composições de Raul, notamos a genialidade e criatividade em cada trabalho.

Nada é óbvio quando se trata do Maluco Beleza, e Mosca Na Sopa pode ser compreendida como uma crítica bem ácida e irônica ao período da Ditadura Militar

Mosca Na Sopa está presente no álbum Krig-ha, Bandolo!, trabalho que fez Raul e Paulo coelho serem levados ao Dops – Departamento de Ordem Política e Social para se explicarem sobre suas criações. Vamos analisar a música Mosca Na Sopa

Significado Mosca Na Sopa Raul Seixas

Meu Amigo Pedro

Grande composição de Raul, Meu Amigo Pedro causa dúvidas se Pedro seria uma referência ao escritor Paulo Coelho, grande parceiro de Raul nas loucuras e nas criações de letras. Mas há outras possibilidades sobre quem, de fato, seria o personagem da música. 

De forma geral, Meu Amigo Pedro aborda a vida de duas pessoas diferentes. Pedro seria mais certinho, responsável com seu trabalho, careta, porém, está triste e solitário. Já Raul, vivendo sua vida louca, tenta explicar para Pedro que no final todo mundo vai para o mesmo lugar. 

Sendo assim, por que seguir tantas regras, por que não aproveitar melhor a experiência e se permitir? Mate a curiosidade e confira toda a análise da música Meu Amigo Pedro

Meu Amigo Pedro significado

Mais análises de músicas

Depois de uma boa imersão no significado de algumas das melhores músicas do Maluco Beleza, que tal continuar nesse clima e descobrir 16 significados de músicas que vão te surpreender?

Análises de música que vão te surpreender

Continue lendo sobre música: