Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora de filmes brasileiros: hits do cinema nacional

Trilhas sonoras · Por Ana Paula Marques

26 de Maio de 2022, às 12:00

Trilhas sonoras de filmes brasileiros são capazes de emocionar, animar e até chocar os espectadores que assistem a clássicos da sétima arte nacional, muitas vezes nas vozes de nomes já consagrados do mundo da música, como Gal Costa, Gilberto Gil e Cazuza.

Muito além das telonas, essas faixas ganharam as rádios e os corações de milhões de pessoas em todo o país, acompanhando histórias que caíram no imaginário popular.

Como imaginar Lisbela e o Prisioneiro sem a voz de Caetano Veloso como pano de fundo ou as cenas de ação de Tropa de Elite sem a pegada eletrizante do Tihuana?

No fim das contas, as melhores trilhas sonoras de filmes são aquelas que conseguem agregar emoção para ampliar o impacto dramatúrgico de cada obra, servindo como complemento ao roteiro e à atuação.

Por essas e outras, criamos uma lista com trilhas sonoras de filmes brasileiros que marcaram a história do audiovisual. Veja só!

Trilha sonora de filmes brasileiros: 15 obras com músicas marcantes

O casamento entre música e cinema deu certo no Brasil e rendeu aos espectadores muitas obras icônicas para guardar no coração e na memória.

Sucessos como Bicho de Sete Cabeças, Bete Balanço e Tieta do Agreste ficaram eternizados não apenas por suas histórias, mas também pelas músicas que acompanham atuações primorosas.

Vem conhecer os filmes brasileiros que tem trilha sonora incrível!

Bete Balanço

O filme Bete Balanço, dirigido por Lael Rodrigues (1984), conta a história de uma jovem que deixa Governador Valadares (MG) para tentar uma carreira artística do Rio de Janeiro, mas logo se decepciona com a vida na cidade grande.

A música-tema do filme, Bete Balanço, foi composta pelo Barão Vermelho e acabou se tornando um dos maiores sucessos da banda de rock capitaneada por Cazuza e Roberto Frejat. A trilha também inclui músicas de Lobão, Titãs e outros nomes do universo BRock.

Clássicos do rock: as 9 melhores músicas do Barão Vermelho

Tieta do Agreste

Tieta do Agreste, adaptação de Cacá Diegues para o best-seller homônimo de Jorge Amado, narra a saga de Tieta, que deixou o sertão aos 17 anos, após escandalizar o povo da cidade, e transforma a vida em Santana do Agreste ao regressar, 26 anos depois.

A trilha sonora do longa é composta e gravada por Caetano Veloso, com destaque para A Luz de Tieta, uma das mais marcantes músicas do cinema nacional!

Lisbela e o Prisioneiro 

Encantada por filmes e galãs de Hollywood, Lisbela (Débora Falabella) se envolve com o malandro Leléu (Selton Mello) às vésperas de seu casamento e precisa lidar com esse triângulo amoroso inesperado enquanto lida com a ameaça de um pistoleiro.

A trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro inclui faixas de Caetano Veloso, Sepultura, Zé Ramalho, Elza Soares e muitos outros.

Gabriela, Cravo e Canela

Poucas trilhas sonoras nacionais marcaram tanto quanto a seleção musical do filme Gabriela, Cravo e Canela, de 1983. O longa é uma adaptação de obra homônima de Jorge Amado e fez sucesso no mundo inteiro com a atuação de Sônia Braga no papel principal.

A música-tema do filme, Modinha Para Gabriela, se tornou um dos maiores sucessos na voz de Gal Costa.

Bicho de Sete Cabeças

Ao sofrer com a relação conflituosa com o pai, o jovem Neto acaba internado em um manicômio, onde vê sua vida virar de cabeça para baixo, com atuação visceral de Rodrigo Santoro no papel principal.

Bicho de Sete Cabeças entrega uma das melhores trilhas sonoras de filmes nacionais, com sucessos de Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Geraldo Azevedo, Marisa Monte e outros grandes nomes da MPB.

Tempo Perdido — Legião Urbana

O filme Somos Tão Jovens conta a história da juventude de Renato Russo, desde os tempos da banda Aborto Elétrico até a criação da Legião Urbana.

