Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

10 curiosidades sobre o álbum Speak Now, sucesso de Taylor Swift

Depois do sucesso do lançamento de Speak Now Taylor’s Version, conheça curiosidades sobre o álbum de Taylor Swift!

Álbuns · Por Érika Freire

31 de Julho de 2023, às 12:00

A regravação do álbum Speak Now, de Taylor Swift, está dando o que falar entre os fãs da loirinha. Aliás, tudo o que Taylor faz movimenta as redes sociais, e a nova versão do terceiro álbum de estúdio da cantora não seria diferente.

Capa do álbum Speak Now Taylor's Version
Créditos: Divulgação

Lançado originalmente em outubro de 2010, Speak Now reúne composições criadas pela própria cantora sobre alguns de seus relacionamentos afetivos. Inclusive, muitas das músicas que Taylor Swift fez para seus ex-namorados se tornaram grandes sucessos de sua carreira.

Em tom confessional, as letras retratam as experiências vividas de uma maneira muito honesta, com aquela pitada boa de indireta que os fãs adoram. Agora, a nova versão de Speak Now traz canções inéditas, além de participações pra lá de especiais.

Selecionamos algumas das curiosidades sobre o álbum Speak Now, de Taylor Swift, pra você ficar por dentro de tudo. Confira!

Speak Now, de Taylor Swift: 10 curiosidades sobre o álbum

Lançado no dia 7 de julho, a nova versão do disco recebeu 126 milhões de streams no primeiro dia na parada global do Spotify. Veja a seguir outras curiosidades sobre o álbum Speak Now, de Taylor Swift. 

Nome do álbum

Taylor Swift trocou o nome do seu terceiro álbum de estúdio, que inicialmente se chamaria Enchanted, a nona faixa do disco. Na ocasião, seu empresário Scott Borchetta vetou o título Enchanted, pois queria algo mais maduro e que pudesse responder aos falatórios relacionados à vida pessoal da cantora.

Depois do veto do empresário, ela refletiu e trocou para Speak Now, por definir melhor o conceito e a mensagem do álbum.

Composições

Para quem está curioso sobre quantas músicas tem no álbum Speak Now, essa nova edição tem 22 faixas totalmente regravadas, sendo seis inéditas. No disco, as músicas inéditas são descritas com a frase From The Vault, que significa algo como “direto do cofre”, ou seja, canções que estavam guardadas.

Apenas If This Was a Movie contou com a colaboração de Martin Johnson, mas todas as demais composições foram escritas por Taylor como uma forma de provar a alguns críticos que a cantora só fazia sucesso por conta dos compositores que escreveram trabalhos anteriores com ela.

Com misturas do country e pop, as letras de Speak Now são como confissões da cantora sobre fatos pessoais e relacionamentos. Ela mesma afirma que costuma escrever sempre sobre sua vida, como se estivesse fazendo um diário de relatos pessoais.

19 anos 

Quando lançou Speak Now pela primeira vez, em 2010, Taylor tinha 20 anos. Ela escreveu as letras do disco entre os 18 e 20 anos como uma forma de expurgar seus conflitos, tramas, fantasias e tragédias pessoais.

Participação de Paula Fernandes

Em 2013, a última faixa da primeira versão do disco, Long Live, ganhou um remix com a cantora Paula Fernandes. O single promocional foi exclusivo para o Brasil e marcou a primeira e única parceria da loirinha com um artista do Brasil.

Taylor chegou a fazer um pocket show de 35 minutos no antigo Citibank Hall, em 2014, no Rio de Janeiro, e convidou a sertaneja para cantar com ela a nova versão.

Em uma entrevista para a revista GQ, Paula Fernandes declarou que Taylor Swift foi muito simpática e chegou a lhe mostrar fotos de seus gatos.

Para o relançamento de Speak Now, Taylor não chamou Paula Fernandes, mas os fãs estão na torcida para uma participação da brasileira durante a turnê The Eras, que ocorre no em novembro.

