Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Música de Miley Cyrus sobre o ex-marido: confira o significado de Flowers

A música Flowers, de Miley Cyrus, já estreou levantando muitas teorias. Conheça seu significado!

Analisando letras · Por Rannyson Mykael

16 de Janeiro de 2023, às 15:56

Alguns artistas não têm medo de falar sobre sua vida pessoal nas músicas e isso acaba rendendo muita fofoca. Se você gosta de uma boa história, se prepare para conhecer o significado de Flowers, de Miley Cyrus.

A ex-atriz da Disney encerrou o ano de 2022 com vários anúncios de que em 2023 voltaria ao mundo da música. Ela espalhou cartazes com os dizeres Ano novo, nova Miley ao redor do mundo e nos preparou para a chegada de Flowers.

Cartaz de divulgação de Flowers, da Miley Cyrus
Créditos: Divulgação

Com toda a divulgação, Miley conseguiu atingir a maior estreia de sua carreira, alcançando o primeiro lugar no Spotify Global com mais de 10 milhões de reproduções.

Vamos explicar em detalhes o significado de Flowers, da Miley Cyrus, e os detalhes que podem passar despercebidos no videoclipe. Tem muita história, então se prepare para ficar por dentro da treta!

Significado de Flowers, de Miley Cyrus

Para começar a contextualização, temos que destacar um ponto: Liam Hemsworth, ator conhecido por seu papel como Gale na franquia de Jogos Vorazes, é o ex-marido de Miley.

Eles se conheceram em 2008 quando protagonizaram, juntos, o filme A Última Música e assumiram o relacionamento dois anos depois, em 2010. Desde então, foram muitas idas e vindas.

Miley e Liam no filme A Última Música
Créditos: Divulgação

Mas o mais importante disso tudo e sua relação com o significado de Flowers, da Miley Cyrus, é a data de lançamento: 13 de janeiro, a data do aniversário de Liam. Essa foi a primeira dica de que a música seria focada no antigo casamento.

Quando a música foi lançada, os fãs perceberam, através da composição, que os versos pareciam ser uma resposta a When I Was Your Man, de Bruno Mars. A teoria faz ainda mais sentido quando consideramos que a canção tem um histórico para o antigo casal, de acordo com vários boatos. 

Entre eles, diz-se que Liam usou a música de Bruno Mars para pedir uma nova chance a Miley em meio a um dos vários términos pelos quais eles passaram.

Em um vídeo publicado pela cantora, eles aparecem ao som de Uptown Funk, de Mark Ronson e Bruno Mars, no dia do casamento, o que reforça que o cantor fez parte da trajetória de ambos.

A seguir, na análise da letra de Flowers, você vai entender melhor como Miley conseguiu criar uma resposta para When I Was Your Man e focar no seu empoderamento, deixando o lado amoroso para trás de uma vez por todas.

Análise da letra de Flowers

Se a data de lançamento de Flowers já parecia indicar o tema da música, a composição reforça isso desde o começo. Na letra, Miley inicia cantando sobre um relacionamento que tinha tudo para dar certo, mas acabou indo para o caminho contrário.

We were good, we were gold

Nós éramos bons, nós éramos ouro

Kind of dream that can’t be sold

O tipo de sonho que não pode ser vendido

Ao se referir ao casal como “ouro”, a cantora pode estar reforçando o olhar que a mídia tinha sobre ela e Hemsworth, uma dupla de grande sucesso.

Liam Hemsworth e Miley Cyrus
Créditos: Divulgação

Miley fez história na Disney ao dar vida a Hannah Montana e continuou se reinventando ao longo dos anos. Ela já passou pelo country, pelo pop e fez sucesso no rock com o álbum Plastic Hearts, lançado em 2020.

Da mesma forma, Liam também construiu uma carreira de sucesso no cinema, por isso eles eram tão aclamados pelo público. O relacionamento parecia ser perfeito, o sonho de muitas pessoas, mas a realidade era outra.

Em Flowers, Miley continua:

We were right ‘til we weren’t

Nós éramos certos até não sermos mais

Built a home and watched it burn

Construímos uma casa e a vimos queimar

Este trecho em específico é grandioso. O casal, de fato, tinha uma casa que pegou fogo em Malibu, o mesmo local onde se conheceram. 

Antes e depois da casa de Miley Cyrus
Antes e depois da casa de Miley Cyrus / Créditos: Divulgação

Um incêndio destruiu tudo que eles tinham em 2018 e, em entrevistas, Miley comentou que aquele acidente mudou bastante a sua perspectiva das coisas.

Naquele mesmo ano, eles oficializaram o casamento, como se o acidente tivesse mostrado, de alguma forma, que eles precisavam estar juntos.

