Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre a trilha sonora da novela A Vida da Gente

Trilhas sonoras · Por Mateus Pereira Silveira

20 de Março de 2021, às 19:00

Exibida pela primeira vez em 2011, a novela A Vida da Gente retornou às telinhas da Rede Globo em mais uma das reprises promovidas pela emissora enquanto as futuras produções continuam sendo gravadas.

A trama, que gira em torno de um triângulo amoroso interpretado por Fernanda Vasconcellos, Rafael Cardoso e Marjorie Estiano, aborda relações familiares, profissionais e de amizade de forma muito realista e sensível, mostrando a vida do jeito que ela é. 

A Vida da Gente
Créditos: Divulgação

Enquanto no Brasil a audiência foi modesta, ganhando até status cult, lá fora ela virou um verdadeiro sucesso, sendo a segunda telenovela mais exportada do canal, perdendo apenas para o fenômeno de Avenida Brasil

É claro que a qualidade da escrita de Lícia Manzo e a ótima interpretação dos atores tem seus méritos, mas não dá para tirar o crédito da trilha sonora, que conta com versões e clássicos da música nacional e internacional. 

Então, já que é para matar a saudade e preparar a expectativa para conferir a produção novamente, nós separamos para você as melhores músicas da trilha sonora de A Vida da Gente. 

A trilha sonora de A Vida da Gente 

Com artistas já consagrados nacionalmente e cantores que começavam a se destacar na época, como Tiago Iorc e Maria Gadú, a energia musical de A Vida da Gente permanece atual, mesclando composições românticas com interpretações de grandes canções. 

Só para dar um pequeno spoiler, nessa lista você vai ver: 

  • Ovelha Negra  — Rita Lee 
  • Pais e Filhos — Legião Urbana 
  • Oração Ao Tempo — Maria Gadú 
  • Sou Eu — Chico Buarque 
  • Three Little Birds — Gilberto Gil 
  • Aonde Quer Que Eu Vá —Paralamas do Sucesso
  • e outras 

Música de abertura 

Escrita originalmente por Caetano Veloso, Oração Ao Tempo ganhou uma releitura delicada na voz de Maria Gadú. A beleza da letra, que é uma ode ao tempo, transmite a essência do folhetim logo quando sobem os créditos iniciais. 

Canção de Ana e Rodrigo 

A escolha de Aonde Quer Que Eu Vá, hit do Paralamas, para embalar a relação de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) não poderia ser melhor. O casal vê as diferenças de escolhas e as ironias do destino os separar ao longo do tempo. 

Após Ana sofrer um acidente de carro e ficar em coma por anos, ela acorda com uma situação totalmente diferente ao seu redor, mas seu amor por Rodrigo continua igual, mesmo que agora ele esteja casado.

Os versos da música composta por Herbert Vianna se encaixam no despertar de sentimentos dos dois e virou a trilha sonora desse par. 

O tema de Manuela e Rodrigo 

A sensibilidade poética e existencial de A Idade do Céu, de Paulinho Moska, toca na nossa alma. Não à toa, a canção já fez parte de outras trilhas sonoras de novelas e séries nacionais, como Malhação e Além do Tempo. 

Em A Vida da Gente, a música embala Manuela (Marjorie Estiano) e Rodrigo, um relacionamento que começa com uma amizade e se fortalece quando ela assume o papel de criar a sobrinha Júlia (Jesuela Moro) enquanto sua irmã está em coma. 

Dá até para perceber que a letra dá lições para os personagens, lembrando que o tempo cura todas as feridas. 

A música de Nanda 

Desde que foi lançada, lá em 1975, Ovelha Negra virou o hino das pessoas incompreendidas. Aqui não é diferente! 

Toda vez que a voz de Rita Lee surgia, já sabíamos que a cena iria mostrar Nanda (Maria Eduarda de Carvalho), a irmã mais velha e revoltada de Rodrigo.

O bacana é que ao longo da história podemos acompanhar a evolução da personagem, que se abre para novas possibilidades, mas sem perder sua ironia ácida. 

Trilha sonora de Gramado 

Normalmente, os enredos das novelas se passam em São Paulo ou Rio de Janeiro. No entanto, Lícia Manzo ambientou sua narrativa no sul do Brasil, mais especificamente em duas cidades gaúchas: Porto Alegre e Gramado

Para representar a famosa cidade turística e seu núcleo, foi escolhida uma versão bem especial de Three Little Birds, cantada por Gilberto Gil. O resultado foi a vibe super positiva da canção original com uma pitada brasileira que só Gil consegue dar. 

Tema de Iná e Laudelino

A saudosa Nicette Bruno tinha a capacidade de dar a vida para as avós mais simpáticas da ficção. Dona Iná é daquelas personagens que queríamos guardar no coração, seja pela sua sabedoria ou pelo espírito leve e sempre jovem.

Na trama, ela comandava festas com o tema da Jovem Guarda para a terceira idade e seu romance com o apaixonado Laudelino (Stênio Garcia) era comandado por Sou Eu, canção de Chico Buarque em parceria com Wilson das Neves. 

Outros temas da novela 

Sabe aquela transição contemplativa com belas paisagens que rola sempre entre uma cena e outra? Bem, ela fica melhor quando acompanhada com um tema adequado, né?

Separamos aqui algumas canções que estiveram presentes em vários momentos da novela e serviram para conduzir os rumos de vários núcleos.

Pais e Filhos  Legião Urbana 

Não importa quanto tempo passa, Pais e Filhos sempre têm a sua relevância e a capacidade de nos fazer refletir como somos pequenos diante do todo. 

Mas o foco principal da música está nas relações familiares e A Vida da Gente explora diferentes contatos paternais, desde os mais frios, como o personagem Jonas (Paulo Betti), ou dos mais dedicados e amorosos, como Rodrigo e Marcos (Ângelo Antônio). 

Conheça o significado da música Pais e Filhos, da Legião Urbana

Gave Me a Name — Tiago Iorc

Lá na primeira fase da novela, o protagonista Rodrigo engatou um breve namoro com Nina (Bianca Comparato). O flerte não foi adiante, mas a música Gave Me a Name permaneceu na faixa. 

Como você pode perceber, a música faz parte de outra era de Tiago Iorc, mais dedicada em singles em língua inglesa e tem uma vibe bem romântica. 

Is This Love — Corinne Bailey Rae

Parece que os compositores da trilha sonora apreciavam um bom cover dos sucessos de Bob Marley, não é mesmo? 

Dessa vez, é a britânica Corinne Bailey Rae quem empresta a voz para cantar Is This Love, com uma pegada mais sensual e puxando para o jazz, ritmo que a cantora domina. 

As Coisas Tão Mais Lindas — Cássia Eller

Para fechar essa lista de recomendações da trilha, nada melhor que Cássia Eller cantando uma composição de Nando Reis. Em A Vida da Gente, foi escolhida a apaixonante As Coisas Tão Mais Lindas

Relembre as 15 melhores músicas cantadas por Cássia Eller

Relembre as músicas da novela Amor de Mãe 

Os novos capítulos da novela das nove estão chegando e nada melhor que acompanhar o desfecho final dessa trama curtindo as melhores músicas de Amor de Mãe que embalaram os personagens.

Trilha sonora Amor de Mãe