Estrelado por Thiago Mendonça, o filme da música tem as faixas mais conhecidas da banda brasiliense em sua trilha sonora

Biografia de Renato Russo: conheça a vida do ícone do rock

Tropa de Elite 

O filme Tropa de Elite (José Padilha, 2007), que mostra os desafios do capitão Nascimento (Wagner Moura) à frente de uma operação de pacificação do Morro do Turano, está listado até hoje entre as maiores bilheterias do cinema brasileiro.

A seleção musical que embala o sucesso de ação inclui a faixa Tropa de Elite, da banda Tihuana, e sucessos de Cidinho e Doca, MC Júnior e MC Leonardo, Titãs, Pedro Bromfman e outros nomes da música nacional.

Cazuza, O Tempo Não Para

A vida e a obra do cantor e compositor Cazuza são o tema do filme Cazuza, O Tempo Não Para (Sandra Werneck e Walter Carvalho, 2004).

Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora do longa é recheada de músicas do cantor que dá nome à cinebiografia, como Codinome Beija-Flor, um dos hits mais românticos da carreira de Cazuza.

Relembre as melhores músicas de Cazuza

Dois Filhos de Francisco

A cinebiografia Dois Filhos de Francisco (Breno Silveira, 2005) conta a história da dupla Zezé di Camargo e Luciano desde seus primeiros anos na música.

Além de sucessos cantados pela dupla sertaneja, a trilha sonora do longa tem músicas nas vozes de Wanessa Camargo, Maria Bethânia, Chitãozinho & Xororó, Nando Reis, Caetano Veloso e Ney Matogrosso.

Dona Flor e Seus Dois Maridos

Dona Flor e Seus Dois Maridos, dirigido por Bruno Barreto (1976), é inspirado na obra homônima de Jorge Amado que conta a inusitada história de uma mulher cujo marido morre repentinamente e aparece como fantasma para assombrá-la após ela se casar de novo.

Todas as faixas da trilha sonora foram compostas por Chico Buarque e Francis Hime, com destaque para a versão de O Que Será, imortalizada na voz da cantora Simone.

Lua de Cristal

Baixinhos de todas as idades se emocionaram com Lua de Cristal (Tizuka Yamasaki, 1990), estrelado por Xuxa Meneghel, que narra a história de Maria da Graça, uma jovem simples que se muda para a cidade grande e luta para realizar seu sonho de cantar.

O filme inspirou a música-tema Lua de Cristal, um dos maiores sucessos da carreira de Xuxa!

Eu, Tu, Eles

O longa Eu, Tu, Eles (Andrucha Waddington, 2000), gira em torno dos encontros e desencontros de Darlene (Regina Casé), que vive um casamento infeliz e logo se envolve com outros homens, dando origem a um relacionamento poliamoroso.

A trilha sonora do filme brasileiro ganhou as rádios de todo o país na voz do veterano Gilberto Gil, incluindo o hit Esperando na Janela.

Xica da Silva

O filme Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976) conta a história de uma escrava que conquistou um representante da Coroa Portuguesa e se tornou a rainha do diamante nas Minas Gerais do século XVIII.

A trilha sonora do longa inclui Xica da Silva e outras músicas de Jorge Ben Jor e Roberto Menescal.

Aquarius

Dirigido por Kléber Mendonça e com grande atuação de Sônia Braga, Aquarius (2016) é um dos maiores sucessos recentes do cinema nacional, sobre a saga de uma jornalista aposentada que tenta defender o edifício em que vive do assédio de uma construtora.

A trilha sonora do longa é formada por grandes nomes da música brasileira, como Taiguara, Maria Bethânia, Althemar Dutra, Gilberto Gil e muitos outros.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro, 2014) emocionou plateias do Brasil inteiro com a história de Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego que aos poucos vai descobrindo sua sexualidade.

Na trilha sonora, você encontra músicas de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães, Belle & Sebastian, Cícero, The National e outros grandes nomes da música indie/alternativa.

As melhores trilhas sonoras de filmes brasileiros e internacionais

Música e cinema têm tudo a ver: essa combinação pode tornar atuações ainda mais emocionantes e levar os espectadores em uma jornada inesquecível pela sétima arte.

Por isso, se você gostou de conhecer um pouco mais a trilha sonora de filmes brasileiros incríveis, não deixe de conferir nossa lista com as melhores trilhas sonoras da história do cinema!

Melhores trilhas sonoras