Confira a análise do samba-enredo da Grande Rio 2024

Para quem está ansioso pelo Carnaval de 2024, chegou a hora de descobrir o significado do tema da Grande Rio para este ano e fazer as suas apostas para a disputa.

Analisando letras · Por Érika Freire

9 de Fevereiro de 2024, às 12:00


O samba-enredo da Grande Rio em 2024 promete agitar a Sapucaí. A escola, do Grupo Especial, será a 4º a entrar na avenida, no domingo, dia 11 de fevereiro, com o enredo Nosso Destino É Ser Onça

Com uma letra envolvente e repleta de significados, a Grande Rio faz uma bela homenagem à cultura indígena e à natureza. 

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora se inspiraram no mito indígena da tribo Tupinambá. A tribo tem a onça como animal de poder e divindade. E  a escola pretende fazer uma reflexão sobre a figura da onça como um símbolo de resistência e identidade.

Em 2022, após um jejum de 34 anos, a Grande Rio foi a grande vencedora ao celebrar Exú e combater a intolerância religiosa. Será que em 2024 vem mais uma vitória? 

Vamos conferir a análise de Nosso Destino é Ser Onça, samba-enredo da Grande Rio 2024, e entender um pouco mais sobre o significado por trás da letra. 

Nosso Destino é Ser Onça: análise do samba-enredo da Grande Rio 2024

O enredo da Grande Rio para 2024 tem como base o livro do escritor Alberto Mussa, Meu Destino É Ser Onça. Gabriel Haddad e Leonardo Bora começaram a pesquisar sobre o tema em 2016 e bateram o martelo após conversarem com o autor.

Após sete anos debruçados sobre essa temática, a Grande Rio entrará na avenida em grande estilo, abordando elementos como antropofagia, rituais de cura de povos indígenas, caça, xamanismo, encantarias do Norte e Nordeste e desenvolvimento espiritual. 

Porém, a onça será o grande símbolo e guiará todo o enredo da escola. Ou seja, a Grande Rio fará um desfile repleto de referências aos povos indígenas, celebrando a floresta, a criação do mundo e as ricas tradições dos povos originários. 

É o Brasil e as suas origens que entrarão na Sapucaí, com toda a sua fauna e cultura. Já dá pra imaginar a mistura de cores e a emoção tomando conta, não é verdade? 

Quem escreveu o samba-enredo da Grande Rio 2024? 

A letra do samba-enredo da Grande Rio 2024 é de autoria dos compositores Derê, Marcelinho Júnior, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro, Tony Vietinã e Eduardo Queiroz.

O enredo Nosso Destino É Ser Onça, segundo o carnavalesco, Leonardo Bora, propõe um debate poético sobre quem é o brasileiro. 

Assim que a escola de Duque de Caxias, representada nas cores verde, amarelo e branco, entrar na avenida, mostrará a diversidade do povo, convidando ainda à reflexão sobre quem somos nós nessa terra indígena. 

Durante a pesquisa, os autores pensaram a respeito da simbologia da onça, que tem um papel fundamental dentro da cultura Tupinambá, e o quanto esse animal de poder é simbólico também para outros povos indígenas.

Análise dos versos do samba-enredo Grande Rio 2024

O samba-enredo Grande Rio 2024 chega repleto de energia e poder ao buscar na natureza e nos povos originários a inspiração para a letra Nosso Destino É Ser Onça

Com referências a elementos como constelação, fogo, mar e tormentas no céu, a primeira estrofe coloca a onça como o senhor da criação. A ideia é destacar a sua importância como um ser mítico e espiritual, o grande criador do cosmo. 

Para colocar a Grande Rio na avenida em 2024, Gabriel Haddad e Leonardo Bora buscaram fontes na carnavalesca Rosa Magalhães e no escritor Guimarães Rosa.  

Referências à mitologia e aos povos originários

Podemos observar o quanto o samba-enredo da Grande Rio 2024 apresenta diversas referências à mitologia e às tradições dos povos originários. 

São mencionados personagens como Maíra, que na mitologia tupi-guarani representa o herói mítico. Já Sumé representa, na língua indígena, uma figura de bem, dotada de um certo mistério, mas que ensina a cultivar a terra. 

Cuaraci é interpretado como aquele que dá vida, sendo na mitologia tupi-guarani a representação do Sol. Pode significar também o renascimento, símbolo da sabedoria ancestral. 

Trovejou! Escureceu!

O velho onça! Senhor da criação

É homem fera! É brilho celeste

Devora e se veste de constelação

Tudo acaba em fogaréu e depois transborda em mar

A terceira humanidade, Cuaraci vem clarear

Ê Sumé nas garras da sua ira

Enfrentou Maíra, tanto perseguiu

Seus herdeiros vivem essa guerra

Povoando a Terra

A voz Tupinambá rugiu

A onça, representante do samba-enredo

No segundo verso, a figura da onça surge como a grande representante que guia todo o samba-enredo. Ela é mencionada em sua diversidade de cores e tipos. 

Inclusive, o carnavalesco Gabriel Haddad chegou a comentar o quanto a onça é atualmente um símbolo nas lutas de demarcação das terras indígenas e na valorização do público  LGBTQIA+.

Muito retratada em pinturas e fotografias, ela é a força, representa a energia de coragem, liberdade, habilidade e proteção. O enredo, ao colocar a onça como personagem central, vai do passado aos tempos modernos, mostrando o quanto esse animal poderoso se ressignifica de acordo com culturas e crenças.    

É preta, parda é pintada feita a mão

Sussuarana no sertão que vem e vai

Maracajá, jaguatirica ou jaguar

É jaguarana, onça grande mãe e pai

(Onça grande mãe e pai)

Mais elementos da cultura indígena

O samba-enredo Grande Rio 2024 segue fazendo referência a tribos indígenas, como Yawalapiti, Pankararu e Apinajé. Afinal, foi proposto desde o início, pelos compositores e carnavalescos, apresentar a diversidade e a riqueza das culturas indígenas.

São mencionados na estrofe alguns rituais como Araweté e pajelança, aplicada mais comumente em rituais de cura pelos pajés, costume muito presente nas populações amazônicas.

O enredo caminha através do tempo, passando pela memória de alguns carnavais, além de observar a onça sendo usada como símbolo de resistência também nas criações de artistas contemporâneos.

Yawalapiti, Pankararu, Apinajé

O ritual Araweté, a flecha de Kamaiurá

No tempo que pinta a pedra, pajelança encantada

Onça-loba coroada na memória popular

Kiô! Kiô, kiô, kiô Kiera

É cabocla, é mão-torta

Pé-de-boi que o chão recorta, travestida de pantera

Kiô! Kiô, kiô, kiô Kiera

A folia em reverência

Onde a arte é resistência

Sou Caxias, bicho fera!!

A Grande Rio como uma aldeia

Na última estrofe, com versos bem poéticos, o samba-enredo da Grande Rio 2024 se refere ao nome da escola como sendo uma aldeia. Uma forma de homenagear e se sentir em comunhão com toda a cultura indígena. 

Werá, werá auê, naurú werá, auê

A Aldeia Grande Rio ganha a rua

No meu destino a eternidade

Traz no manto a liberdade

Enquanto a onça não comer a Lua!  

Músicas de Carnaval para aproveitar a folia 

Gostou de conferir a análise do samba-enredo da Grande Rio 2024? Com o clima de folia se aproximando, vem com a gente ouvir algumas músicas de Carnaval. Vamos relembrar alguns clássicos e hits para curtir a festa. 

Músicas do carnaval

Leia mais:


Leia também