Miley celebra o amor próprio

Flowers começa em um tom nostálgico, lembrando do passado, mas não continua assim por muito tempo. Antes de ir para o refrão, a artista canta:

Started to cry, but then remembered I…

Comecei a chorar, mas depois lembrei que eu…

E é aí que acontece a virada na música e começa a vibe empoderada que amamos ver e ouvir:

I can buy myself flowers

Eu posso comprar flores para mim mesma

Write my name in the sand

Escrever meu nome na areia

Talk to myself for hours

Conversar comigo mesma por horas

See things you don’t understand

Ver coisas que você não entende

I can take myself dancing

Eu posso me levar para dançar

And I can hold my own hand

E eu posso segurar minha própria mão

Yeah, I can love me better than you can

Sim, eu posso me amar melhor do que você pode

As melhores frases de Miley Cyrus

Miley mostra, através de Flowers, que ela não precisa de ninguém para ficar bem. Tudo que ela poderia esperar de outra pessoa — flores, uma conversa ou um convite para dançar — está em suas mãos e ela pode fazer sozinha.

É um ótimo ensinamento para que a gente entenda que podemos e devemos nos priorizar. Por que esperar pelo outro se você pode ser feliz com você mesmo?

Flowers é uma resposta para When I Was Your Man, de Bruno Mars?

Como já dissemos antes, muitos fãs acreditam na teoria de que a letra de Flowers é uma resposta a uma das músicas favoritas do antigo casal.

Mas não é apenas um boato, já que, ao analisarmos as duas composições, é possível ver claramente como elas se relacionam. Veja a comparação a seguir:

Bruno canta:

I should’ve bought you flowers and held your hand

Eu deveria ter lhe comprado flores e segurado sua mão

E Miley responde:

I can buy myself flowers

Eu posso comprar flores para mim mesma

[…]

And I can hold my own hand

E eu posso segurar minha própria mão

A dinâmica continua:

Should’ve gave you all my hours

Deveria ter lhe dado todas as minhas horas

[…]

Take you to every party, ‘cause all you wanted to do was dance

Ter levado você a todas as festas, porque tudo o que você queria fazer era dançar

E nossa eterna Hannah Montana dá a sua perspectiva:

[I can] Talk to myself for hours

[Eu posso] Conversar comigo mesma por horas

I can take myself dancing

Eu posso me levar para dançar

Enquanto When I Was Your Man é uma música dolorosa sobre a dor de ver alguém que amamos ir embora, Flowers é uma composição sobre amor próprio e o estado de plenitude que podemos alcançar.

Miley não confirmou nada sobre a teoria levantada pelos fãs, então tudo pode ser uma coincidência. Mas, sinceramente, os paralelos foram muito bem pensados e tornam a história de Flowers ainda melhor.

O clipe também traz algumas referências que complementam o que já mostramos antes. Confira os detalhes e veja como tudo se conecta entre o passado e o presente de Miley Cyrus.

Easter eggs no clipe de Flowers

Em Flowers, a casa é um elemento central e no clipe é o palco em que Miley brilha. Ela parece se exercitando e curtindo a piscina sozinha, mostrando que sua companhia é suficiente.

Alguns fãs traçaram um paralelo da artista em três fases: We Can’t Stop, 2013, em meio às idas e voltas com Liam; Slide Away, 2019, pós-divórcio e Flowers, 2023, sozinha e feliz.

Comparação de clipes da Miley Cyrus
Créditos: Divulgação

Aprenda inglês com Miley Cyrus

A comparação é bonita e mostra a evolução de Miley consigo mesma, superando vários momentos difíceis até chegar ao momento atual.

Um outro detalhe interessante é em relação à roupa que ela usa no final do clipe. O blazer preto já havia sido usado por Miley no Grammy de 2019, mas era fechado, mostrando uma preocupação em não revelar muitos detalhes.

Em Flowers, ela usa o blazer aberto e dança livremente pela casa, sem se preocupar. 

Vale lembrar que o Grammy de 2019, inclusive, foi marcado por um momento em que Miley dançou perto de Liam durante uma entrevista e o ator ficou claramente incomodado, julgando o comportamento da esposa.

A resposta da cantora? Dançar ainda mais! É essa a mensagem que fica do significado de Flowers: não se contentar com relacionamentos que são como prisões e aproveitar a nossa própria companhia antes de qualquer coisa.

Os melhores covers de Miley Cyrus

Miley brilha cantando suas próprias músicas, mas também ficou conhecida por fazer releituras incríveis de outros artistas. Os covers de Miley Cyrus vão desde Jolene, de Dolly Parton, a Zombie, dos The Cranberries. Confira!

Melhores covers da Miley Cyrus