Alteração em Better Than Revenge

Outra curiosidade sobre o álbum Speak Now, de Taylor Swift, é a mudança na letra da música Better Than Revenge. No lançamento da primeira versão do disco, a cantora recebeu críticas por conta de um trecho que dizia:

She’s better known for the things that she does on the mattress

Ela é mais conhecida pelas coisas que faz no colchão 

Na nova versão Better Than Revenge (Taylor’s Version), o trecho mudou para:

He was a moth to the flame, she was holding the matches

Ele era uma mariposa para a chama, ela estava segurando os fósforos

Vale lembrar que Taylor tinha 18 anos quando escreveu a primeira versão de Better Than Revenge e o trecho polêmico representava a percepção da cantora na época.

Durante uma entrevista ao jornal The Guardian, em 2014, ela declarou:

Essa é a idade que você tem quando pensa que alguém pode realmente tirar seu namorado. Então você cresce e percebe que ninguém pode tirar alguém de você se não quiser ir embora.

Joe Jonas, John Mayer e Taylor Lautner

As músicas relacionadas a Joe Jonas, John Mayer e Taylor Lautner são outro destaque em Speak Now. Os ex-namorados de Taylor Swift foram “agraciados” com músicas que abordam um pouco do que aconteceu nos relacionamentos.

Do namoro com Joe Jonas, Taylor escreveu Last Kiss após o término do relacionamento com o integrante do Jonas Brothers. A canção seria como uma carta em que você relata todos os sentimentos após o fim da relação.

Em Dear John, a cantora fala sobre o namoro com John Mayer, quando tinha 19 anos. Eles ficaram juntos entre 2009 e 2010 e, na época, o cantor tinha 32 anos e não ficou muito contente com a canção da ex-namorada.

Embora Taylor nunca tenha confirmado que a letra é sobre John Mayer, os fãs costumavam atacar o cantor, tomando as dores de Swift.

Quem também namorou a cantora foi Taylor Lautner, o único que não recebeu ataques em uma música. Pelo contrário, em Back To December, Swift faz um pedido de desculpas e admite seu erro.

Música escrita em 45 minutos

Enchanted apresenta outro fato curioso sobre o álbum Speak Now. A canção, que se chamaria Wonderstruck, foi escrita em apenas 45 minutos e fala sobre o encontro que Taylor teve com Adam Young, do Owl City.

Colaboração com o Fall Out Boy e a Hayley Williams 

Os fãs podem conferir a participação de Hayley Williams, do Paramore, na música Castles Crumbling, e do Fall Out Boy em Electric Touch.

Ambas as faixas fazem parte das seis canções inéditas, presentes em Speak Now.

Turnê do álbum Speak Now 

A turnê de Speak Now se iniciou em fevereiro de 2011 e passou por 19 países, com 111 shows realizados, e se tornou uma das turnês mais lucrativas de uma cantora country.

Dos shows da Speak Now World Tour, a cantora aproveitou para gravar seu primeiro disco ao vivo: Speak Now: World Tour Live, lançado em 2011.

Vestido da capa 

Na capa da versão original do disco, Taylor Swift usava um vestido vermelho, porém as fotos foram editadas para a cor roxa. A foto do vestido em vermelho acabou saindo na versão deluxe de Speak Now.

Prêmios conquistados

Somente na primeira semana do lançamento da primeira versão de Speak Now, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias. Além disso, a música Mean venceu o Grammy nas categorias Melhor Música Country e Melhor Performance Country Solo.

Speak Now chegou a ser indicado ao Grammy de Melhor Álbum Country, mas não levou a estatueta. Porém, venceu outro prêmio importante: o American Music Awards de 2011, na categoria Álbum Country Favorito.

Frases de Taylor Swift para compartilhar nas redes

Depois de ficar por dentro das curiosidades sobre o álbum Speak Now, vem conferir a seleção que preparamos com as melhores frases de Taylor Swift, retirada de seus sucessos!

Frases de Taylor Swift

Conteúdo relacionado