Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 19.252

Deus e o Diabo

Caetano Veloso

A Dualidade Festiva em 'Deus e o Diabo' de Caetano Veloso

A música 'Deus e o Diabo' de Caetano Veloso é uma obra que explora a dualidade e a complexidade do carnaval brasileiro, um evento que é ao mesmo tempo sagrado e profano, divino e dionisíaco. A letra começa com uma abordagem direta, convidando todos, independentemente do medo, a se entregarem à celebração que 'chegou'. O carnaval é descrito como uma 'transação de pavor', sugerindo que há um custo emocional ou espiritual envolvido na entrega a essa festividade.

A referência ao carnaval como 'invenção do diabo' que 'Deus abençoou' ilustra a fusão de opostos que caracteriza a festa. O carnaval, com suas origens pagãs e sua adoção pela cultura cristã, é um espaço onde o sagrado e o profano se encontram e se misturam. Caetano menciona o Rio de Janeiro e a cidade de São Salvador, ambas conhecidas por seus carnavais exuberantes, como palcos dessa dualidade.

A música também aborda a desigualdade social, com a frase 'Quem pode, pode; Quem não pode vira bode', destacando a disparidade entre aqueles que podem aproveitar plenamente as festividades e aqueles que são marginalizados. A menção à 'Praça da Sé', um local conhecido em São Paulo, pode ser interpretada como um refúgio para aqueles que se sentem excluídos. Finalmente, a canção termina com uma celebração das 'cidades maravilhosas' do Brasil, reconhecendo a beleza e a vitalidade que o carnaval traz para o país.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Caetano Veloso. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Caetano Veloso e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção