10 duplas sertanejas antigas para relembrar o sertanejo raiz

Nostalgia · Por Larissa Noronha

21 de Maio de 2020, às 19:00

Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Victor e Léo e outros grandes artistas do sertanejo atual só existem por causa de cantores que fizeram muito sucesso há vários anos atrás.

Antes mesmo do sertanejo universitário sequer existir, as melhores músicas do sertanejo antigo dominavam as paradas com um conceito rural e com bota e chapéu de cowboy. O som da viola era o símbolo desse estilo e várias duplas começaram a fazer sucesso no Brasil.

Zezé Di Camargo e Luciano
Zezé Di Camargo e Luciano / Créditos: Divulgação

Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano podem ser as únicas duplas que vieram na sua cabeça neste momento, mas muita gente fez sucesso antes deles.

Por isso, separamos uma lista com 10 duplas sertanejas antigas para você conhecer ou relembrar. Vem com a gente!

As melhores duplas sertanejas antigas 

Deixa a sofrência de lado e vem curtir essa seleção de sertanejo antigo pra cantar bem alto:

Tonico e Tinoco

A dupla caipira Tonico e Tinoco, além de cantar, também foi protagonista de vários filmes e ainda teve um programa de televisão que se chamava Na Beira da Tuia

As suas músicas mais conhecidas são Cana Verde e Chico Mineiro e a dupla foi homenageada no programa Ensaio, produzido pela TV Cultura.

João Mineiro e Marciano

A dupla João Mineiro e Marciano se formou na década de 70 e se separou nos anos 90. Mas foi na década de 80 que fizeram um grande sucesso com canções como Romaria e No Mesmo Lugar

Infelizmente, os dois cantores já faleceram, mas deixaram como legado uma enorme contribuição ao sertanejo raiz. Afinal, quem nunca cantou alto os versos de Ainda Ontem Chorei de Saudade, né? 😅

Você me pede na carta
Que eu desapareça
Que eu nunca mais te procure
Pra sempre te esqueça

Chitãozinho e Xororó

Evidências. Não tem outra música que descreva melhor quem é a dupla Chitãozinho e Xororó. Todo brasileiro já escutou essa música pelo menos uma vez na vida, isso é fato!

É uma das maiores músicas de sertanejo e uma das mais tocadas no Brasil, passando de geração a geração. Além disso, esse talento todo passou para a dupla Sandy e Junior, filhos de Xororó e Noely Pereira.

Sandy & Junior: as 14 melhores músicas da dupla

Milionário e José Rico

Com uma mistura de rock e sertanejo, a dupla Milionário e José Rico ficou conhecida como uma espécie de Raul Seixas do sertanejo

O sucesso da dupla era tão incontestável que o nome de uma das suas mais famosas canções, Estrada da Vida, também se tornou um longa-metragem com a participação dos próprios cantores como atores do projeto. 

Zezé Di Camargo e Luciano

Não vamos negar que a dupla Zezé Di Camargo e Luciano é a paz que precisamos para podermos sobreviver. Uma das maiores (ou a maior!) dupla sertaneja do Brasil, eles acumulam vários álbuns e prêmios pelo seu talento inacreditável.

São tantas músicas que marcaram a carreira da dupla e que levaram os fãs à loucura até hoje que é muito difícil escolher uma só. Obrigado por toda à contribuição ao sertanejo raiz, Zezé e Luciano!

Leandro e Leonardo

Não aprendemos, até hoje, a dizer adeus a uma dupla que marcou tanto os nossos corações, principalmente ao cantor Leandro, que faleceu tão cedo e nos deixa saudade até hoje

Leandro e Leonardo tiveram uma carreira repleta de sucessos, como Não Aprendi Dizer Adeus e Pensa Em Mim e ganharam nossa adoração como uma das mais famosas duplas sertanejas do Brasil.

Não aprendi dizer adeus
Mas tenho que aceitar
Que amores vêm e vão
São aves de verão
Se tens que me deixar
Que seja, então, feliz

Relembre 12 grandes sucessos de Leandro e Leonardo

Tião Carreiro e Pardinho

Essa dupla, Tião Carreiro e Pardinho, foi realmente uma lenda do sertanejo caipira, interpretando maravilhosamente a canção Rei do Gado, tema de uma das novelas mais famosas da Rede Globo. 

Ainda assim, é uma das mais antigas do sertanejo raiz e o próprio Tião Carreiro é considerado até hoje como um dos melhores tocadores de viola de todos os tempos

Pena Branca e Xavantinho

Donos dos sucessos Cio da Terra e Cuitelinho, a dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho se tornou referência no sertanejo raiz e é admirada por grandes ídolos da MPB, como Milton Nascimento e Chico Buarque.

A dupla se destacou também por dar voz ao folclore brasileiro em suas composições, que eram intuitivas e sempre passavam uma mensagem ao público.

Chrystian e Ralf 

A dupla sertaneja Chrystian e Ralf, conhecida como cowboys do asfalto, demonstrava afinação e um senso de humor sem igual e foram os primeiros a trazer a música sertaneja de raiz para a classe média.

A moda de viola acabou se expandindo ao redor do país e eles foram responsáveis pelos hits A Lenda Dos Reis, Boiada e Amargurado.

Liu e Léu

Liu e Léu foi uma das duplas sertanejas antigas mais duradouras, com uma carreira aclamada e consagrada pelo público no quesito sertanejo raíz.

Dentre alguns de seus sucessos, vale citar a sensação Prato do Dia e também as conhecidíssimas Sementinha e O Ypê e O Prisioneiro.

Conheça a história por trás de um clássico

Se você é fã dos sertanejos das antigas, com certeza já ouviu um dos maiores clássicos do gênero. Mas você conhece a história por trás dessa canção?

Vem entender todos os detalhes da história do Menino da Porteira e descobrir se esse menino realmente existiu ou não.