Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas de Chitãozinho e Xororó: vem relembrar

Nostalgia · Por Rafaela Damasceno

1 de Dezembro de 2020, às 19:00

Impossível gostar de sertanejo e não ser fã da dupla Chitãozinho & Xororó.

Reconhecidos como recordistas em venda de álbuns no Brasil, os irmãos nascidos no interior do Paraná conquistaram os brasileiros com as suas canções marcantes

Chitãozinho e Xororó
Créditos: Divulgação

Ao lado de outras duplas sertanejas das antigas, eles abriram espaço para esse tipo de música nas rádios nacionais, no começo da década de 1980.

A partir de então, o modão se espalhou pelos quatro cantos do país e se tornou um dos estilos mais ouvidos por aqui.

Não importa se você acompanha a dupla desde o início da carreira ou se curte os seus sucesso há pouco tempo: o que vale é se jogar com a nossa seleção!

As melhores de Chitãozinho & Xororó 

Os irmãos Chitãozinho & Xororó fizeram história na música sertaneja brasileira. Afinal, são inúmeros sucessos, em mais de 50 anos de carreira. Confira as melhores músicas deles: 

Evidências

Quem nunca cantou em alto e bom som o refrão de Evidências que atire a primeira pedra! É claro que esse clássico tinha que liderar a nossa lista. 

Inclusive, em uma pesquisa feita em 2017 pelo Karaoke World Championships Brasil, a canção foi eleita a mais executada nos karaokês de todo o país.

Então, que tal treinar agora mesmo para as suas próximas apresentações ao vivo? 

Nuvem de Lágrimas

Outro hit inesquecível da dupla é Nuvem de Lágrimas. Mas você sabia que ela serviu de inspiração para um musical lançado em 2015, de mesmo nome? 

É isso mesmo! Em uma adaptação livre do romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, a sua letra sentimental embalou as cenas da peça de teatro. Aproveite para imaginar uma história de amor com esta trilha sonora:

Sinônimos

Uma das músicas mais importantes da história do sertanejo nacional é Sinônimos. Além de transmitir uma mensagem super reflexiva sobre o amor, ela também tem uma melodia única, que encanta os fãs de todas as gerações.

Existe ainda uma versão com a participação de Zé Ramalho, que a deixa ainda mais original. Conheça a seguir essa parceria:

Página de Amigos

É muito difícil constatar que o amor acaba. Pior ainda é quando a pessoa amada quer manter uma amizade. Esse tipo de relação é para poucos e a dupla conseguiu retratá-la muito bem em Página de Amigos.

Se você já viveu uma situação dessas ou está passando por um momento assim, receba o ombro amigo de Chitãozinho & Xororó:

Fio de Cabelo

Um verdadeiro marco desse estilo musical, Fio de Cabelo abriu portas para o sertanejo nas rádios de todo o país em 1982.

O reconhecimento do público foi tão grande que o CD em que ela foi lançada vendeu mais de 1,5 milhão de cópias! 😯

É claro que vale a pena ouvir de novo, não é mesmo? 

Alô

Em tempos de WhatsApp, fazer uma ligação é uma verdadeira prova de amor. Mas em 1999, quando Alô foi gravada, era bem comum dar uma ligada para aquela pessoa especial só para perguntar como iam as coisas 😏

Se você acha tudo isso muito fora de moda, está na hora de rever os seus conceitos. Aproveita e já manda para o crush:

Saudade da Minha Terra (part. João Paulo e Daniel)

Em uma parceria com outra dupla inesquecível, Chitãozinho & Xororó canta Saudade da Minha Terra, ao lado de João Paulo e Daniel. Essa é mais uma canção super tradicional do sertanejo, que sempre emociona os fãs.

E tem tudo a ver também com a trajetória das duas duplas, que saíram do interior para tentar a carreira musical na cidade grande. Relembre:

Planeta Azul

Em defesa da preservação ambiental, a música Planeta Azul é um verdadeiro hino dos amigos da natureza.

Além de transmitir vários ensinamentos sobre o tema, ela também foi um grande sucesso na época de seu lançamento, há quase 20 anos.

O mais triste é perceber que ela ainda continua bastante atual 😔

https://youtu.be/vgRqkjwzTYk

No Rancho Fundo

Este foi um dos primeiros hits da dupla e ainda deu nome para um filme, de 1971, em que os cantores interpretaram eles mesmos.

Estamos falando de No Rancho Fundo, que trata sobre a temática da vida no campo, que eles conhecem muito bem.

Caso você ainda não a conheça, chegou a hora de ouvi-la pela primeira vez:

60 Dias Apaixonado

Queridinha entre as músicas ao vivo nos barzinhos, 60 Dias Apaixonado já foi interpretada por várias duplas sertanejas. Mas a primeira versão é de Chitãozinho & Xororó, gravada em 1979.

Se você não sabia disso, escute agora esta interpretação original:

Luar do Sertão (part. Simone)

Um outro clássico da música brasileira é Luar do Sertão. Neste caso, temos uma parceria com a cantora Simone. É aqui que ela nos mostra que o seu talento vai muito além das canções natalinas! 😂

Ouça a seguir e conta pra gente nos comentários o que você achou:

Canção da Amizade (part. Zezé Di Camargo e Luciano e Leonardo)

Sertanejeiro das antigas que se preze conhece o programa de TV Amigos, apresentado pelas duplas Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo. E Canção da Amizade, cantada por todos eles, era a música de abertura.

Dá muita saudade relembrar essa parceria que marcou a história da televisão brasileira. Veja:

Chitãozinho e Xororó (part. Sérgio Reis)

E os irmãos paranaenses são tão famosos que até música dedicada a eles foi escrita por outros cantores. Sérgio Reis compôs Chitãozinho e Xororó em homenagem a esses dois talentos.

O mais legal é que os três gravaram uma versão da canção juntos. Confira:

https://youtu.be/iq5DBPFT0Vg

Ouça mais clássicos do sertanejo!

Sem dúvidas, Chitãozinho & Xororó são uma dupla que fez história no sertanejo brasileiro. Várias de suas canções são consideradas verdadeiros clássicos, sempre na memória e na voz do povo.

Que tal aproveitar o embalo e escutar mais clássicos do sertanejo antigo?

Clássicos do sertanejo