Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilhas sonoras dos filmes James Bond: os sucessos da franquia

Fã da franquia 007? Chegou a hora de conferir a nossa lista com as melhores trilhas sonoras de James Bond!

Trilhas sonoras · Por Rannyson Mykael

22 de Dezembro de 2022, às 12:00

As trilhas sonoras dos filmes James Bond são conhecidas por serem marcantes. A franquia 007, que começou na década de 1960, conta com diversos prêmios no catálogo e se reinventa a cada novo filme.

Créditos: Divulgação

E é isso que as melhores trilhas sonoras da história do cinema têm em comum: elas conversam com a narrativa dos filmes, enquanto apresentam elementos próprios de cada artista, tornando-se únicas.

A seguir, confira como esse objetivo vem sendo trabalhado em cada novo filme do espião James Bond, com artistas que vão desde Louis Armstrong até Billie Eilish, mais recentemente.

Trilhas sonoras dos filmes do James Bond: as 16 faixas que marcaram o clássico

Como manter o tom clássico de uma das maiores franquias do mundo e atualizá-la com o passar dos anos? É uma missão difícil, mas que tem sido executada com louvor há mais de 60 anos.

Das músicas-tema às canções secundárias que grudam na cabeça do público, reunimos aqui aquelas que mais se destacam, tanto pelo impacto sonoro quanto pela importância no contexto dos filmes.

É válido começar pelo começo, né? Vamos lá! 

James Bond Theme — John Barry

James Bond Theme, lançado em 1962, é um marco na história das trilhas sonoras. Até hoje, algum resquício do tema aparece nos filmes do espião em algum momento, mantendo uma tradição que ultrapassa décadas.

No Time To Die — Billie Eilish

No Time To Die foi a música que levou Billie Eilish a ganhar um Oscar na categoria de Melhor Canção Original. Com sua voz melancólica, a artista embala um dos filmes mais emblemáticos da franquia e foi aclamada.

Writing’s On The Wall — Sam Smith

Writing’s On The Wall não era a primeira opção para a música-tema de 007: Contra Spectre. O plano inicial era usar a composição do Radiohead, mas ela foi descartada por ser muito melancólica, fugindo da proposta do filme.

Sam Smith salvou a equipe com uma canção que foi aclamada e premiada com Oscar e Grammy em 2016.

Die Another Day — Madonna

Die Another Day é uma das músicas-tema mais criticadas da franquia 007. A pegada festiva parece levemente perdida dentro da temática de espionagem, mas ainda assim é uma contribuição importante vinda da rainha do pop.

Live And Let Die — Paul McCartney

Live And Let Die reúne diversas figuras icônicas: Paul McCartney, George Martin, produtor de grandes sucessos dos Beatles, e o próprio James Bond.

Para alguns fãs mais velhos, a canção continua sendo a melhor até hoje pelo peso histórico que ela possui. Quem somos nós para discordar?

The World Is Not Enough — Garbage

The World Is Not Enough tem uma composição focada na perspectiva da vilã de 007: O Mundo não é o Bastante, Elektra King.

We know when to kiss
Nós sabemos quando beijar
And we know when to kill
E nós sabemos quando matar
If we can’t have it all
Se não pudermos ter tudo
Then nobody will
Então ninguém terá

From Russia With Love — Matt Monro

From Russia With Love toca na abertura de Moscou Contra 007 apenas em uma versão instrumental. A voz de Matt Monro só é ouvida dentro da própria história, em uma cena na qual a canção toca no rádio. Criativo, né?

Skyfall — Adele

Skyfall incorpora muito de James Bond: misteriosa, tensa e explosiva em determinados momentos. A música também ganhou o Oscar de Melhor Canção Original em 2013 e é uma das mais populares da franquia.

License to Kill — Gladys Knight

License to Kill soa como uma homenagem aos temas clássicos de 007. É uma música com menos experimentações, por isso talvez não se destaque tanto, mas ainda assim tem seu peso nostálgico para os fãs da franquia.

Goldfinger — Shirley Bassey

Goldfinger foi a primeira das três composições feitas por Shirley Bassey para a trilha sonora da franquia 007. É uma das músicas mais icônicas até hoje e deu bons resultados, trazendo Bassey para novas colaborações no futuro.

A View To A Kill — Duran Duran 

A View To A Kill é uma forte concorrente ao 1° lugar de melhor música-tema da franquia 007. Tanto na composição quanto no clipe, são feitas diversas homenagens aos filmes, mas mantendo também a originalidade da banda.

We Have All the Time In The World — Louis Armstrong

We Have All the Time In The World não é uma das músicas de abertura de 007. É a canção do par romântico Bond e Tracy, mas ganhou tanta repercussão que acabou grudando na mente do público.

Tomorrow Never Dies — Sheryl Crow

Tomorrow Never Dies incorpora tudo que esperamos de uma boa música-tema de 007: vocais sensuais, fortes instrumentos de cordas e a entrada perfeita de sopros e metais. Não existe nada mais espião do que isso!

Diamonds Are Forever — Shirley Bassey

Com uma pegada mais agitada, Diamonds Are Forever marca a segunda composição de Shirley Bassey para a franquia. Foi lançada no filme 007: Os Diamantes São Eternos e combina com a temática de jóias e riqueza.

Thunderball — Tom Jones

Thunderball é uma música grandiosa, para dizer o mínimo. Na abertura, com os personagens submersos, a preparação para 007: Contra a Chantagem Atômica é ainda mais antecipada. O seu final é de arrepiar!

Another Way To Die — Alicia Keys (feat. Jack White) 

Another Way To Die é, até agora, o único dueto de uma música-tema na franquia. Com uma vibe roqueira, a canção faz referências diretas ao filme na letra:

Another gun thrown down in surrendered took away your fear
Uma outra arma jogada no chão em rendição levou embora seu medo
Hey, another man there, he stands right behind you looking in the mirror
Ei, um outro homem, ele está de pé bem atrás de você olhando no espelho

Filmes para amantes de música

Quando um filme tem uma boa trilha sonora, a experiência é completamente diferente. Você conseguiu perceber isso com as melhores trilhas sonoras dos filmes James Bond.

A gente embarca na história com mais profundidade e sente tudo o que os personagens querem passar. Estamos falando dos filmes que amantes da música não podem deixar de assistir!

filmes de música