Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 40.052

Tempo e Artista

Chico Buarque

A Arte e o Tempo: Uma Reflexão Poética de Chico Buarque

A canção "Tempo e Artista" de Chico Buarque é uma meditação lírica sobre a relação entre a arte, o artista e o tempo. Através de uma série de metáforas visuais e sonoras, Chico personifica o tempo como um artista que esculpe, pinta e atua sobre o próprio artista, que é ao mesmo tempo criador e criação.

No primeiro verso, o tempo é apresentado como a 'grande estrela' de um anfiteatro, sugerindo que, apesar de todas as performances e obras criadas pelo artista, é o tempo que desempenha o papel principal. O tempo é descrito como um escultor que molda o artista, deixando marcas de sua passagem, como rugas que são o contrapeso de um sorriso, simbolizando as experiências vividas.

A música também aborda a inevitável transformação física e vocal que o tempo impõe ao artista, onde o 'velho cantor' já não canta por si só, mas é o tempo que 'canta' através dele. A dança incessante do tempo, que não poupa nem o bailarino exausto, nem o ator trêmulo, é uma metáfora para a persistência e a continuidade da arte, apesar da transitoriedade dos artistas. O final da canção é uma celebração da arte como um meio de alcançar a imortalidade, onde o artista, através de um 'relance', pode tocar o infinito, mesmo estando sob o domínio do tempo.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Chico Buarque. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Chico Buarque e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500


Opções de seleção