Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Sinônimos, de Zé Ramalho

Analisando letras · Por Érika Freire

3 de Dezembro de 2021, às 19:00

Uma das maiores vozes da música brasileiro, Zé Ramalho é um artista muito importante e respeitado. Entre seus diversos sucessos, a música Sinônimos é uma das mais ouvidas.

zé ramalho
Créditos: Divulgação

Com uma letra que esbanja poesia, Sinônimos fala sobre um sentimento universal: o amor. Chega a emocionar ver a interpretação de Zé Ramalho entoando os versos desta música tão especial.

Quer compreender um pouco mais sobre o significado da música Sinônimos? Continue com a gente! 

Significado da música Sinônimos

A música Sinônimos possui três compositores: Paulo Sérgio, Cláudio Noam e César Augusto. Eles escreveram exclusivamente para a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó e a canção faz parte do disco Aqui o Sistema é Bruto, lançado em 2004.

Para gravar esse clássico, a dupla contou com a participação de Zé Ramalho e, posteriormente, o cantor gravou a música sozinho. As duas versões são excelentes e muito admiradas pelos fãs de ambos artistas. 

A canção, que chegou a ser tema das novelas A Favorita e A Escrava Isaura, fala sobre o amor, que dá sentido à vida. Pode, em muitos momentos, trazer sofrimentos, dúvidas e acabar machucando, porém, é um mistério que vale a pena ser descoberto e vivido. 

E é através dessa perspectiva que os versos de Sinônimos vão se desdobrando. Vamos conferir a análise das estrofes:  

Quanto tempo o coração leva pra saber
Que o sinônimo de amar é sofrer
Num aroma de amores pode haver espinhos
É como ter mulheres e milhões e ser sozinho

Os versos da música Sinônimos podem ser interpretados através do ponto de vista de um personagem que está refletindo sobre o significado do amor

O título da canção, Sinônimos, em nossa Língua Portuguesa, são as palavras que têm o mesmo significado, apesar de grafias diferentes. Amar pode ter significados diferentes, pois depende da experiência e visão de mundo de cada um, mas para o personagem da música é sofrer. 

Mesmo assim, não se permitir amar é um erro; é como ter dinheiro, ter muitas mulheres, mas ainda se sentir sozinho. 

Na solidão de casa, descansar
O sentido da vida, encontrar
Ninguém pode dizer onde a felicidade está

Ele entende o amor como uma busca individual que, assim como a felicidade, ninguém é capaz de nos apontar o caminho a não ser nós mesmos.

Nesta busca, haverá momentos de solidão, de muito questionamento, e há de saber esperar e ser paciente. O sentido da vida e o amor verdadeiro são trilhas pessoais, não há mapas.

O amor é feito de paixões
E quando perde a razão
Não sabe quem vai machucar

No refrão, ele mescla amor e paixão, sugerindo que um leva ao outro. Primeiro a gente se apaixona e o amor vai sendo construído com o tempo, mas só saberemos se é amor de fato se um sentimento maior quando a paixão acabar.

Durante esse período, é totalmente possível perder a razão e alguma parte se machucar, ou as duas. Como tudo na vida, é um risco. 

Quem ama nunca sente medo
De contar os seus segredos
Sinônimo de amor é amar

Aqui, chega a uma conclusão muito madura e pertinente: quem ama não teme. Se entrega, faz revelações, não é adepto dos jogos de controle e a frase inicial, lá do primeiro verso é transformada: sinônimo de amor é amar.

Esta sim, uma constatação mais coerente com o que seria, de fato, o amor. 

Quem revelará o mistério que tem a fé
E quantos segredos traz o coração de uma mulher
Como é triste a tristeza mendigando um sorriso
Um cego procurando a luz na imensidão do paraíso

Talvez a estrofe mais filosófica da música, ele fala da fé como um mistério impossível de ser revelado por alguém. Assim como a incapacidade de descobrir a quantidade de segredos que uma mulher guarda em seu coração.

O quão triste é suplicar afetos, mendigar um sorriso é em vão, pois tudo o que fazemos forçado não é verdadeiro. Por isso ele se refere como algo triste. 

Ele compara recorrer às migalhas em um relacionamento como um cego procurando a luz, pois nunca poderá encontrá-la. Mesmo se for na imensidão do paraíso, ele é incapaz de enxergar.

Quem tem amor na vida, tem sorte
Quem na fraqueza sabe ser bem mais forte
Ninguém sabe dizer onde a felicidade está

Ele conclui que aqueles que têm amor na vida são sujeitos de sorte. Assim como quem um dia foi fraco, estará mais forte no futuro porque aprendeu com as experiências. Mas, como ninguém sabe o caminho da felicidade, a sorte, assim como a felicidade e o amor, se constroem vivendo

Amar não é sofrer, quem sofre em uma relação afetiva está vivendo uma manipulação. Pode ser tudo, menos amor. 

E você, concorda com a nossa análise ou tem alguma ideia diferente? Como toda obra, o significado é aberto, permitindo múltiplos sentidos. 

Quiz: qual música do Zé Ramalho é você?

Gostou de conhecer o significado da música Sinônimos? Agora, que tal descobrir qual música do Zé Ramalho é você respondendo ao nosso quiz?

Se você é fã do Zé Ramalho vai adorar participar e saber qual de suas canções combina mais com você!  

Mais sobre o Zé Ramalho