Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 34.185

A Resistência e a Cultura Afro-Brasileira em 'Canto II'

A música 'Canto II', interpretada pela icônica Clementina de Jesus, é uma expressão profunda da cultura afro-brasileira e da resistência negra. A letra, embora breve e repetitiva, carrega em si a força dos cantos de trabalho e das canções de cunho religioso e social que marcaram a história dos escravizados no Brasil.

O 'muriquinho piquinino' mencionado na canção pode ser interpretado como uma referência a uma figura pequena e ágil, talvez uma criança ou um ser diminuto, que se movimenta com destreza. A 'quiçamba na cacunda' sugere uma carga ou um fardo, possivelmente simbolizando as dificuldades e o peso da opressão sofrida pelos negros escravizados. A menção ao 'quilombo do dumbá' remete aos espaços de refúgio e resistência dos escravizados, onde podiam viver livremente e preservar suas tradições culturais e religiosas.

O refrão 'chora, chora gongo' evoca a imagem do gongo, um instrumento de percussão africano, e pode ser visto como um chamado à memória dos ancestrais e à resistência cultural. O choro do gongo pode representar tanto a tristeza quanto a força e a resiliência do povo africano e seus descendentes no Brasil. A repetição e a melodia evocativa da música de Clementina de Jesus contribuem para a preservação e a valorização da herança cultural africana no país.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Canto Dos Escravos / Folclore. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Clementina de Jesus e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção