Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Don’t You Forget About Me, sucesso do Simple Minds

Conheça o significado de Don’t You Forget About Me, hit do Simple Minds que a banda rejeitou inicialmente.

Analisando letras · Por Érika Freire

3 de Julho de 2023, às 12:00

Se você quer descobrir o significado de Don’t You Forget About Me, do Simple Minds, é porque certamente adora o clima de nostalgia dos anos 80.

A canção não apenas marcou uma das décadas mais importantes da música pop, como também se tornou um dos maiores sucessos da banda escocesa Simple Minds. 

Simple Minds
Créditos: Divulgação

Don’t You Forget About Me foi composta especialmente para a trilha sonora de outro clássico dos anos 80, o filme Clube dos Cinco. Lançada em 1985, o single projetou o Simple Minds, mesmo os integrantes tendo recusado, em um primeiro momento, gravar a canção

Bateu curiosidade para entender melhor essa história? Vamos te contar tudo a seguir!

Significado de Don’t You Forget About Me, do Simple Minds: a história por trás do hit dos anos 80

Parece loucura imaginar que um hit que definiu os anos 80 foi composto em três horas, mas foi exatamente isso que aconteceu com Don’t You Forget About Me.

Composta pelo produtor Keith Forsey em parceria com o guitarrista Steve Schiff, a música foi criada para o filme The Breakfast Club, lançado em 1985.

Na época, a dupla de compositores ofereceu o hit aos cantores Bryan Ferry e Billy Idol, mas ambos recusaram. 

Foi então que Forsey, um grande fã do Simple Minds, pensou que a música ficaria perfeita na voz de Jim Kerr, vocalista do grupo escocês. Porém, a banda tinha uma espécie de regra de só gravar canções próprias e acabou recusando também. 

Passaram-se uns seis meses até o Simple Minds sofrer uma leve pressãozinha da gravadora A&M e de Chrissie Hynde, vocalista do The Pretenders, na época esposa de Jim Kerr.

Além do incentivo da gravadora e de Chrissie, os integrantes da banda compreenderam melhor o significado de Don’t You Forget About Me após uma conversa com o produtor Keith Forsey e o diretor de Clube dos Cinco, John Hughes.

Apenas três horas e o maior single da banda 

Decididos a gravar, os integrantes, que já estavam na estrada desde 1987, desfrutando de uma certa popularidade, se reuniram em um estúdio em Londres. 

Reservaram somente três horas de uma madrugada, tendo em vista que estavam em turnê e com a agenda apertada, e gravaram o hit que mudaria para sempre a história do Simple Minds. 

Don’t You Forget About Me foi lançada alguns meses antes do filme e, como Clube dos Cinco alcançou o primeiro lugar de audiência nos Estados Unidos e ao redor do mundo, contribuiu para o ápice comercial do grupo.

Clube dos Cinco
Créditos: Divulgação

Mas por incrível que pareça, a banda ainda se manteve um pouco arredia em relação ao hit. Tanto que não incluíram a faixa no próximo álbum, Once Upon a Time, lançado no mesmo ano, em outubro. 

Optaram por dar mais visibilidade para outra música bastante conhecida do Simple Minds, Alive And Kicking. Contudo, embora tenha sido um sucesso, não se compara ao que Don’t You Forget About Me conquistou. 

Coletânea Glittering Prize 

Mesmo tendo chegado ao top #1 das paradas americanas e permanecido nas paradas de sucesso do Reino Unido de 85 a 87, Don’t You Forget About Me jamais entrou em qualquer um dos discos oficiais da banda.

Somente em 92 que o single entrou para a coletânea Glittering Prize, uma compilação dos grandes sucessos da banda entre 81/92.

Análise da letra de Don’t You Forget About Me

A música Don’t You Forget About Me fala sobre um personagem solitário que dança sozinho e pede para que a garota que ama não o esqueça

Logo nos primeiros trechos, a música retrata a estranheza do amor e a ilusão de vivê-lo às claras. O personagem sugere que talvez o amor seja real apenas no escuro, possível somente nas sombras quando os amantes estão ainda na fase de idealização. 

Basta uma breve iluminação para se notar os problemas, as diferenças e fazer brotarem as dúvidas. E quando menos se espera, uma mudança lenta separa os amantes.

Won’t you come see about me

Você não vem ver como eu estou

I’ll be alone dancing, you know it, baby

Eu estarei dançando sozinho, você sabe, querida

Tell me your troubles and doubts

Me conte seus problemas e dúvidas

Giving me everything inside and out

Me dando tudo por dentro e por fora

And love’s strange: So real in the dark

E o amor é estranho: Tão real no escuro

Think of the tender things

Pense nas coisas suaves

That we were working on

Em que estávamos trabalhando

Slow change may pull us apart

Mudança lenta pode nos separar

When the light gets into your heart, baby

Quando a luz chegar ao seu coração, querida

Há um desejo de manter a conexão, ideia que se reforça pelo refrão, quando ele pede para não ser esquecido, apesar da dúvida que ele carrega a respeito dela nunca o ter amado por conta do seu jeito de ser. 

Will you stand above me

Você vai ficar acima de mim

Look my way, never love me

Olha meu jeito, nunca me amou

Rain keeps falling

A chuva continua caindo

Na sequência, ele tenta recuperar a relação com a promessa de não machucá-la ou tocar em suas feridas. 

I won’t harm you

Não vou te machucar

Or touch your defenses

Ou tocar suas defesas

Mesmo com a perda do amor, o mais importante para ele é ser lembrado. 

Don’t you forget about me

Não se esqueça de mim

Apesar das circunstâncias, ele mantém um clima de alegria ao dançar mesmo que sozinho. Tanto a melodia quanto o videoclipe transmitem muito mais a felicidade do que a dor singela da composição. 

I’ll be alone dancing, you know it, baby

Eu estarei dançando sozinho, você sabe, querida

Going to take you apart

Vou te fazer em pedaços

I’ll build us back together at heart, baby

Eu vou nos construir de volta no coração, querida

Clube dos Cinco

O filme conta a história de cinco adolescentes que, por punição pelo comportamento, precisam ficar na escola durante um sábado inteiro. Confinados, eles compartilham seus dramas, se conhecem melhor apesar dos atritos, mas também vivem experiências divertidas.

A música Don’t You Forget About Me encabeçou o encontro dos adolescentes, cada um com suas vulnerabilidades. De certo modo, o hit do Simple Minds junto ao filme traz a mensagem de reconhecer suas particularidades e respeitá-las.

Curiosidades 

Em 2001, o cantor Billy Idol acabou regravando Don’t You Forget About Me e fez um cover do hit para o seu Greatest Hits

Por um tempo, o Simples Minds não incluia Don’t You Forget About Me no setlists de seus shows, até que os fãs começaram a pedir e a banda acabou se rendendo.

Ao longo dos anos, o maior sucesso do Simples Minds serviu de trilha para muitos outros filmes e programas de televisão, como American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível, Easy A, Family Guy, South Park e Everybody Hates Chris, entre outros.

Relembre trilhas sonoras de filmes dos anos 80

E aí, o que você achou do significado de Don’t You Forget About Me, do Simple Minds? Que tal continuar no clima de nostalgia e relembrar com a gente as trilhas sonoras de filmes dos anos 80?

Melhores trilhas sonoras de filmes dos anos 80

Conteúdo relacionado