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Tradição e ancestralidade em "Canto XIV" de Clementina de Jesus

Em "Canto XIV", Clementina de Jesus destaca a força da tradição oral africana, fundamental para a cultura brasileira. A repetição de palavras e sons, como "Uanga" e "assomá", remete a cantos de trabalho, rituais e celebrações de origem africana, especialmente presentes em jongos e outros gêneros afro-brasileiros. Esses termos, de origem banta ou iorubá, não possuem tradução direta, mas evocam ancestralidade, resistência cultural e uma conexão espiritual profunda. Mesmo sem compreensão literal, o uso dessas palavras reforça o elo com as raízes africanas e cria uma atmosfera de mistério e respeito às tradições.

O lançamento do álbum de estreia de Clementina, já em idade avançada, reforça o caráter de resgate e valorização dessas raízes culturais. "Canto XIV" serve como ponte entre passado e presente, transmitindo pertencimento, respeito à memória coletiva e celebração da identidade negra. A simplicidade e a repetição da letra produzem um efeito hipnótico, típico dos cantos de roda e rituais, convidando o ouvinte a vivenciar uma experiência musical que ultrapassa o entendimento racional, tocando diretamente a emoção e a memória cultural.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


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