15 de Novembro de 2023, às 12:00
Qual é a história por trás de uma das maiores drags queens do mundo? Muitas pessoas conhecem bordões icônicos, como Shantay, you stay ou Sashay, away, mas a biografia de RuPaul vai muito além disso.
Considerada um ícone para a história da comunidade LGBTQIAP+, RuPaul ocupa espaços de grande visibilidade há décadas. Seu nome já passou por séries, realities show e diversas músicas de sucesso, claro.

Seu nome é uma inspiração para aqueles que amam arte e veem o seu potencial de transformação. Mas como será que uma carreira de tantos sucessos começou?
Do começo da vida até os dias atuais, prepare-se para conhecer tudo sobre RuPaul e tornar-se ainda mais fã dela.
Apesar de ser conhecida por sua figura drag, vale lembrar que existe uma pessoa por trás das performances que RuPaul executa.
RuPaul Andre Charles, nome original da drag queen, nasceu no dia 17 de novembro de 1960, na cidade de San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos.
O “Ru” em seu primeiro nome chama a atenção. Trata-se de uma referência ao roux, um ingrediente essencial para fazer o gumbo, o prato mais tradicional da Louisiana, estado natal de sua mãe, Ernestine Charles.
Ele e suas irmãs moraram com os pais até 1967, ano em que eles se separaram. Após isso, os quatro filhos passaram a morar apenas com a mãe.
Desde muito cedo, RuPaul já demonstrava proximidade com as artes e recebeu apoio da mãe. Por isso, já aos 15 anos, ele saía de casa em direção à Atlanta, na Georgia, para estudar artes cênicas.
Para mostrar o seu talento musical, RuPaul chegou a fazer parte de uma banda chamada Wee Wee Pole, com quem performava nas noites de Atlanta. Além disso, ele também foi backing vocal de Glen Meadmore, contando com a parceria de Vaginal Davis, que também é drag queen.
Aos poucos, seu nome se tornava mais conhecido. RuPaul trabalhava em bares da cidade, o que o conectou a grandes nomes da cena artística que o viam cantar e dançar, mostrando a sua versatilidade.
A certeza do sucesso de RuPaul veio em 1993, com o lançamento do single Supermodel (You Better Work!). Na música, o artista canta enquanto dá dicas para modelos, usando a sua própria experiência:
Work (Turn to the left)
Trabalhe (vire à esquerda)
Work (Now turn to the right)
Trabalhe (Agora vire para a direita)
Supermodel (You Better Work) teve um desempenho modesto nas paradas musicais: chegou ao 42° lugar da Billboard Hot 100 e 39ª posição na UK Single Charts.
Apesar disso, a música é considerada um hit LGBTQIAP+ e segue tocando em baladas até os dias atuais.
O sucesso do single levou as pessoas a conhecerem o restante do álbum. Foi assim que mais músicas ganharam reconhecimento, como é o caso de Back to My Roots, que chegou ao pico da Billboard Club/Dance Play Songs.
Além dessas, House of Love e A Shade Shady (Now Prance) também fizeram sucesso entre o público.
RuPaul saiu da casa da mãe para estudar artes cênicas. Ele participou de diversos filmes underground, com baixo orçamento, até chegar a grandes produções da TV e cinema.
É o caso de AJ and the Queen, na qual ele assume o papel da drag queen Ruby Red. RuPaul também participou de filmes famosos, como Nunca Fui Santa, Alguém Especial e Nimona, além da série Duas Garotas Em Apuros.
Para fazer jus à música Supermodel (You Better Work), RuPaul tem grandes trabalhos como modelo.
Vale a pena mencionar o seu trabalho com a MAC, em 1994, para a campanha Viva Glam. RuPaul foi a primeira drag queen super modelo da empresa, ultrapassando os preconceitos que recaiam sobre ela na época.
Além de ser ator e modelo, a carreira do artista não para por aí. Atualmente, muitas pessoas conhecem RuPaul como o apresentador de Rupaul’s Drag Race, uma competição criativa, divertida e com muito veneno!
Criado em 2009, o programa rapidamente virou um sucesso de audiência graças aos participantes cativantes e, claro, um apresentador que consegue aproveitar todas as oportunidades.
RuPaul aparece ao longo das temporadas vestido de drag, assim como fora da sua performance artística, e entrega entretenimento em todas as versões possíveis.
Por sua apresentação, RuPaul ganhou 7 prêmios Emmy na categoria Melhor Apresentador de Reality Show. Entre os anos de 2016 e 2022, ele saiu como vencedor todas as vezes!
O sucesso de Drag Race também pode ser visto a partir da quantidade de spin-offs que foram lançados desde então. O reality ganhou versões em diversos países, como Canadá, Holanda e Brasil.
Mesmo sem a presença direta de RuPaul, é possível perceber, nos detalhes, que o seu formato de apresentação continua sendo usado como a base de todas as versões do programa.
Atualmente, aos 62 anos de idade, RuPaul continua à frente do RuPaul’s Drag Race. O reality, em seu formato original, agora conta com mais de 10 temporadas e tem apresentado participantes cada vez mais dedicados.

Com uma carreira de décadas, RuPaul anunciou para março de 2024 o lançamento da sua biografia, intitulada A Casa dos Significados Ocultos, em tradução livre. O artista deve falar sobre sua infância, sua família e a ascensão à fama.
RuPaul está casado com Georges LeBar desde 2017, um relacionamento que começou oficialmente em 1994. Ao contrário do marido, LeBar vive completamente afastado da mídia.
Como você viu nessa biografia, RuPaul abriu portas para que muitas vozes fossem ouvidas. Nada mais justo do que conhecer e dar visibilidade para outros artistas LGBTQIAP+ que esbanjam talento, carisma e tudo que é preciso para formar superestrelas!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.