
Caxinguelê das crianças
Clementina de Jesus
Tradição e ancestralidade em “Caxinguelê das crianças”
Em “Caxinguelê das crianças”, Clementina de Jesus utiliza animais como o caxinguelê e o cachorro do mato para resgatar símbolos presentes no imaginário popular afro-brasileiro. Esses elementos não aparecem apenas como referências à fauna nacional, mas também como parte da tradição oral das comunidades negras, onde animais do mato são comuns em histórias, cantigas e brincadeiras infantis. Assim, a música reforça a ligação entre cultura, natureza e infância, mostrando como esses símbolos ajudam a manter vivas as raízes culturais.
O verso “Chamei minhas crianças, para vir me defender!” destaca a importância da união e da proteção coletiva, com as crianças representando tanto a continuidade das tradições quanto a força diante das dificuldades. A saudação “Saravá, Pai Oxalá!” traz o sincretismo religioso para a canção, reverenciando as divindades do candomblé e mostrando a fé como elemento central de resistência e identidade. Ao interpretar essa música, Clementina de Jesus valoriza a simplicidade e a alegria das manifestações populares, celebrando a ancestralidade e a espiritualidade afro-brasileira. Dessa forma, a canção se torna um símbolo de preservação cultural e de celebração da vida em comunidade.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



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